Ícone do site Travelpedia

Dresden se reafirma como metrópole cultural da Alemanha

Capital da Saxônia, Dresden vive dias de intensa agenda cultural. Após testemunhar um boom de construções, a cidade alemã conta com novos espaços dedicados a diferentes expressões artísticas, transformando a “joia barroca” em um importante polo cultural.

Exemplo disso foi a reinauguração, em 28 de abril, do Palácio da Cultura (Kulturpalast), após três anos e meio de obras. O complexo reúne, sob o mesmo teto, três instituições locais: a Orquestra Filarmônica de Dresden (Dresdner Philharmonie), um teatro (Herkuleskeule) e a Biblioteca Municipal Central (Städtische Zentralbibliothek).

Protegida como um monumento histórico, a concha do edifício original (de 1969) foi integralmente preservada. O maior destaque do Palácio da Cultura é sua sala de concertos, que tem capacidade para 1,8 mil espectadores e dispõe dos mais elevados padrões acústicos e visuais internacionais. Granito, mármore e ébano foram usados ​​para criar um foyer impressionante e teve-se todo um cuidado em conservar os assoalhos de pedra, os painéis de parede e a fachada exterior com seu mural social-temático, o Weg der roten Fahne (Caminho da Bandeira Vermelha).

Ansiosos pela abertura do local, os músicos da Filarmônica de Dresden já comemoram essa conquista, após muitos anos sem disporem de um espaço próprio para ensaios e concertos. “Será um evento histórico, pois pela primeira vez em nossa história estaremos baseados em uma sala de concertos que faz jus ao excelente nível de desempenho dos nossos músicos. Também estou certo de que esta nova sala se tornará em um local popular para os melhores artistas do mundo”, disse o diretor da orquestra, Frauke Roth.

Outro marco dos investimentos culturais, foi a inauguração (no final de 2016) de um novo centro cultural, o Kraftwerk Mitte Dresden, igualmente localizado na região central da cidade, o cupando terrenos de uma antiga usina de aquecimento e energia. Desde então, o edifício é o lar da Operetta Estatal de Dresden (700 lugares), do Theatre of the Young Generation (600 lugares), além de estúdios, galerias e espaços gourmet. Para se ter uma ideia do quanto que essa obra representa, basta dizer que o município investiu cerca de 91 milhões de euros neste projeto. Até mesmo os funcionários da Operetta contribuíram financeiramente com uma parte dos seus próprios salários durante vários anos.

Informações: germany.travel/magic-cities

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile