Ícone do site Travelpedia

Dia Internacional do Museu: conheça 10 museus icônicos dos EUA

Em homenagem ao Dia Internacional do Museu, celebrado hoje, dia 18 de maio, apresentamos uma lista de visitas virtuais a alguns museus icônicos dos Estados Unidos. Então, que tal aproveitar esse momento de isolamento social motivado pela pandemia do novo coronavírus para curtir esses tours virtuais?

Solomon R. Guggenheim – Nova York
Foto: Pixabay

Inegavelmente a arquitetura do prédio do Guggenheim, projetada por Frank Lloyd Wright, é bastante impressionante. Entretanto ele é muito mais que um edifício arrojado. Vale uma visita e você pode apreciar a arte da sua casa. O museu disponibiliza algumas de suas coleções e exposições on-line para pessoas que querem ter uma amostra do que ele tem a oferecer. Por exemplo, obras de Franz Marc, Piet Mondrian, Pablo Picasso e Jeff Koons. Assim, no site do museu está disponível a história da construção do edifício, as explicações por trás de suas obras-primas, bem como vê-la através de um tour virtual.

Museum of Fine Arts – Boston e Houston
Foto: Pixabay

O Museu de Belas Artes de Boston é um dos museus de arte mais abrangentes do mundo. Sem dúvida, sua coleção exemplifica a amplitude, a riqueza e a diversidade da expressão artística, desde os tempos pré-históricos até os dias atuais.

Seu acerve inclui pinturas de renome mundial de Rembrandt, Van Gogh, Gauguin e Cassatt, bem como o melhor grupo de Monets fora de Paris. e uma das mais ricas coleções de gravuras e desenhos do mundo.  Elas dividem espaço com múmias, esculturas, cerâmicas e ouro do antigo Egito, Grécia, Oriente e Império Romano. além disso, há ainda, obras-primas da arte africana e oceânica dos séculos 16 ao 20.

No final de abril, o museu lançou a nova exposição “Monet and Boston: Last impression”. É, sem dúvida, um passeio virtual recomendado para fazer com crianças e familiares.

The Art Institute of Chicago – Chicago
Foto: Pixabay

Explore virtualmente milhares de obras de arte na ampla coleção do museu com artistas de todos os cantos do mundo, bem como livros, escritos, materiais de referência e outros recursos. Enfim, as obras-primas do museu incluem uma das peças mais famosas de Van Gogh, The Bedroom (1889); The Water Lilies, de Claude Monet (1906), bem como muitas outras obras clássicas e históricas de Pablo Picasso, Henri Matisse, Diego Rivera, Pierre Auguste Renoir, Francis Bacon, Salvador Dali e Andy Warhol.

NASA Tours – Virginia, Ohio e Texas
Foto: Pixabay

A NASA oferece passeios virtuais – Langley Research Center e Glenn Research Center – gratuitos em programas de tripulação comercial, voos, visitas à estratosfera, missões e excursões. O Space Center Houston também possui um aplicativo que fornece passeios virtuais, experiências de realidade aumentada, bem como vídeos e histórias em áudio sobre exploração espacial.

National Gallery of Art – Washington DC
Foto: Roberto Maia

Fundada em 1937, a National Gallery of Art oferece tours em vídeo das exposições atuais. Também analisa detalhadamente os destaques da coleção, oferece gravações em áudio e vídeo de palestras de artistas e curadores e muito mais. Desse modo, o tour virtual inclui as exposições “Degas at the Opera and Raphael and his Circle”, bem como mais de 150 mil esculturas, artes decorativas, gravuras, desenhos, fotografias e pinturas da coleção permanente.

Smithsonian National Museum Of Natural History – Washington DC
Foto: Roberto Maia

O Museu Nacional de História Natural é um dos museus mais visitados do mundo e está promovendo um tour por seus maravilhosos tesouros. Os espectadores são recebidos com uma abrangente excursão, sala a sala, em 360 graus, de todas as exposições, incluindo o “Hall of Mammals”, “Insect Zoo” e “Dinosaurs and Hall of Paleo”.

The National Women’s History Museum – Alexandria (Virginia)
Foto: Reprodução

A missão do National Women’s History Museum é educar, inspirar, capacitar e moldar o futuro, integrando história e cultura distintivas das mulheres nos EUA. Parte dessa missão é entregue por meio de exposições online de renomada curadoria, com histórias orais da cultura política feminina, da Segunda Guerra Mundial, das mulheres da Nasa, das mulheres nas Olimpíadas e muitas outras personalidades femininas.

The National Museum Of The United States Air Force – Dayton (Ohio)
Foto: Pixabay

O National Museum of the United States Air Force é o museu oficial da Força Aérea dos Estados Unidos. Abriga uma grande variedade de armas e aeronaves militares, incluindo os aviões presidenciais de Franklin D. Roosevelt, Harry Truman, Dwight D. Eisenhower, John F. Kennedy e Richard Nixon. O museu também oferece passeios virtuais que permitem vislumbrar objetos como aeronaves desativadas da Segunda Guerra Mundial, do Vietnã e da Guerra da Coreia.

Getty Museum – Los Angeles (Califórnia)
Foto: Pixabay

Getty é uma organização global de artes comprometida com a exposição, conservação e compreensão do patrimônio artístico e cultural do mundo. Trabalhando em colaboração com parceiros internacionais, a Getty Foundation, o Getty Conservation Institute, o Getty Museum e o Getty Research Institute se dedicam ao maior entendimento das relações entre as muitas culturas do mundo.

Os programas J. Paul Getty Trust e Getty, com sede em Los Angeles, compartilham arte, conhecimento e recursos on-line no site Getty.edu. O museu conta com dois passeios virtuais, incluindo “Coma, beba e seja alegre” e o processo criativo de Michelangelo revelado por seus desenhos.

Detroit Institute of Arts – Detroit (Michigan)
Foto: Pixabay

Ícone da arte mexicana, Frida Kahlo é o ponto focal de duas das quatro exposições on-line disponíveis. O Detroit Institute of Arts (DIA) vem sendo um destaque de cultura para a área de Detroit há mais de um século. Fundada em 1885, a coleção do museu está entre as seis principais nos EUA, compreendendo uma pesquisa multicultural e multinacional da criatividade humana desde a pré-história até o século 21.

A fundação foi lançada por William Valentiner, um estudioso e historiador de arte de Berlim, que, juntamente com o apoio de clientes generosos, permitiram-lhe adquirir muitas obras importantes que estabeleceram o quadro das coleções atuais. Entre as aquisições notáveis durante seu mandato como diretor do museu, estão o ciclo de afrescos da indústria de Detroit, do artista mexicano Diego Rivera, que o próprio artista considerou como seu trabalho de maior sucesso, e o auto-retrato de Vincent van Gogh, a primeira pintura do artista a entrar em uma coleção de museus nos EUA.

Informações: VisiteOsUSA.br

Foto do destaque: Pixabay
MATÉRIAS RELACIONADAS
Ilhas Cayman oferecem tour virtual em seu Museu e Galeria Nacional
Conheça o Rijksmuseum de Amsterdã sem sair de casa
10 tours virtuais para fazer na quarentena!
Museu virtual reúne obras do pintor Rafael

 

Sair da versão mobile