É cada vez mais comum para brasileiros alugar carro nas viagens a lazer e a trabalho, tanto no Brasil quanto no exterior. Viajar com carro torna o passeio sempre mais confortável, mais personalizado e muito mais divertido. Mas é preciso tomar alguns cuidados para garantir que tudo corra bem com a locação, seja no Brasil ou no exterior. Consultamos Oskar Kedor, diretor da Mobility, empresa especializada em locação de carros no Brasil e no exterior, que elencou dez dicas básicas para quem está de malas prontas e vai alugar um carro. Confira:
1 – Antes de alugar, avalie a necessidade e o roteiro da viagem, isso vai ajudar a definir o tipo de carro mais adequado. Pense quantas pessoas vão viajar, se as distâncias são longas, o tamanho das malas de cada passageiro e se a viagem inclui compras ou não. Em caso de roteiros que incluem mais de um país e devolução em uma cidade diferente da usada para retirada, há variação de custo e restrição de modelos de carros em certos países. Informe-se para não ser surpreendido.
2 – No ato da reserva, confira a diferença de preço entre uma categoria e outra superior. Muitas vezes, por um valor bem pequeno dá para trocar um carro com motor 1.0 por outro 1.6 se for no Brasil. No exterior, também comparar as categorias pode render boas escolhas, mais conforto e espaço mediante uma pequena diferença de preço.
3 – Veja se vai precisar de cadeiras para crianças ou acessórios como pneus para rodar na neve, rack para transportar esquis entre outros, e solicite no ato da reserva. Em vários países, a legislação é severa e nem vai conseguir retirar o carro se não estiver com os acessórios corretos.
4 – Confira as formas de pagamento, opções de parcelamento e compare preços totais. Tarifas de locação de carro incluem coberturas obrigatórias. Pagamentos no Brasil não incluem o IOF cobrado nas transações feitas com cartão de crédito no exterior, por isso são a melhor opção.
5 – Prefira os carros com Wi-Fi para poder usar o GPS do celular e ainda se comunicar com outras pessoas através do WhatsApp. O custo compensa a comodidade.
6 – Fique atento ao funcionamento do sistema de pedágio do país onde vai rodar de carro e à forma de cobrança adotada pela locadora para evitar surpresas no cartão de crédito. No Brasil, quem tem Sem Parar pode usar o mesmo número no carro alugado e efetuar os débitos.
7 – Limite do cartão – mesmo que a locação já tenha sido paga antecipadamente ou o cliente prefira pagar em dinheiro na devolução, vai precisar de um cartão de crédito para garantir o aluguel. O cartão deve ser internacional se for fora do Brasil. Se não tiver limite disponível, não vai conseguir retirar o carro. No Brasil, é bom ficar atento à negativação do nome, em caso de protestos a locação também não será liberada.
8 – Na retirada do carro, confira se o veículo entregue pertence à categoria reservada e, caso ofereçam upgrade, certifique-se do valor a mais a ser cobrado e avalie se vale realmente a pena.
9 – Ao receber as chaves, reserve alguns minutos para verificar o estado do carro, eventuais amassados ou arranhões já existentes. Documente tudo para não ser responsabilizado por eventuais danos.
10 – Antes de devolver o veículo, encha o tanque. O valor do combustível cobrado pela locadora é bem mais alto do que o do posto.