Ícone do site Travelpedia

Dia Mundial do Café: confira 7 curiosidades

Hoje, dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial do Café, uma das maiores paixões do brasileiro, é perfeito para qualquer momento, seja para acordar, esquentar ou até mesmo para chamar alguém querido para conversar. Pensando nesta data tão especial, o barista Bruno Chagas, do Octavio Café, conta algumas curiosidades sobre essa bebida tão apreciada pelos brasileiros. Confira, quem sabe se deliciando com um saboroso cafezinho. 😉

“São infinitas curiosidades já disponíveis sobre o café mas ainda há muita coisa sobre o assunto para ser explorado. O mundo do café é surpreendente para quem se interessa por conhecimento, sabores e experiências, principalmente para quem descobre os cafés Especiais, cada um com sua nota e particularidade. Não tem como não se apaixonar!” comenta o barista do Octavio Café, Bruno Chagas.

1. Diversas formas de preparo

Você sabia que cada lugar do mundo o café é servido de uma forma diferente? No Japão, por exemplo, consome-se gelado. No Oriente Médio, ele é acompanhado de cardamomo e especiarias. Na África, o diferencial é que ele vem com manteiga e sal. Já na França, ele é misturado com chicória. Na Itália, pode ter tiras de limão. No que diz respeito ao Brasil, somos o país que mais consome café coado e o pingado, que se tornaram duas grandes paixões nacionais.

2. Café faz bem para o coração

O grão do café é rico em polifenóis, que são compostos antioxidantes classificados como “amigos do peito”. É por meio do café que a maioria dos brasileiros consome esses nutrientes. De acordo com uma estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Café, cada um de nós consome nada menos do que 81 litros da bebida por ano.

3. Produção e consumo

O imenso território brasileiro contribui não só para uma cultura diversa, mas também para uma imensa diversificação de tipos de café, criando uma enorme gama de cores e sabores. Toda essa diversidade nos tornou grandes apreciadores, e principalmente, consumidores de café, nos colocando em segundo lugar no ranking mundial de consumo dessa bebida maravilhosa.

4. Descoberta

Diz a lenda que por volta de 575, um pastor do Iemên, depois de ingerir a planta do café, ficou agitado e sentiu suas orelhas ficarem “mais espertas”.

5. Consumo do grão

Hoje em dia há diversos métodos para preparar o famoso cafezinho, porém, no início do seu consumo, as pessoas comiam o grão sem nenhum tratamento, que não proporcionava um gosto tão agradável mas, por ser menos manipulado, ele proporcionava mais energia e possuía mais cafeína.

6. O café no Brasil

A cultura cafeeira no Brasil teve início no ano de 1727. A planta veio direto da Guiana Francesa para o Pará.

7. Segunda bebida mais consumida

Tirando a água, o café é a bebida mais consumida no Brasil. E esse número não para de aumentar. A bebida ganha cada vez mais espaço no país e no resto do mundo. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Industria de Café (ABIC) mostrou que o consumo do grão cresce cada vez mais e o famoso cafezinho está cada vez mais presente no cotidiano do brasileiro.

Foto: divulgação
Sair da versão mobile