Nos últimos anos, o conceito de economia compartilhada ganhou visibilidade no mundo todo. A pandemia afetou nichos específicos, como aplicativos de carona e de aluguel de quartos e casas. Por outro lado, outras áreas se beneficiaram, como serviços de delivery. Neste contexto, uma novidade acaba de ser lançada no Brasil: o Dovizin, plataforma pioneira de aluguel de piscinas, que oferece às pessoas uma opção de lazer (hóspedes) e fonte mensal de renda (anfitriões).
Assim como há 10 anos as pessoas não sabiam que poderiam compartilhar o carro com desconhecidos ou alugar um quarto em uma casa, em pouco tempo as pessoas poderão curtir uma piscina e fazer um churrasco com a família e os amigos no quintal graças ao conceito de economia compartilhada.
Os Estados Unidos, onde o aluguel de piscinas já é um sucesso, é o país com maior número de piscinas residenciais do mundo (cerca de 10 milhões). O Brasil é o segundo, com três milhões. Segundo o US Today, a plataforma Swimply teve um aumento de 3.300% nas reservas durante a pandemia nos EUA.
“Piscina é um bem a que poucos têm acesso, mas que muitos gostariam de utilizar. Assim como nos EUA, esse modelo de economia compartilhada fará parte do estilo de vida do brasileiro, oferecendo a milhões de pessoas uma nova opção de lazer e renda”, garante Marcos Vieira, diretor de Tecnologia e cofundador do Dovizin.
Lançado há um mês, o Dovizin inicialmente testou todas as funcionalidades, para certificar-se que o serviço funciona independentemente do número de pessoas que acessem, sejam anfitriões, hóspedes, ou simplesmente pessoas que gostariam de conhecer a novidade. Agora, começa a trabalhar o marketing e a parte comercial para buscar clientes nas duas pontas do negócio: anfitriões e hóspedes. A plataforma já tem anfitriões em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Distrito Federal e Pernambuco. Segundo a empresa, a expectativa é expandir rapidamente e atingir 250 anfitriões já em maio e dois mil até o final do ano.
Vantagens para anfitriões e hóspedes
Anfitrião – O Dovizin permite que pessoas que possuem piscina em casa gerem uma renda extra mensal. Na maioria das vezes a piscina é subutilizada e custa caro para manter.
Cobrança – O modelo por hora torna o espaço mais rentável do que o modelo de diárias cobradas em plataformas de aluguel por temporada. O modelo Dovizin é mais flexível do que o oferecido pelas plataformas de aluguel por temporada, na medida em que os anfitriões podem receber múltiplas reservas em um mesmo dia. Também é menos invasivo do que o oferecido pelas plataformas de aluguel por temporada, na medida em que os hóspedes apenas têm acesso à área externa da casa.
Hóspede – Nos EUA, apenas 4% das famílias possuem piscina em casa, enquanto os outros 96% têm que recorrer a clubes, parques e piscinas comunitárias. Essa disparidade é ainda maior no Brasil. Neste contexto, o Dovizin se torna uma ótima opção de lazer para quem busca sair da rotina e curtir uma piscina com privacidade e segurança. A plataforma também busca nichos de mercado, como instrutores com pequenos grupos de alunos de natação ou hidroginástica.
Protocolos de segurança e higiene
A plataforma possui um sistema automatizado no qual o anfitrião realiza o check-in e o check-out do hóspede sem exigir contato direto entre as partes. Além disso, há um sistema integrado de troca de mensagens, através do qual hóspede e anfitrião podem se comunicar durante a reserva, o que evita contato físico.
Há uma página com recomendações de biossegurança, onde foram incluídas as melhores práticas coletadas diretamente de órgãos de saúde dos EUA e do Brasil.
A plataforma obriga que sempre haja pelo menos uma hora entre reservas para garantir tempo suficiente para o anfitrião higienizar o espaço para a chegada do próximo hóspede ou grupo de hóspedes. Além disso, esse tempo garante que um grupo de hóspedes ao fazer o check-in não se encontre com outro grupo que está fazendo o check-out. Por exemplo, se houver uma reserva das 10h às 13h, o calendário daquela piscina ficará bloqueado das 9h às 14h.
Um ponto importante é que, conforme publicado por agências de Saúde dos EUA, o cloro da piscina mata o vírus, o que significa que piscinas são um ambiente seguro em meio à pandemia.
Assim como plataformas de aluguel de casas por temporada não conseguem fiscalizar o que acontece dentro das casas, o Dovizin não consegue fiscalizar o que se passa em cada piscina. No entanto, a empresa criou um sistema de reputação, onde anfitriões e hóspedes se avaliam ao final de cada reserva. Se a empresa recebe qualquer reclamação, há a análise do ocorrido e a empresa pode a qualquer momento suspender a anúncio do anfitrião ou o cadastro do hóspede, até que o problema seja solucionado. Além disso, a plataforma conta com a ferramenta “Reportar Problema”, através da qual ambos (hóspedes e anfitriões) podem informar sobre ocorrências de qualquer natureza antes, durante ou após o período da reserva.
A plataforma intermedia o processo de locação entre hóspedes e anfitriões. O público-alvo é formado por famílias e pequenos grupos que desejam passar algumas horas em uma piscina. Dessa forma, uma das maneiras encontradas para criar um ambiente mais controlado foi limitar em 14 o número máximo de pessoas por reserva. Com menos pessoas, o risco de incidentes é menor.
O Dovizin também permite que o anfitrião crie as suas próprias regras (“Minha piscina, Minhas regras”). Se, por exemplo, permite bebidas alcoólicas, crianças, animais de estimação, som alto e, até mesmo, definir um limite máximo de pessoas inferior ao estabelecido pela plataforma. O anfitrião pode sempre optar por declinar uma reserva recebida, com base no número de convidados, perfil e avaliações do hóspede.