Ícone do site Travelpedia

Dicas de fotografia que todo fotógrafo de viagens amador deve saber

Quando você sai de férias, muito provavelmente, quer tirar as melhores fotos possíveis para poder olhar para trás e lembrar tudo sobre os momentos mais especiais da viagem: as vistas, as emoções, a atmosfera. Uma boa fotografia pode trazer de volta todas essas lembranças.

Você já deve ter feito alguma viagem incrível no passado e, ao olhar para as fotos hoje em dia, deve ter pensado que gostaria de saber mais sobre fotografia naquela época para poder ter tirado fotos melhores, não?

Pois é chegada a hora de corrigir isso e aprender algumas dicas básicas de fotografia de viagem para que, de hoje em diante, suas fotos representem toda a beleza dos lugares visitados.

Primeiro de tudo, conheça sua câmera

Não importa a marca nem o modelo (e muito menos o preço) da sua câmera. O que vai definir a qualidade das suas fotos é o controle que você tem das funções do seu equipamento. A maioria das câmeras fotográficas digitais de hoje em dia oferecem as funções necessárias para boas fotos. O segredo está em como utilizá-las para ter um resultado mágico. Antes da viagem, leia o manual, entenda cada função e como você pode usar isso a seu favor. Familiarizar-se com o seu novo equipamento antes da viagem também vai te ajudar a economizar valiosas horas de férias.

Acorde cedo

A melhor luz para capturar a maioria dos locais ou pessoas é na hora de ouro – a conhecida golden hour -, uma hora após o nascer do sol e uma hora antes do pôr do sol. Nesses horários a luz incide de uma maneira muito especial e isso se reflete nos resultados das fotos. Então, se você quiser fotos lindas e se quiser fugir da multidão de turistas, levante cedo e chegue antes da luz e das pessoas.

Faça seu dever de casa

Não deixe que o destino decida a qualidade das suas fotos. Faça uma pesquisa prévia para poder descobrir o máximo de coisas que puder sobre o seu próximo destino. Uma dica valiosa é se informar de que lado o sol nasce e se põe na cidade ou local e programar suas fotos de acordo com isso. Assim, você evita programar uma foto pela manhã em um lugar que não recebe luz direta a essa hora, por exemplo.

Alojamento perfeito

Seu hotel ou apartamento também podem ser um excelente ponto para fotos. Escolha um local que que ofereça novas perspectivas e pontos de vistas da cidade.

Misture-se

Se você gosta de fazer retratos de locais, se perca entre eles e seja sempre simpático. Aprenda a cumprimentar as pessoas no idioma local e veja como isso muda completamente a maneira com a qual você será recebido. Por último, sempre mostre o resultado das fotos às pessoas fotografadas. Afinal, todos nós gostamos de nos ver diante das câmeras.

Inspire-se

Procure na internet fotos do seu destino e conheça o trabalho de fotógrafos de viagens profissionais. Isso lhe dará referências para suas futuras fotos e te ajudará a ver o mundo com os olhos de um profissional.

Paciência é tudo

A fotografia nada mais é do que tentar captar a essência de um lugar ou de uma pessoa. Não só a parte visível mas também o que está por trás. E isso às vezes leva tempo. Tente se desconectar do resto e abra os olhos para a oportunidade perfeita. Como está o céu? Ele vai melhorar ou piorar em cinco minutos. Qual a energia das pessoas a redor? A paciência para procurar pelo momento ideal é o segredo da boa fotografia. Um segundo pode mudar tudo e estar atento para captar essa oportunidade pode lhe trazer a foto da sua vida.

Foto: Unsplash.com
Sair da versão mobile