A região norte da Bélgica, conhecida com Flandres, é sempre uma festa, mas durante a estação mais quente do ano traz um calendário ainda mais completo de atividades para aproveitar o ar livre e o clima agradável da temporada. Além do internacionalmente conhecido Tomorrowland, outros festivais de música, artes, gastronomia e, claro, cerveja, tomam conta das principais cidade, entre as quais Bruxelas, Ghent, Antuérpia e Leuven. Confira algumas das principais atividades e atrações de verão em Flandres:
Dia da Bélgica – Hoje, dia 21 de julho, o país está em festa para comemorar o Dia Nacional da Bélgica. As comemorações mais famosas se concentram na capital Bruxelas. A principal atração gastronômica é o saboroso prato típico de mexilhões com fritas durante o Resto National, na Place du Jeu de Balle, enquanto os visitantes curtem e dançam músicas populares belgas na praça. Na Place des Palais, ocorre a tradicional parada militar com a presença da família real e às 23h, o céu será tomado por um espetáculo de fogos de artifício.
Tapete de flores – Outro grande evento de Bruxelas neste verão é o tradicional tapete de flores. Comemorando seu 20º aniversário, o evento bienal ocorre de 12 a 15 de agosto e levará o tapete de 1,8 mil m² de begônias à Grand Place. A edição terá inspiração japonesa em homenagem aos 150 anos de amizade entre a Bélgica e o Japão.
Festivais de música
Fazendo jus à fama de maior festival do mundo, o Tomorrowland terá três dias de festas, performances, instalações artísticas e muitas outras atrações – além, é claro, de música eletrônica. Amanhã (22) e domingo (24), a batida fica por conta de alguns dos maiores DJs do mundo: Deadmau5, Eric Prydz, Tiësto, Axwell & Ingrosso, Dimitri Vegas & Like Mike e Martin Garrix, entre outros. Desde sua criação, em 2005, o festival ocorre em Boom, que fica a cerca de 35 minutos de Bruxelas.
Outro evento que leva os maiores nomes da música à Bélgica é o Pukkelpop, de 17 a 20 de agosto. Nesta edição participarão Rihanna, LCD Soundsystem, The Chemical Brothers e The Lumineers, entre outros. O evento de música alternativa que ocorre anualmente em Hasselt, a uma hora de Bruxelas, é reconhecido internacionalmente como ditador de tendências entre os grandes festivais de música.
Festivais variados
Até domingo (24), a cidade de Ghent fica ainda mais agitada com as celebrações do Ghent Festivities. Após mais de 160 anos de existência, o evento se tornou um dos melhores festivais da Europa. A cidade recebe diversas performances gratuitas de artistas nacionais e internacionais. São apresentações de música, teatro de rua, exibições, animações, feiras, paradas e muito mais.
O destino encerrará o verão também em festa com o Ghent Flanders Festival, que ocorre de 13 a 27 de setembro. Atraindo mais de 55 mil visitantes anualmente, o festival se tornou um dos mais comentados na cena musical devido a eventos como “Avanti!” (um tour de bicicleta musical), baile de máscaras venezianas, “KidsOde-Gand” e “OdeGand” (evento de abertura). O sucesso do festival se dá em grande parte à mistura única de diversidade e criatividade.
Em 7 e 8 de agosto, a gastronomia é o foco de Leuven, a 30 minutos de Bruxelas. O centro da cidade se torna um verdadeiro playground para os bon vivants durante o festival Hapje-Tapje. Um mercado culinário oferecerá degustação de deliciosas criações de restaurantes renomados por preços a 4 euros ou menos. Há, ainda, degustação de cerveja e entretenimento ao vivo.
Os apreciadores de cerveja poderão aproveitar também o Belgian Beer Weekend, em Bruxelas, de 2 a 4 de setembro. O evento celebra a tradição de cerveja da Bélgica e de Bruxelas em grande estilo: cervejas amarelas, brancas, âmbares, frutadas ou fortes. Todas as cervejas feitas a partir de lúpulo estarão disponíveis durante todo o fim de semana no Grote Markt e nas ruas ao redor da Bolsa de Valores de Bruxelas.
Restaurantes e bares pop-up
O verão traz com ele diversos restaurantes e bares que abrem apenas para a temporada. Um dos maiores hotspots neste período é o Bocadero, em Antuérpia. Conhecido como “Saint-Tropez de Flandres”, o local conta com quatro restaurantes, bar, loja e à noite se torna um beach club, perfeito para aproveitar um coquetel e ver o pôr-do-sol na praia improvisada às margens do Rio Escalda.
Para quem prefere a grama, o Jardim Antwerp combina food trucks e DJs em um espaço único de encontro e lazer. Já os fãs de rooftops podem curtir o Skybar no Lindner Hotel & City Lounge. Em seu quinto ano, o autodenominado “pop-up Monkey Bar” proporciona uma vista incrível de Antuérpia, acompanhada de gastronomia de primeira e excelentes drinques.
Até 30 de setembro, quem estiver em Bruxelas pode aproveitar o Rooftop 58, um descolado restaurante pop-up no rooftop de um estacionamento no centro da cidade. O local é comandado por Sang Hoon Degeimbre, nomeado chef do ano pela publicação especializada Gault&Millau.
Já quem curte arte pode acrescentar coquetéis a uma visita ao Museu M, em Leuven, com uma passada no rooftop para conferir o Bar A Muze. Além da vista impressionante e um saboroso menu, o bar pop-up conta com apresentações musicais e de comédia e, aos fins de semana, um DJ para animar a temporada.
Informações: visitflanders.com
Fotos: MartiMax/Tomorrowland/Divulgação/Ghent -Tomas Kubes (destaque)