Ícone do site Travelpedia

Como tornar seu inverno melhor!

Oi pessoal, tudo bem? O inverno aqui no Canadá não só chegou, como trouxe sensações térmicas de 35 graus NEGATIVOS (!) e tempestade de neve. Como sempre recebo mensagens no meu Instagram (@mundodagibr) pedindo dicas de como se acostumar e tornar o inverno melhor, eu vim fazer um post sobre isso. Ah! Estas dicas valem para qualquer continente, é só adaptá-las, claro. 😉

Alimentação saudável – Parece clichê, mas é verdade. Se alimentar bem e corretamente é muito importante o ano todo, mas no inverno é essencial por várias razões. No frio, o corpo gasta mais calorias para se manter aquecido, ou seja, se você comer alimentos que não possuem bons nutrientes, acaba comendo por comer e os quilinhos extras surgem. Além disso, precisamos manter o equilíbrio nos macros e micro nutrientes para obter energia suficiente para o corpo. E, claro, mesmo sem vontade, por conta das baixas temperaturas, beba água!

Outra dica é fazer mercado semanalmente ou de 15 em 15 dias para comprar produtos frescos e sazonais. Lógico que sempre há alimentos que podemos congelar para ter um estoque, como carnes, polpas de frutas, pães… Mas comprar produtos frescos não só é uma atividade para sair de casa, mas também uma maneira de adquirir hábitos saudáveis. Uma boa pedida é pesquisar novas receitas e se aventurar na cozinha, criando uma rotina diferente.

Esportes e Atividades – É muitíssimo importante praticar esportes no inverno, pois isso é uma questão acima de tudo mental, além do físico. Faz bem para a cabeça liberar bons hormônios e criar motivação para continuar o dia de maneira positiva. Encontre uma atividade que te dê prazer em fazer durante o inverno.

Por exemplo, em Montreal há redes de academias, como Éconofitness e Énergie Cardio, que permitem você utilizar qualquer unidade, na cidade toda. Ou seja, você pode ir perto da sua casa ou perto do trabalho, tornando a rotina ainda mais fácil. Se você não curte academia, que tal tentar Hot Yoga? A Modo Yoga oferece aulas de yoga sob condições quentes e úmidas, levando a uma transpiração profusa. A empresa possui três unidades dentro de Montreal e duas fora da ilha. E o mais legal: não há necessidade de subscrição, pois você paga por aula e direto no site.

Na mesma pegada de pagar por aula, o Spin Énergie e a B.Cycle são duas academias especializadas em spinning. Você reserva a sua bike online, paga e vai! Se você curte lutas, há diversas escolas de Judô, Muay Thai e Jiu-Jitsu, inclusive duas unidades brasileiras da Gracie Barra. Para os amantes do Crossfit, Montreal possui muitos boxes pela cidade. Para quem ama pilates, há a Revitalise Beauté & Santé, um espaço bem gostoso e coordenado por brasileiras. Além disso, há natação, estúdios de dança, aulas em grupo… Uma infinidade de opções!

E ao ar livre? No inverno, andar ou correr nas ruas é algo um pouco mais complicado, mas ainda sim possível, quando não há muita neve ou gelo nas ruas. Mas… Há outras possibilidades. O esporte mais popular do inverno sem dúvidas é o esqui e snowboard. Ao redor de Montreal, há muitas montanhas que oferecem diversos tipos de pista, equipamentos e aulas. Pesquise a mais próxima de você.

“Mas eu não levo jeito para deslizar na neve.” Sem problemas! Tem o Glissade, que apesar de ser mais uma atividade do que um esporte, ele cansa bastante! Você pega uma boia, sobe um monte e desce deslizando na neve. E não é só pra criança não… Há pistas bem radicais! Já a companhia Kanyon Plein Air, por exemplo, propõe atividades como escalada na neve, patinação e hiking. Você pode ver a programação deles no site.

Concluindo: sobram opções! O que você procurar, com certeza você encontra. 🙂

Sair da rotina – No inverno, a gente acaba ficando mais em casa e a rotina se torna algo repetitivo. Não é porque está frio que você não pode aproveitar de outras maneiras. Que tal ir ao cinema? Há cartões de bancos que dão descontões em ingressos! E provar um restaurante novo por semana/mês? Montreal é uma das cidades mais gastronômicas da América do Norte, então vale a pena ir experimentar diferentes lugares.

Quer algo mais relax? A cidade e seus arredores possuem SPAs maravilhosos, cheios de promoção e descontos. Passar um sábado relaxando em águas quentes é uma ótima ideia! Para a família toda, o doggy slide é uma opção divertida. Há muitos pontos ao redor de Montreal que oferecem a atividade, de maneira segura e sem maus tratos aos cachorros. Se a opção for ficar em casa, que tal tentar receitas novas na cozinha? Comprar jogos diferentes de tabuleiro e aproveitar para treinar a língua estrangeira? Chamar os amigos para jogar baralho ou cantar no karaokê? A criatividade é muito importante para sair da rotina e fazer algo diferente. Abuse e use!

Vitaminas – No inverno é comum buscar por uma suplementação extra, mas é preciso atenção às necessidades pessoais de cada um. O ideal é sempre fazer exames médicos antes de sair comprando qualquer coisa na farmácia. Também é válido lembrar que todas as vitaminas podem ser encontradas em alimentos, portanto, com uma dieta balanceada, a suplementação, muitas vezes, se torna dispensável.

Se você se sente cansado, com falta de energia, com dores musculares constantes, com a memória falha… Uma boa é procurar vitaminas que supram a sua necessidade durante o inverno. Em qualquer farmácia você pode encontrar uma variedade enorme de marcas e quantidades por cápsulas.

Gostar de onde mora – Não importa se o apartamento é comprado ou alugado, se os móveis são novos ou usados, a gente tem que gostar de onde mora, já que durante a estação mais fria do ano acabamos ficando muito mais no nosso ninho. Portanto, nosso lar precisa ser o nosso refúgio. Precisamos estar felizes e transformar a nossa casa em algo agradável, seja com uma flor, travesseiros e cobertores confortáveis… Invista em uma casa que não seja apenas uma casa, mas um lar.

Roupas – É uma dúvida bem grande quando se chega ao Canadá. Vale a pena comprar roupas caras? Onde encontrar preços bons? Tem outlet? A minha recomendação é investir em bons casacos – que não são necessariamente caros. Marcas como Point Zero, North Face e Nike costumam ter um preço acessível e entregam bons produtos!

Com um bom casaco, você abre o leque de possibilidades para curtir festivais ao ar livre, viajar, sair à noite… Se você estiver com um casaco de má qualidade, vai acabar deixando de se divertir por conta disso. Enxergue essa compra como um investimento, pois raramente você usará outro traje durante pelo menos  três meses!

É importante dizer que vale muito mais a pena deixar para comprar aqui do que no Brasil, pois a qualidade é bem melhor, inclusive de malhas e segundas-peles. E não esqueça: boas luvas e botas de inverno também não essenciais!

É isso! Espero que tenha ajudado com as dicas!

See you soon!

Bisous,

Gi

Fotos: Pixabay
Sair da versão mobile