Principal destino dos Emirados Árabes Unidos (EAU), no Oriente Médio, Dubai recebe cada vez mais visitantes ávidos pelo luxo megalomaníaco presente principalmente nos suntuosos hotéis e resorts e nos gigantescos shoppings centers. E não faltam excentricidades como o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, ou os arquipélagos artificiais Palm Islands e The World, que podem ser avistados do espaço.
Para continuar atraindo cada vez mais viajantes, segue investindo pesado em novas atrações e melhorias na experiência dos visitantes.
Burj Khalifa
Principal símbolo da pujança de Dubai, o edifício mais alto do mundo foi inaugurado em 2010 a um custo estimado de US$ 10 bilhões. Tem 828 metros de altura e 160 andares. É o ponto central de um complexo comercial e residencial de 2 km2 de área chamado Downtown Burj Dubai. No Burj Khalifa funcionam um Armani Hotel em 11 andares, um observatório com mirante de 360 graus no 124º, o famoso restaurante Atmosphere no 122º e cerca de 700 apartamentos particulares entre o 45º e o 108º. O arranha-céu tem também o elevador mais rápido do mundo com velocidade de 65 km/h, podendo alcançar o topo em menos de um minuto.
Burj Al Arab
Durante muito tempo a imagem desse luxuoso hotel, um dos mais caros do planeta, esteve associada ao gigantismo de Dubai. Com linhas arquitetônicas que lembram uma imensa e moderna caravela, o edifício de 321 metros de altura foi projetado para fazer dos hospedes verdadeiros sultões.
Construído em uma ilha artificial a 300 metros da orla é considerado um hotel categoria 7 estrelas. Nos 60 andares do Burj Al Arab Hotel são oferecidos itens de conforto e mordomias capazes de impressionar os mais exigentes hóspedes. Ele disponibiliza automóveis Rolls-Royce e helicóptero para o transporte de hóspedes para o aeroporto.
Suas suítes são luxuosas, sendo que algumas com dois andares e escadas de mármore. No 25º andar estão duas suítes reais equipadas com elevadores, torneiras e outras peças de ouro na decoração.
Requintados restaurantes e bares – um deles decorado com um imenso aquário – completam o cardápio de serviços oferecidos.
Ilhas artificiais
Palm Islands – Megaprojeto de construção de um arquipélago artificial com três grandes ilhas – Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira – que podem ser avistadas do espaço. No local foram erguidos hotéis, resorts, centros comerciais, restaurantes e condomínios residenciais de luxo.
The World – Outro projeto similar o Palm Islands, porém maior e com a forma de um mapa-múndi. Concebido em 2003, o arquipélago artificial tem 9 quilômetros de comprimento por 6 quilômetros de largura, tinha como público alvo estrelas de cinema, esportistas famosos, realeza e magnatas. Suas cerca de 300 ilhas têm áreas de 23 mil a 83 mil metros quadrados.
A crise de 2008 que afetou a economia global freou o empreendimento. A única ilha aberta ao público, a do Líbano, tem um clube de praia com piscina, restaurante e um local para shows, festas e eventos corporativos. Há muita movimentação em várias ilhas e novidades surgirão nos próximos anos.
Dubai Opera
O impressionante centro de cultura e artes tem 60 mil m2 e 2 mil lugares. Localizado em Downtown Dubai, tem vista para o majestoso Burj Khalifa e para a Dubai Fountain. Recebe óperas, peças de teatro, concertos, exposições de arte, orquestras sinfônicas, cinema, eventos esportivos e programas sazonais. Seu arrojado projeto tem a forma de um navio à vela tradicional.
La Perle by Dragone
Criado pela franquia Cirque du Soleil, que apresenta um show aquático com 65 artistas, mistura performances artísticas imersivas, acrobacias aéreas, efeitos visuais e tecnologia de ponta.
Queen Elizabeth 2
Após 39 anos em serviço, o lendário navio de cruzeiros foi aposentado em 2008 e foi minuciosamente restaurado para se transformar em um hotel flutuante de luxo. O Queen Elizabeth 2 Hotel está ancorado no Porto Rashid de Dubai, próximo a algumas atrações famosas como o Burj Khalifa, o Dubai Mall, o Centro Financeiro Internacional e o Dubai World Trade Center.
Com 13 andares e 500 quartos, manteve aspectos clássicos da decoração como móveis de época, pinturas e janelas vigias originais, combinado com equipamentos tecnológicos. A bordo os hóspedes dispõem de 13 restaurante e salões exclusivos, lojas Duty Free, um museu com arte dos anos 1960 e literatura da biblioteca original.
Mesquita Jumeirah
As mesquitas de Dubai não permitem a entrada de não-mulçumanos e visitantes de outras culturas. A Mesquita Jumeirah é a única exceção. Durante a visita guiada os turistas podem, excepcionalmente, fotografar o seu interior. É proibida a entrada de pessoas com roupas que exponham o corpo em demasia, tais como saias curtas, shorts, bermudas, tops e camisetas regatas. As mulheres têm que cobrir a cabeça com véu para entrar.
Museu de Dubai
Instalado no Forte de Al Fahidi (construído em 17870, no bairro de Bastakiya, guarda preciosa coleção de artefatos que remontam a história local desde o tempo em que era apenas uma pequena e arenosa vila de pescadores, no início do século 20. O acervo reúne objetos e peças de cerâmica, joias, referências aos souks e itens sobre os animais usados pelos povos nômades do deserto.
Heritage and Diving Village
Propicia uma visão geral sobre as práticas culturais, o cultivo de tâmaras, o mergulho para procurar pérolas e a vida diária antes da descoberta do petróleo. Está instalado no histórico bairro de Al Shindagha, onde viveu um dos antigos governantes de Dubai, o xeque Saeed Al Maktoum. A exposição mostra a história marítima de Dubai e a sua indústria de pérolas. Artesãos, tecelões, ceramistas desenvolvem seus ofícios no local, que reproduz, inclusive, uma vila de beduínos.
Dubai Aquarium and Discovery Center
Famílias que viajam com os filhos devem incluir no roteiro uma visita a esse aquário localizado no centro do imenso e luxuoso shopping Dubai Mall. No tanque de três andares e capacidade para mais de 10 milhões de litros de água estão mais 33 mil animais marinhos de 150 diferentes espécies, incluindo cerca de 400 tubarões e arraias gigantes. Um túnel subaquático proporciona visão panorâmica de 270 graus.
O complexo integra também o Underwater Zoo com 36 vitrines individuais e leva os visitantes por vários ambientes aquáticos, inclusive em um onde podem mergulhar e nadar com tubarões. Se não for tão corajoso pode apenas passear no Glass Bottom Boat Rides – barcos com fundos de vidro.
Neve no deserto
Ski Dubai
Uma das atrações mais procuradas do destino, a famosa pista de esqui na neve artificial tem 80 metros na parte mais alta e 22,5 mil metros quadrados de área de patinação interna. Oferece cinco pistas com dificuldades variadas, sendo a mais longa com 400 metros. No local há roupas apropriadas para o frio congelante para aluguel e até comprar se quiser. A estação de esqui indoor tem também restaurantes e lanchonetes.
Dubai Ice Rink
Pista de patinação no gelo que oferece, também, eventos ao longo do ano, incluindo competições de skate, shows e outros acontecimentos ligados ao esporte. O gelo é reconstituído a cada duas horas para assegurar a alta qualidade da pista o tempo todo.
Parque áquáticos e temáticos
Dubai Park and Resorts
Verdadeiro oásis de luxo e diversão, foi construído no meio do deserto, em uma área de 700 acres distante cerca de 40 minutos do centro de Dubai. O complexo integra três parques temáticos e um aquático com mais de uma centena de atrações, além do centro de compras e entretenimento Riverland com lojas e restaurantes com gastronomia de todo o mundo. Abriga também o Lapita Hotel, um resort familiar de tema polinésio, no interior do parque.
Motiongate Dubai – Inspirado em Hollywood, apresenta três estúdios cinematográficos lendários: Columbia Pictures, DreamWorks Animation e Lionsgate. A diversão fica por conta de personagens de filmes e animações famosas do cinema. Lá estão os Smurfs, Shrek, Madagascar, Zumbilândia, Jogos Vorazes e muitos outros em atrações imersivas, radicais, torres de queda, montanhas-russas e muito mais.
Bollywood Park – Dedicado à indústria cinematográfica da Índia, reúne atrações emocionantes e interativas em cinco zonas temáticas. Há, também, um musical ao estilo da Broadway, o Jaan-E-Jigar, realizado em um teatro inspirado no Taj Mahal.
Legoland Dubai – São seis áreas temáticas com mais de 40 atrações, espetáculos e experiências de construção. Na Lego City, por exemplo, Dubai foi recriada a partir de milhões de tijolinhos do brinquedo. Ideal para famílias com crianças entre dois e 12 anos.
Legoland Water Park – Oferece mais de 20 escorregadores aquáticos e atrações com a temática Lego, incluindo uma piscina de ondas, área de recreação infantil e o Rio Build-A-Raft, onde os pequenos podem personalizar a própria jangada.
Aquaventure Water Park
Instalado dentro do resort Atlantis The Palm, tem 17 hectares de área e é garantia de muita adrenalina para adultos e crianças. Destaque para o Leap of Faith, uma queda livre quase vertical de 27,5 metros, que termina em um túnel de vidro que passa por uma lagoa cheia de tubarões.
Há, também, o Dolphin Bay, onde é possível mergulhar ao lado de golfinhos; uma grande piscina, um rio com água corrente de 2,3 km passando por um cenário tropical, montanhas-russas aquáticas, uma praia particular de 700 metros e muitos restaurantes e quiosques.
Wild Wadi Waterpark
Tem mais de 30 atrações para toda a família nos 48,5 milhões de m2 com piscinas (inclusive uma com ondas), simuladores de surfe, montanha-russa aquática, um navio pirata e o grande tobogã Jumeirah Scierah, que atinge a velocidade de 80 km/h.
IMG Worlds of Adventure
É o maior parque temático coberto do mundo. Tem um complexo de cinemas e cinco zonas épicas, sendo duas delas as marcas globais Cartoon Network e Marvel.
Praias
Dubai é um dos poucos destinos do mundo que apresentam combinação de deserto e praia. Para quem viajar é sinônimo de praia, anote algumas das melhores opções para um mergulho em águas cristalinas:
Sunset – Um dos mais belos trechos de praia do emirado;
The Beach – Em frente ao calçadão The Walk em Jumeirah Beach Residences, tem bares, hamburguerias e boutiques da moda;
Kite Beach – A favorita dos praticantes de kitesurf;
La Mer – Destino à beira-mar com restaurantes e cafés, boutiques e um parque ao ar livre;
Black Palace Beach – Tem águas tranquilas e o pôr do sol mais deslumbrante da cidade;
Al Mamzar Beach Park – Oferece área para churrasco, espaços infantis e lagoas.
Pôr do sol no deserto
Quem visita Dubai não pode deixar de realizar um safári no deserto e apreciar o incrível pôr do sol entre as dunas. A bordo de veículos com tração 4×4 e ar condicionado, os visitantes percorrem as grandes dunas de areias escaldantes em um rali emocionante. No caminho, beduínos e seus camelos completam o cenário impressionante.
Quando a noite chega, o jantar acontece em um acampamento tuareg montado nas areias com comidas árabes típicas servidas ao ar livre, à luz de tochas e sobre tapetes. O programa ainda inclui passeios de camelos, show de falcões treinados, apresentações de dança do ventre e músicas folclóricas. Tudo sob um céu enluarado e pontilhado por milhões de estrelas.
Compras
Dubai tem 96 centros comerciais em toda a cidade. São lugares imensos, luxuosos e com ar condicionado geladíssimos, que oferecem produtos das principais grifes internacionais. E, o melhor, os preços são livres de impostos.
Souks – Não deixe de conhecer esses mercados típicos dos emirados. Em suas ruas estreitas oferecem tecidos, sedas e brocados de boa qualidade, especiarias e uma infinidade de produtos.
Souk Old Gold – Especializado em ouro e joias, tem 250 lojas no histórico bairro de Deira. A regra básica, em todos eles, é sempre pechinchar.
Dubai Mall – É o maior centro comercial do mundo. Recebe quase cem milhões de visitantes anualmente. São 1,2 mil lojas, 150 bares e restaurantes, um hotel 5 estrelas, um parque temático coberto, uma pista de patinação no gelo, aquário de tubarões, 22 salas de cinema tipo multiplex stadium e muitas outras opções de lazer.
Dubai Festival City Mall – Localizado às margens do Rio Creek, tem mais de 400 lojas, incluindo o enorme armazém IKEA, o supermercado HyperPanda e a ACE Hardware. Destaques para o Canal Walk e o passeio no tradicional barco “abra” em um dos restaurantes à beira da água.
City Walk – Sua arquitetura impressionante mistura o estilo do Médio Oriente com ruas europeias. Oferece vistas estonteantes do Burj Khalifa e reúne boutiques de moda vanguardista, conceitos culinários vencedores de estrelas Michelin e uma vasta oferta de entretenimento.
Mall of the Emirates – O complexo tem uma grande variedade de lojas, incluindo as de departamento como Harvey Nichols, Marks & Spencer e Debenhams. Lá está também o ultrachique Fashion Dome, os cinemas VOX, uma enorme área de jogos, pistas de boliche, o Ski Dubai e o centro de entretenimento para crianças Magic Planet.
Mercato Mall – O cenário reproduz uma aldeia italiana da época do Renascimento. Abriga lojas internacionais como Laura Ashley e Jack Will, além de restaurantes como a Cakery Epicerie de Stephane Glacier, uma das favoritas dos locais, e a Alison Nelson’s Chocolate Bar, que serve o chocolate quente mais cremoso da cidade.
Wafi City Mall – Inspirado no Egito Antigo esse luxuoso centro de compras conta com mais de 300 lojas, boutiques de moda do Médio Oriente e 30 restaurantes. Um show de luzes e sons, com imagens projetadas na fachada externa do edifício, acontece todas as noites.
Dubai Outlet Mall – Distante 25 quilômetros do centro da cidade, é um shopping de produtos de ponta de estoque com preços bem baixos. São mais de 240 estabelecimentos, que vendem centenas de marcas famosas. Às segundas-feiras os descontos são ainda maiores, chegando a até 50% em algumas lojas. Lá estão marcas como Diane von Furstenberg, Burberry, Marc Jacobs, Adidas, Mike, Diesel, Esprit, Guess, Mango, Tommy, entre outras.
Global Village – Área multicultural de compras e entretenimento com um parque de diversões e mais de 30 pavilhões, que representam países diferentes de todo o mundo, oferecendo produtos, comidas e artesanato. Funciona entre outubro e março.
Expo 2020
Realizada em diferentes partes do mundo desde 1851, a Exposição Mundial ou Exposição Universal, apresenta temas relevantes da experiência humana. Originalmente marcada para acontecer em Dubai no período de 20 de outubro de 2020 a 10 de abril de 2021, por causa da pandemia o evento foi remarcado para ser realizado entre 1º de outubro de 2021 até 31 de março de 2022, mantendo o nome de Expo 2020.
A megaexposição será realizada dentro de uma imensa área com 1,1 milhão de metros quadrados e movida a energia solar. O evento marcará a celebração do Jubileu de Ouro de Dubai e servirá como um trampolim para uma visão progressista e sustentável nas próximas décadas.
Dicas
- Fotografias – Nunca fotografe uma mulher muçulmana com suas túnicas pretas, o chador. Trata-se de ofensa grave.
- Roupas – As vestimentas não devem conter figuras ou mensagens inadequadas. Mulheres estrangeiras podem usar roupas ocidentais, não sendo obrigatório o uso do véu. É recomendável cobrir os ombros e joelhos, evitando transparências e decotes. Para os homens é aconselhável o uso de calças compridas em ambientes mais formais ou religiosos. Nas praias, parques aquáticos e piscinas, são aceitos trajes de banho ocidentais – inclusive biquínis. O topless é proibido.
- Bebidas – O consumo de álcool é proibido em locais públicos e liberado apenas para não mulçumanos em lugares autorizados como restaurantes, bares e espaços privados.
- Comportamento – Em lugares públicos é tolerado que marido e mulher andem de mãos dadas. Abraços, beijos e outras demonstrações de afeto não são bem vistos pela cultura local e podem resultar em consequências legais. Na cultura islâmica, as mulheres são muito reservadas e o contato com homens de fora da família é restrito.
- Segurança – Não há crimes em Dubai, portanto, fique à vontade para usar e ostentar relógios, correntes e outras joias sem medo.
Serviços
Idioma – Árabe – mas o inglês é amplamente utilizado.
Moeda – Dirham
Fuso horário – +7h em relação ao horário de Brasília.
Clima – A melhor época para a viagem é entre novembro e março, período em que a temperatura é mais amena com médias de 30ºC. As noites são frescas e agradáveis. No verão a temperatura média é de 40ºC, com picos que chegam até os 50ºC.
Visto – Brasileiros não precisam e podem ficar no país por até 90 dias. A única exigência é um passaporte válido por pelo menos seis meses.
Como chegar – A Emirates Airlines é a única companhia aérea com voos diretos a Dubai a partir do Brasil. A viagem tem duração de 14h30. O hub da aérea em Dubai oferece conexões diretas para mais de 160 cidades em 86 países em toda a sua rede global.