Em outubro de 2009, na Dinamarca, o Rio de Janeiro, foi escolhido como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Sete anos depois, a Cidade Maravilhosa cede espaço para a Dinamarca erguer um pavilhão de 300 metros quadrados em plena faixa de areia da Praia de Ipanema. Oficialmente batizado de “Coração da Dinamarca” o pavilhão dinamarquês será uma das poucas casas olímpicas abertas ao público. Devido à sua localização, deve se tornar um dos principais pontos de celebração durante a Olimpíada.
Uma grande programação – que inclui shows, exposições e palestras – está sendo desenvolvida pelo Órgão Nacional de Turismo da Dinamarca – VisitDenmark -, em parceria com o Danish Architecture Center, instituto encarregado pela curadoria do espaço. Além do clima festivo, também apresentará uma mostra da cultura e do jeito de viver do dinamarquês, considerado o povo mais feliz do mundo. O conceito por trás de toda a programação é estimular o público a dividir experiências. Atividades em áreas como meio-ambiente, mobilidade urbana, moda e design vão mostrar aos visitantes setores onde a Dinamarca tem destaque internacional. Além da imponente estrutura do pavilhão será instalado no local um parque infantil da empresa dinamarquesa de brinquedos Lego.
Oscar Niemeyer como inspiração
A estrutura do pavilhão é composta por quatro perfis metálicos, revestidos por uma lona branca e conectados por uma cruz de acrílico transparente – uma clara referência à bandeira da Dinamarca. Grandes aberturas laterais privilegiarão o uso da iluminação e ventilação naturais, além de proporcionar uma incrível vista do morro Dois Irmãos. A grande estrutura em forma de tenda remete às formas das velas náuticas, enquanto que os traços do projeto arquitetônico são uma homenagem ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. O renomado escritório de arquitetura Henning Larsen, autor da Casa de Ópera de Copenhague, assina o projeto.
Dentro do pavilhão haverá espaços para a imprensa, eventos corporativos, palco para shows, bar e vários elementos interativos que conduzirão os visitantes por uma viagem pela Dinamarca. Após os Jogos Olímpicos, 65 bicicletas de vários tipos serão doadas para a cidade do Rio de Janeiro.
Serviço:
O pavilhão dinamarquês estará aberto ao público entre os dias 3 e 21 agosto, das 11h às 22h. A entrada é gratuita. Confira a programação completa.
Fotos: divulgação