Na hora de determinar o destino de uma viagem, pontos turísticos, prédios e paisagens costumam ser características importantes. Já para os amantes da sétima arte é conhecer os lugares onde foram gravados as cenas mais marcantes de seus filmes preferidos.
Por isso, fãs de quadrinho, por exemplo, podem conhecer os cenários de Nova York, Estados Unidos, onde os “Vingadores” lutaram pela humanidade. Enquanto os mais românticos talvez prefiram experimentar o Café dês 2 Moulins de “O Fabuloso destino de Amélie Poulain”, em Paris, na França. Confira um Top 5 do Peixe Urbano com opções para todos os tipos de cinéfilos:
Foz do Iguaçu (Pantera Negra e Indiana Jones)
Primeiro filme de herói que ganhou o Oscar, “Pantera Negra” (2018), conta com lutas épicas e bastante representatividade da cultura africana. As Cataratas do Iguaçu aparecem em dois momentos: durante a reunião do conselho tribal e na proclamação de T’Challa, o Pantera Negra, como rei de Wakanda.
Dez anos antes, em 2008, foi lançado “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, último longa da saga do arqueólogo aventureiro vivido por Harrison Ford, também estrelado por Cate Blanchett e Shia LaBeouf. Tanto o Parque Nacional do Iguaçu quanto as Cataratas do lado argentino foram cenário para o clássico.
Quem lembra da cena clássica de um guarda-florestal descendo dentro de um barril? Em 2017, ela ganhou vida nas cataratas brasileiras em ‘Pica-Pau: o Filme’, um longa sobre um dos personagens mais marcantes das décadas de 80 e 90.
Rio de Janeiro (Velozes e Furiosos e Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1)
As ruas cariocas já foram paisagem de muitas produções: “Rio”, animação que conta a história da Arara-azul Blue pela cidade; “Tropa de Elite”, longa nacional que acompanha o capitão Nascimento, da força especial da Polícia Militar; e até alguns episódios da série policial “CSI: Miami”, são alguns exemplos.
No entanto, os dois longas mais famosos internacionalmente que tiveram passagens pelo município são: o quinto da saga de “Velozes e Furiosos”, conhecido por “Operação Rio”, e o penúltimo da saga “Crepúsculo”, “Amanhecer – Parte 1”. No primeiro, as avenidas são palco de várias cenas de perseguição. Já no segundo, as praias são cenário para a lua de mel de Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson).
Londres (Harry Potter – Oxford)
A capital britânica também abriga grandes nomes da sétima arte, como as várias versões de “Sherlock Holmes”, “Orgulho e Preconceito”, “Peter Pan”, “007” e muitos outros. Apesar de tantos clássicos, os locais mais buscados são relacionados a franquia Harry Potter. A trama do bruxinho leva fãs de todo o mundo à cidade, em busca de pontos como o London King’s Cross, onde fica a “Plataforma 9 ¾”.
Enquanto que, o município de Oxford, distante a cerca de 1h40 de Londres, é onde fica a faculdade de Christchurch. Lá, foram gravadas várias cenas de Hogwarts, a famosa escola para bruxos da saga de J. K. Rolling.
Paris (O Fabuloso destino de Amélie Poulain e Moulin Rouge)
Não é surpresa que a maioria dos filmes ambientados na Cidade da Luz são românticos. “Meia Noite em Paris”, “Paris, Te amo” e “O Corcunda de Notre Dame” são alguns deles. Em “O Fabuloso destino de Amélie Poulain”, a protagonista frequenta a cafeteria Café dês 2 Moulins, que se tornou um importante ponto turístico do bairro Montmartre.
Aliás, outra atração bastante conhecida na capital francesa é o próprio cabaré Moulin Rouge, palco e inspiração do musical que leva o mesmo nome. Localizado em Boulevard de Clichy, ao sul da Butte Montmartre, nos limites do bairro de Pigale. A região é famosa por ter noites agitadas.
Nova York (Filmes da Marvel e tantos outros!)
Inegavelmente, a cidade é uma das mais conhecidas no cinema e é palco de amores a desastres há décadas e mais recentemente é onde aconteceram boa parte dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel. Os exemplos mais marcantes são a fictícia Torre Stark, que fica em Manhattan, e o bairro Queens, que é protegido pelo Homem Aranha. A invasão de Loki e o exército alienígena do primeiro “Vingadores” destroem uma boa parte do município, para onde eles voltam no último filme “Vingadores: Ultimato”.
Por fim, vale dizer que, alguns fãs da Marvel facilitaram a vida de quem quer ver de perto os locais descritos nas HQs. O Atlas Project usa a base do Google Maps, criando um mapa que indica onde fica cada um dos endereços mais importantes dos quadrinhos pelo mundo inteiro, principalmente na cidade de Nova York. 🙂