Ícone do site Travelpedia

Destinos de ski na América do Sul para aproveitar em junho

Depois de um ano de operações suspensas em meio ao contexto de pandemia da Covid-19, os complexos de ski na América do Sul confirmam temporada em 2021. Mas, claro, apoiados em protocolos de saúde e higiene, para que os visitantes possam retornar para desfrutar de suas férias na neve.

Trata-se de um dos momentos mais esperados do turismo na região, quando Argentina e Chile preparam suas pistas e meios de elevação para proporcionar aos entusiastas dos esportes de inverno o melhor em estrutura e lazer. Aqui selecionamos cinco destinos de ski do continente sul-americano que já confirmam data de reabertura:

ARGENTINA

1 – Cerro Castor, Ushuaia
Abertura prevista para junho

Um dos mais conhecidos centros de ski da Argentina, a 26 quilômetros da cidade de Ushuaia, na província da Terra do Fogo (3h30 de voo, a partir de Buenos Aires), traz 34 pistas de diferentes níveis e 12 meios de elevação.

© Arakur

Em 2019, o Cerro Castor completou 20 anos de funcionamento, e sua abertura é geralmente marcada pelo evento chamado de “a descida das tochas”, que acontece em meados de junho quando a neve já se encontra em abundância para a abertura.

Em parceria com o Arakur Ushuaia Resort & SPA, todos os anos na base do complexo acontece o après-ski, com DJs, música e muita animação – neste 2021 será tudo dentro dos protocolos, claro.

2 – Cerro Chapelco
Abertura prevista para 19 de junho

Localizado a 1.980 metros acima do nível do mar e a 20 quilômetros da cidade de San Martin (2h15 de voo via Buenos Aires), conta com 22 pistas com vários níveis de dificuldade, ao longo de 5,3 quilômetros de percursos servidos por 11 meios de elevação. Para os experientes, as rotas fora de pista oferecem powder snow (neve seca) de ótima qualidade e vistas impressionantes do vulcão Lanín.

CHILE

3 – Valle Nevado
Abertura prevista para final de junho
© Pixabay

Na Cordilheira dos Andes, inaugurado em 1980 e de estrutura inspirada nas tradicionais estações de ski da França, as pistas chegam a 3.670 metros. Está cerca de 2h de carro do Aeroporto Internacional de Santiago.

4 – Chillán
Abertura prevista para final de junho

Estende-se ao Sul do país pelos seus três vulcões (Nuevo, Viejo e Nevados), bem próximo à fronteira do Chile com a Argentina. Além desta localização e paisagem exóticas, o destino conta com as famosas águas termais e um território esquiável com a pista mais longa da América Latina, a “Tres Marías”, com 13 quilômetros de extensão. Está a cerca de 170 quilômetros do Aeroporto de Conceição (1h30 de voo desde Santiago).

5 – Portillo
Abertura prevista para 16 de junho
© Pixabay

Localizada a aproximadamente 2h de Santiago, capital do Chile, a estação de ski Portillo oferece uma estrutura completa a pouco mais de 450 hóspedes por semana. São 35 pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders, 14 meios de elevação e uma ampla área fora de pista.

O complexo também contempla um hotel com 123 apartamentos, os lodges Octagon e Inca e cinco chalés. Além de piscina, jacuzzi, restaurantes, bar, discoteca, fitness center, sala de ioga e alongamento, ginásio com quadra poliesportiva, salão de beleza, sala de massagem, sauna, sala de internet, cinema, salão de jogos, escola de ski e snowboard, clínica médica e serviço de aluguel e guarda de equipamentos.

Foto do destaque: Cerro Castor
Sair da versão mobile