O turismo do Nordeste esteve em pauta durante a Destination Brazil Travel Mart, realizada nos dias 18 e 19 de maio, no Hotel Armação (foto), em Porto de Galinhas (PE). Participaram 179 buyers (operadores de turismo nacionais e internacionais) e 261 suppliers (fornecedores de meios de hospedagem, receptivo e demais serviços), além de 93 jornalistas e 831 participantes de 21 países. No total foram mais de 3,2 mil agendas nas rodadas de negócios. O evento foi realizado pela Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas e pelo Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau.
A Destination Brazil teve como foco estimular a venda dos destinos da região, aproveitando o momento propício para promoção no mercado internacional com a alta do dólar, bem como fortalecer a integração dos estados nordestinos em busca de ações conjuntas.
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou da solenidade de abertura ao lado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do presidente da CTI-NE e secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, do prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, do secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e do presidente da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas, Marcos Tiburtius.
A maior participação dos buyers nacionais foi de Pernambuco (32%), seguido da Bahia (15%), Rio de Janeiro (11%) e Ceará (10%). Do exterior, o país que mais participou foi a Argentina. Da Europa, foi a Itália. Outros países também marcaram presença como Canadá, França, Portugal, Rússia, Espanha, Estados Unidos e Uruguai.
A Bahia será o próximo Estado anfitrião da Destination Brazil Travel Mart, em 2017, que deverá acontecer entre os meses de abril e maio com local ainda a definir. Segundo o secretário de Turismo da Bahia e presidente da CTI-NE, Nelson Pelegrino, ainda está em análise o local do evento, que pode acontecer na capital Salvador ou no Litoral Norte em destinos como Praia do Forte ou Sauípe.