Conhecida cidade do Circuito das Águas de São Paulo, a Estância Turística Hidromineral de Serra Negra está privilegiadamente encravada em meio à Serra da Mantiqueira, em uma região de vegetação exuberante e picos de até 1,3 mil metros. Distante 150 quilômetros da capital paulista, recebe muitos visitantes em busca de tranquilidade, do agradável clima de montanha, das águas minerais com poderes terapêuticos e para as compras de produtos em lã e linha (malharias), vestuário e acessórios em couro, enxovais, presentes e artesanatos diversos. Mas de uns tempos para cá, também vem atraindo os apreciadores de cervejas artesanais. E a responsável por esse novo atrativo turístico é a Dortmund Bier, uma premiada cervejaria comandada pelo casal Marcel Gerbi Longo e Maria Fernanda Groth.
Travelpedia foi até Serra Negra para visitar a cervejaria Dortmund Bier e degustar suas diversas cervejas artesanais premiadas, além de conhecer um dos espaços gastronômicos mais prestigiados da região. Confira:
Inaugurada em 2011, a Dortmund começou sua história produzindo chope. Um ano depois, deu início a fabricação de cervejas artesanais em garrafas. A partir daí, vieram diversos prêmios nacionais e internacionais.
Fiel ao estilo da escola alemã, a Dortmund Bier produz 11 rótulos, sendo o mais premiado o Nostradamus, uma Oatmeal Stout produzida com maltes torrados provenientes da França e Alemanha. A cerveja foi eleita a melhor Stout do mundo no Mondial de la Biére de 2013. Também ganhou a medalha de bronze no Festival Brasileiro da Cerveja (2014) e na Copa Cervezas de America (2017).
Para satisfazer os mais variados paladares, a empresa utiliza o conceito da alquimia moderna. Todos os ingredientes são importados da Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, França e República Tcheca. A água vem de curso próprio, há 95 metros abaixo das rochas, ao lado da fábrica. E não utiliza cereais não maltados, somente o puro e verdadeiro malte, seguindo a Lei da Pureza – criada na Bavária (Alemanha) em 1516 pelo duque Guilherme IV e em vigor até hoje. O resultado não poderia ser outro senão um sabor único e incomparável.
Visita guiada à fábrica
As visitas à fábrica da Dortmund Bier são limitadas a grupos com no máximo 20 pessoas e acontecem de sexta a domingo. O ingresso inclui um passeio guiado pela área de produção para conhecer de perto os detalhes dos processos de fabricação, e também a degustação de quatro tipos de chope ou cervejas. Ao final, os participantes ainda recebem um brinde da cervejaria como cortesia e visitam a loja da fábrica e um charmoso pub anexo.
Atualmente a fábrica produz 40 mil litros de cerveja por mês dos tipos Pilsen, Witbier, Stout, Red Ale, Pale Ale, White IPA, IPA e Hefe-Weis. São elas: Pils (Pilsen), Schloss (Witbier), Linderhof (Hefe-Weizen), Nostradamus (Oatmeal Stout), Red Rose (Red Ale), Old Ship (Pale Ale), The White IPA (White IPA), Hopfen (Imperial German IPA) e Tivva (Pilsen-sem glúten).
Recentemente a Dortmund Bier se tornou totalmente autossustentável e toda a energia consumida pela fábrica é gerada por painéis solares instalados ao lado.
Harmonização e loja com produtos exclusivos
O pub da Dortmund lembra as tradicionais cervejarias da Alemanha. Ele abre diariamente para o público em geral, independentemente da visita à fábrica. O menu sugere uma série de pratos para harmonizar com as cervejas e chope da casa. Entre as saborosas opções estão diferentes tipos de saladas, massas, carnes, lanches e porções, além do clássico da gastronômica alemã, o joelho de porco defumado com chucrute e salada de batata.
Ao lado da entrada da fábrica há um pequeno espaço para a venda de todos os rótulos produzidos, além de copos customizados da marca e bonés. As cervejas estão disponíveis em garrafas de 300ml, 350ml e 600ml. Todos os produtos também podem ser adquiridos através da loja virtual no site da Dortmund Bier.
Fazenda Atalaia
Para que o seu dia fique completo, uma boa dica é aproveitar a viagem para visitar a Fazenda Atalaia, na vizinha cidade de Amparo (SP). Com mais de 150 anos de história, você vai se sentir no século 19 e aos tempos áureos do café no interior paulista.
A fazenda produz o saboroso queijo Tulha, que chega à maturação ideal após um ano e meio. É um premiado tipo de parmesão que ganhou o nome do local utilizado para a sua maturação, a tulha, local onde eram guardados os produtos da fazenda.
Veja mais detalhes no aqui .
Serviço
Dortmund Bier
Endereço: Rodovia SP 360, km 144,7 – Serra Negra (SP)
Horários de visitação: sexta-feira às 18h30; sábado às 15h30, 16h30 e 17h30; e domingos às 15h30.
Preço: R$ 30
Reservas: tel. (19) 3892-1840
Informações: dortmund.com.br