Mais de 90 nacionalidades juntas fazem com que viajantes de diferentes partes do mundo se sintam em casa ao passar o Natal em Aruba. Muitas luzes, cores, sabores e música compõem a celebração local.
Comemorar o Natal no destino caribenho é conhecer a fundo sua rica cultura. De origem holandesa, o Papai Noel, por exemplo, é chamado de Sinterklaas. Durante todo mês de dezembro, ele passeia com sua longa barba branca, manto de bispo e cajado dourado por escolas e lojas em toda a ilha. Além disso, seu seu bem-humorado ajudante, Zwarte Pieten, está sempre à postos, carregando sacolas cheias de guloseimas para as crianças.
Nos dias entre o Natal e o Ano Novo, as empresas e residências lançam pagarás – longas filas de fogos de artifício chineses – para afastar os maus espíritos do ano que se inicia. A duração do espetáculo reflete o sucesso do ano anterior.
Além disso, a tradição de fogos de artifício no Réveillon se estende também aos resorts que realizam longos espetáculos no céu de Aruba durante a virada do ano. Para evitar aglomerações, esse ano, o show pirotécnico será possível ser observado de qualquer ponto da ilha. De todo modo, o uso de máscaras ainda é obrigatório.
Do dia 31 de dezembro a 6 de janeiro, músicos, amigos e familiares se reúnem e visitam as casas em toda a ilha, cantando apenas uma música especial que é composta de uma bênção, um desejo para o ano novo, em papiamento, e tocando instrumentos de corda e percussão típicos, como bateria. No entanto, desde 2020 o ritual não é realizado por conta dos protocolos de biossegurança estabelecidos na ilha.
Gastronomia – Os pratos típicos são ponche de creme, Hallas, gaita de foles, Quase Di Luz, Taai-Taai, Pepernoot, Speculaas e Stroopwafel.