Ícone do site Travelpedia

Distração entre voos: quando o aeroporto pode ser divertido

Viajar de avião é aquela praticidade né, mas tem sim seus contratempos, dentre os quais um dos mais temidos é aquele tédio entre um voo e outro. Nada mais chato que ficar horas esperando num aeroporto no famoso “chá de cadeira”. Se estiver com crianças então… Mas este tempo em solo não precisa ser tão ruim. Ainda mais se o aeroporto em questão estiver próximo de algo interessante, ou ele por si só conte com algumas atrações ou atividades do tipo passatempo. E que mesmo que algumas delas tenha um preço, as vezes valem a pena. Não acredita? Então olha só estas dicas:

Changi em Singapura
Crédito: Changi Airport

Não é exagero dizer que se trata do aeroporto mais interessante para se “matar” tempo entre uma conexão e outra. Já que foi eleito – pelo quinto ano consecutivo – o melhor do mundo pela prestigiada premiação Skytrax. Tudo por conta de sua bela arquitetura, eficiência e, claro, o motivo de ele estar aqui nesta matéria: suas muitas opções de entretenimento, compras e gastronomia.

Os passageiros em trânsito encontram ali exposições, esculturas, arte interativa, inúmeros jardins, borboletário, salão de jogos, sete áreas infantis, salas de cinema, deck de entretenimento multimídia, spa, o mais alto slide em aeroporto do mundo (12 metros de altura) e até piscina e jacuzzi! E o que é bom vai ficar ainda melhor, já que em 2019 será inaugurado o centro de lifestyle Jewel. Para os que tem longas horas de espera, ainda há a opção de pagar o ônibus de turismo pela cidade que parte do próprio aeroporto ou o optar pelo Singapore Tour que é gratuito.

Schiphol em Amsterdã (Holanda)
Crédito: Amsterdam Airport Schiphol

Extremamente acolhedor, o Schiphol tem um anexo do famoso Rijksmuseum com uma pequena coleção de obras-primas, bem como exposição temporária que muda algumas vezes por ano. A entrada é gratuita. Outro destaque do aeroporto é a biblioteca no terminal internacional com cerca de 1.200 livros traduzidos para 29 idiomas que os viajantes podem ler enquanto aguardam seus voos.

Para quem viaja com crianças, entre as asas E e F, fica a Kid’s Forest, com chão emborrachado e cabanas de madeira, como se estivessem no alto de árvores, tem vários escorregadores. Para os bebês, tem o bem decorado e equipado BabyCare Lounge, entre os lounges 2 e 3.

YVR em Vancouver (Canadá)
Crédito: Ben Nelms para o Vancouver International Airport

O Aeroporto Internacional de Vancouver, no Canadá, também é ótimo para quem viaja com crianças, já que conta com diferentes áreas para brincar e escalar. Porém entre os atrativos – para todas as idades – está o imenso aquário com mais de 5 mil habitantes marinhos. Nele, é possível apreciar a variedade de fauna subaquática, incluindo enguias lobo, estrelas e ouriços do mar e mais de 20 espécies diferentes de peixes.

O’Hare em Chicago (Estados Unidos)
Crédito: O’Hare International Airport

Há muitas coisas únicas e interessantes para ver no O’Hare. Se você tiver uma escala, ou apenas tenha algum tempo de sobra, não deixe de visitar, por exemplo, o Aeroponic Garden. Primeiro do tipo em qualquer aeroporto do mundo, o jardim suspenso que tem como método cultivar plantas sem solo está situado no mezanino do Edifício O’Hare Rotunda, no Terminal 3. Ali estão raízes de plantas suspensas em 26 torres que fornecem mais de 1.100 pontos de plantação. Dois mil metros quadrados de lazer garantem a distração das crianças no Kids on the Fly, área no Terminal 2. No espaço, que tem como temática a aviação, eles podem brincar de ser pilotos ou controladores de voo em um mini avião cargo e um helicóptero.

Franz Josef Strauss em Munique (Alemanha)
Crédito: Flughafen München

Como a Alemanha em geral, o Aeroporto Internacional de Munique é democrático, tende a agradar adultos e crianças. No primeiro caso, o destaque fica por conta da Airbräu, uma micro cervejaria. Ele fabrica sua cerveja de acordo com os padrões da Lei da Pureza, oferece tours guiados e disponibiliza, claro, um legítimo biergarten, espaço para garantir umas boas doses antes de embarcar.

Já as crianças podem aproveitar para se divertir no espaço Kinderland, com diferentes brinquedos, jogos e atividades, e tudo supervisionado por cuidadores treinados. Há uma área para correr, escalar e deslizar, outra de artes e artesanatos. Tem também cinema, livros, pelúcias, estúdio de maquiagem, jogos de tabuleiro e Nintendos Wii e DS. E tem também a opção de não fica parado e pedalar pela trilha de 18 quilômetros ao redor do aeroporto.

Incheon em Seul (Coreia do Sul)
Crédito: Incheon Airport Facebook

Maior aeroporto do país, e um dos maiores e mais movimentados do mundo, desde sua abertura, é presença constante nas listas que elegem os melhores do mundo. Conta com pista de patinação no gelo, jardins internos, cinema e espaços especialmente concebidos para as crianças. Um dos destaques é a Zona de Experiência Cultural Tradicional da Coreia no terceiro andar do terminal de passageiros, perto do Portão 31. O espaço oferece demonstrações de artesanato, como arte de papel, além de apresentações com danças tradicionais e instrumentos como flautas de bambu e harpas e tambores.

Dulles em Washington, DC (Estados Unidos)
Crédito: Destination DC

Muitos aeroportos pelo mundo não ficam assim tão longe de atrações turísticas, como é o caso do Dulles. A uma hora de ônibus, por exemplo, se chega ao National Mall, parque nacional mais visitado dos Estados Unidos onde estão famosos monumentos e memoriais como o Lincoln Memorial e o Jefferson Memorial, além de o Washington Monument (o obelisco). O The Mall é ladeado pelos conhecidos museus Smithsonian, como o Museu Nacional da História Americana e a Galeria Nacional de Arte. Todos os locais ao longo do Mall, inclusive os museus Smithsonian, têm entrada gratuita. Está a uma hora de ônibus e trem Metro.

.

Foto do destaque: glascom.eu

*Texto criado pela jornalista para o portal Yahoo! e aproveitado aqui
Sair da versão mobile