Ícone do site Travelpedia

Dubai é paraíso do turismo nos Emirados Árabes Unidos

Dubai (Foto: divulgação)

Principal destino dos Emirados Árabes Unidos (EAU), no Oriente Médio, Dubai recebe cada vez mais visitantes ávidos pelo luxo megalomaníaco presente principalmente nos suntuosos hotéis e resorts e nos gigantescos shoppings centers. E não faltam excentricidades como o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, ou os arquipélagos artificiais Palm Islands e The World, que podem ser avistados do espaço.

Para continuar atraindo cada vez mais viajantes, segue investindo pesado em novas atrações e melhorias na experiência dos visitantes.

Burj Khalifa

Burj Khalifa – Foto: Pixabay

Principal símbolo da pujança de Dubai, o edifício mais alto do mundo foi inaugurado em 2010 a um custo estimado de US$ 10 bilhões. Tem 828 metros de altura e 160 andares. É o ponto central de um complexo comercial e residencial de 2 km2 de área chamado Downtown Burj Dubai. No Burj Khalifa funcionam um Armani Hotel em 11 andares, um observatório com mirante de 360 graus no 124º, o famoso restaurante Atmosphere no 122º e cerca de 700 apartamentos particulares entre o 45º e o 108º. O arranha-céu tem também o elevador mais rápido do mundo com velocidade de 65 km/h, podendo alcançar o topo em menos de um minuto.

Burj Al Arab

Burj Al Arab Hotel – Foto: Emirates/Divulgação

Durante muito tempo a imagem desse luxuoso hotel, um dos mais caros do planeta, esteve associada ao gigantismo de Dubai. Com linhas arquitetônicas que lembram uma imensa e moderna caravela, o edifício de 321 metros de altura foi projetado para fazer dos hospedes verdadeiros sultões.

Construído em uma ilha artificial a 300 metros da orla é considerado um hotel categoria 7 estrelas. Nos 60 andares do Burj Al Arab Hotel são oferecidos itens de conforto e mordomias capazes de impressionar os mais exigentes hóspedes. Ele disponibiliza automóveis Rolls-Royce e helicóptero para o transporte de hóspedes para o aeroporto.

Foto: Roberto Maia

Suas suítes são luxuosas, sendo que algumas com dois andares e escadas de mármore. No 25º andar estão duas suítes reais equipadas com elevadores, torneiras e outras peças de ouro na decoração.

Requintados restaurantes e bares – um deles decorado com um imenso aquário – completam o cardápio de serviços oferecidos.

Ilhas artificiais

Palm Islands – Megaprojeto de construção de um arquipélago artificial com três grandes ilhas – Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira – que podem ser avistadas do espaço. No local foram erguidos hotéis, resorts, centros comerciais, restaurantes e condomínios residenciais de luxo.

Palm Islands – Foto Emirates/Divulgação

The World – Outro projeto similar o Palm Islands, porém maior e com a forma de um mapa-múndi. Concebido em 2003, o arquipélago artificial tem 9 quilômetros de comprimento por 6 quilômetros de largura, tinha como público alvo estrelas de cinema, esportistas famosos, realeza e magnatas. Suas cerca de 300 ilhas têm áreas de 23 mil a 83 mil metros quadrados.

A crise de 2008 que afetou a economia global freou o empreendimento. A única ilha aberta ao público, a do Líbano, tem um clube de praia com piscina, restaurante e um local para shows, festas e eventos corporativos. Há muita movimentação em várias ilhas e novidades surgirão nos próximos anos.

Dubai Opera

Opera Dubai – Foto: Divulgação

O impressionante centro de cultura e artes tem 60 mil m2 e 2 mil lugares. Localizado em Downtown Dubai, tem vista para o majestoso Burj Khalifa e para a Dubai Fountain. Recebe óperas, peças de teatro, concertos, exposições de arte, orquestras sinfônicas, cinema, eventos esportivos e programas sazonais. Seu arrojado projeto tem a forma de um navio à vela tradicional.

La Perle by Dragone

Criado pela franquia Cirque du Soleil, que apresenta um show aquático com 65 artistas, mistura performances artísticas imersivas, acrobacias aéreas, efeitos visuais e tecnologia de ponta.

Queen Elizabeth 2

Foto: Reprodução/qe2.com

Após 39 anos em serviço, o lendário navio de cruzeiros foi aposentado em 2008 e foi minuciosamente restaurado para se transformar em um hotel flutuante de luxo. O Queen Elizabeth 2 Hotel está ancorado no Porto Rashid de Dubai, próximo a algumas atrações famosas como o Burj Khalifa, o Dubai Mall, o Centro Financeiro Internacional e o Dubai World Trade Center.

Com 13 andares e 500 quartos, manteve aspectos clássicos da decoração como móveis de época, pinturas e janelas vigias originais, combinado com equipamentos tecnológicos. A bordo os hóspedes dispõem de 13 restaurante e salões exclusivos, lojas Duty Free, um museu com arte dos anos 1960 e literatura da biblioteca original.

Mesquita Jumeirah

Mesquita Jumeirah – Foto: Emirates/Divulgação

As mesquitas de Dubai não permitem a entrada de não-mulçumanos e visitantes de outras culturas. A Mesquita Jumeirah é a única exceção. Durante a visita guiada os turistas podem, excepcionalmente, fotografar o seu interior. É proibida a entrada de pessoas com roupas que exponham o corpo em demasia, tais como saias curtas, shorts, bermudas, tops e camisetas regatas. As mulheres têm que cobrir a cabeça com véu para entrar.

Museu de Dubai

Foto: Roberto Maia

Instalado no Forte de Al Fahidi (construído em 17870, no bairro de Bastakiya, guarda preciosa coleção de artefatos que remontam a história local desde o tempo em que era apenas uma pequena e arenosa vila de pescadores, no início do século 20. O acervo reúne objetos e peças de cerâmica, joias, referências aos souks e itens sobre os animais usados pelos povos nômades do deserto.

Heritage and Diving Village

Propicia uma visão geral sobre as práticas culturais, o cultivo de tâmaras, o mergulho para procurar pérolas e a vida diária antes da descoberta do petróleo. Está instalado no histórico bairro de Al Shindagha, onde viveu um dos antigos governantes de Dubai, o xeque Saeed Al Maktoum. A exposição mostra a história marítima de Dubai e a sua indústria de pérolas. Artesãos, tecelões, ceramistas desenvolvem seus ofícios no local, que reproduz, inclusive, uma vila de beduínos.

Dubai Aquarium and Discovery Center

Foto: divulgação/Emaar Entertainment

Famílias que viajam com os filhos devem incluir no roteiro uma visita a esse aquário localizado no centro do imenso e luxuoso shopping Dubai Mall. No tanque de três andares e capacidade para mais de 10 milhões de litros de água estão mais 33 mil animais marinhos de 150 diferentes espécies, incluindo cerca de 400 tubarões e arraias gigantes. Um túnel subaquático proporciona visão panorâmica de 270 graus.

O complexo integra também o Underwater Zoo com 36 vitrines individuais e leva os visitantes por vários ambientes aquáticos, inclusive em um onde podem mergulhar e nadar com tubarões. Se não for tão corajoso pode apenas passear no Glass Bottom Boat Rides – barcos com fundos de vidro.

Neve no deserto

Ski Dubai 

Foto: Roberto Maia

Uma das atrações mais procuradas do destino, a famosa pista de esqui na neve artificial tem 80 metros na parte mais alta e 22,5 mil metros quadrados de área de patinação interna. Oferece cinco pistas com dificuldades variadas, sendo a mais longa com 400 metros. No local há roupas apropriadas para o frio congelante para aluguel e até comprar se quiser. A estação de esqui indoor tem também restaurantes e lanchonetes.

Dubai Ice Rink 

Pista de patinação no gelo que oferece, também, eventos ao longo do ano, incluindo competições de skate, shows e outros acontecimentos ligados ao esporte. O gelo é reconstituído a cada duas horas para assegurar a alta qualidade da pista o tempo todo.

Parque áquáticos e temáticos

Dubai Park and Resorts

Verdadeiro oásis de luxo e diversão, foi construído no meio do deserto, em uma área de 700 acres distante cerca de 40 minutos do centro de Dubai. O complexo integra três parques temáticos e um aquático com mais de uma centena de atrações, além do centro de compras e entretenimento Riverland com lojas e restaurantes com gastronomia de todo o mundo. Abriga também o Lapita Hotel, um resort familiar de tema polinésio, no interior do parque.

Foto: Divulgação

Motiongate Dubai – Inspirado em Hollywood, apresenta três estúdios cinematográficos lendários: Columbia Pictures, DreamWorks Animation e Lionsgate. A diversão fica por conta de personagens de filmes e animações famosas do cinema. Lá estão os Smurfs, Shrek, Madagascar, Zumbilândia, Jogos Vorazes e muitos outros em atrações imersivas, radicais, torres de queda, montanhas-russas e muito mais.

Bollywood Park – Dedicado à indústria cinematográfica da Índia, reúne atrações emocionantes e interativas em cinco zonas temáticas. Há, também, um musical ao estilo da Broadway, o Jaan-E-Jigar, realizado em um teatro inspirado no Taj Mahal.

Foto: Divulgação

Legoland Dubai – São seis áreas temáticas com mais de 40 atrações, espetáculos e experiências de construção. Na Lego City, por exemplo, Dubai foi recriada a partir de milhões de tijolinhos do brinquedo. Ideal para famílias com crianças entre dois e 12 anos.

Legoland Water Park – Oferece mais de 20 escorregadores aquáticos e atrações com a temática Lego, incluindo uma piscina de ondas, área de recreação infantil e o Rio Build-A-Raft, onde os pequenos podem personalizar a própria jangada.

Aquaventure Water Park
Foto: Divulgação

Instalado dentro do resort Atlantis The Palm, tem 17 hectares de área e é garantia de muita adrenalina para adultos e crianças. Destaque para o Leap of Faith, uma queda livre quase vertical de 27,5 metros, que termina em um túnel de vidro que passa por uma lagoa cheia de tubarões.

Há, também, o Dolphin Bay, onde é possível mergulhar ao lado de golfinhos; uma grande piscina, um rio com água corrente de 2,3 km passando por um cenário tropical, montanhas-russas aquáticas, uma praia particular de 700 metros e muitos restaurantes e quiosques.

Wild Wadi Waterpark
Foto: Divulgação

Tem mais de 30 atrações para toda a família nos 48,5 milhões de m2 com piscinas (inclusive uma com ondas), simuladores de surfe, montanha-russa aquática, um navio pirata e o grande tobogã Jumeirah Scierah, que atinge a velocidade de 80 km/h.

IMG Worlds of Adventure

É o maior parque temático coberto do mundo. Tem um complexo de cinemas e cinco zonas épicas, sendo duas delas as marcas globais Cartoon Network e Marvel.

Praias 

Foto: Pixabay

Dubai é um dos poucos destinos do mundo que apresentam combinação de deserto e praia. Para quem viajar é sinônimo de praia, anote algumas das melhores opções para um mergulho em águas cristalinas:

Sunset Um dos mais belos trechos de praia do emirado;
The Beach – Em frente ao calçadão The Walk em Jumeirah Beach Residences, tem bares, hamburguerias e boutiques da moda;
Kite Beach – A favorita dos praticantes de kitesurf;
La Mer Destino à beira-mar com restaurantes e cafés, boutiques e um parque ao ar livre;
Black Palace Beach Tem águas tranquilas e o pôr do sol mais deslumbrante da cidade;
Al Mamzar Beach Park Oferece área para churrasco, espaços infantis e lagoas.

Pôr do sol no deserto

Foto: Roberto Maia

Quem visita Dubai não pode deixar de realizar um safári no deserto e apreciar o incrível pôr do sol entre as dunas. A bordo de veículos com tração 4×4 e ar condicionado, os visitantes percorrem as grandes dunas de areias escaldantes em um rali emocionante. No caminho, beduínos e seus camelos completam o cenário impressionante.

Al Maha Dune – Foto: Emirates?Divulgação

Quando a noite chega, o jantar acontece em um acampamento tuareg montado nas areias com comidas árabes típicas servidas ao ar livre, à luz de tochas e sobre tapetes. O programa ainda inclui passeios de camelos, show de falcões treinados, apresentações de dança do ventre e músicas folclóricas. Tudo sob um céu enluarado e pontilhado por milhões de estrelas.

Compras

Dubai tem 96 centros comerciais em toda a cidade. São lugares imensos, luxuosos e com ar condicionado geladíssimos, que oferecem produtos das principais grifes internacionais. E, o melhor, os preços são livres de impostos.

Souk Madinat Jumeirah – Foto: Divulgação

Souks – Não deixe de conhecer esses mercados típicos dos emirados. Em suas ruas estreitas oferecem tecidos, sedas e brocados de boa qualidade, especiarias e uma infinidade de produtos.

Foto: Emirates/Divulgação

Souk Old Gold – Especializado em ouro e joias, tem 250 lojas no histórico bairro de Deira. A regra básica, em todos eles, é sempre pechinchar.

Dubai Mall – É o maior centro comercial do mundo. Recebe quase cem milhões de visitantes anualmente. São 1,2 mil lojas, 150 bares e restaurantes, um hotel 5 estrelas, um parque temático coberto, uma pista de patinação no gelo, aquário de tubarões, 22 salas de cinema tipo multiplex stadium e muitas outras opções de lazer.

Foto: Roberto Maia

Dubai Festival City Mall – Localizado às margens do Rio Creek, tem mais de 400 lojas, incluindo o enorme armazém IKEA, o supermercado HyperPanda e a ACE Hardware. Destaques para o Canal Walk e o passeio no tradicional barco “abra” em um dos restaurantes à beira da água.

City Walk – Sua arquitetura impressionante mistura o estilo do Médio Oriente com ruas europeias. Oferece vistas estonteantes do Burj Khalifa e reúne boutiques de moda vanguardista, conceitos culinários vencedores de estrelas Michelin e uma vasta oferta de entretenimento.

Foto: Roberto Maia

Mall of the Emirates – O complexo tem uma grande variedade de lojas, incluindo as de departamento como Harvey Nichols, Marks & Spencer e Debenhams. Lá está também o ultrachique Fashion Dome, os cinemas VOX, uma enorme área de jogos, pistas de boliche, o Ski Dubai e o centro de entretenimento para crianças Magic Planet.

Mercato Mall – O cenário reproduz uma aldeia italiana da época do Renascimento. Abriga lojas internacionais como Laura Ashley e Jack Will, além de restaurantes como a Cakery Epicerie de Stephane Glacier, uma das favoritas dos locais, e a Alison Nelson’s Chocolate Bar, que serve o chocolate quente mais cremoso da cidade.

Foto: Roberto Maia

Wafi City Mall – Inspirado no Egito Antigo esse luxuoso centro de compras conta com mais de 300 lojas, boutiques de moda do Médio Oriente e 30 restaurantes. Um show de luzes e sons, com imagens projetadas na fachada externa do edifício, acontece todas as noites.

Dubai Outlet Mall – Distante 25 quilômetros do centro da cidade, é um shopping de produtos de ponta de estoque com preços bem baixos. São mais de 240 estabelecimentos, que vendem centenas de marcas famosas. Às segundas-feiras os descontos são ainda maiores, chegando a até 50% em algumas lojas. Lá estão marcas como Diane von Furstenberg, Burberry, Marc Jacobs, Adidas, Mike, Diesel, Esprit, Guess, Mango, Tommy, entre outras.

Global Village – Área multicultural de compras e entretenimento com um parque de diversões e mais de 30 pavilhões, que representam países diferentes de todo o mundo, oferecendo produtos, comidas e artesanato. Funciona entre outubro e março.

Expo 2020

Foto: Patricia Bagienski por Wikimedia Commons

Realizada em diferentes partes do mundo desde 1851, a Exposição Mundial ou Exposição Universal, apresenta temas relevantes da experiência humana. Originalmente marcada para acontecer em Dubai no período de 20 de outubro de 2020 a 10 de abril de 2021, por causa da pandemia o evento foi remarcado para ser realizado entre 1º de outubro de 2021 até 31 de março de 2022, mantendo o nome de Expo 2020.

A megaexposição será realizada dentro de uma imensa área com 1,1 milhão de metros quadrados e movida a energia solar. O evento marcará a celebração do Jubileu de Ouro de Dubai e servirá como um trampolim para uma visão progressista e sustentável nas próximas décadas.

Dicas
Serviços

Idioma – Árabe – mas o inglês é amplamente utilizado.
Moeda – Dirham
Fuso horário – +7h em relação ao horário de Brasília.
Clima – A melhor época para a viagem é entre novembro e março, período em que a temperatura é mais amena com médias de 30ºC. As noites são frescas e agradáveis. No verão a temperatura média é de 40ºC, com picos que chegam até os 50ºC.
Visto – Brasileiros não precisam e podem ficar no país por até 90 dias. A única exigência é um passaporte válido por pelo menos seis meses.

Airbus A380 – Foto: Divulgação

Como chegarA Emirates Airlines é a única companhia aérea com voos diretos a Dubai a partir do Brasil. A viagem tem duração de 14h30. O hub da aérea em Dubai oferece conexões diretas para mais de 160 cidades em 86 países em toda a sua rede global.

Foto do destaque: Divulgação
MATÉRIAS RELACIONADAS
Rio e Cancún são os destinos mais buscados por brasileiros na Decolar
Stopover Emirates dá 3 noites em Dubai
Por que Dubai tem atraído cada vez mais brasileiros?
Discovery Channel Shark Week é lançada no Dubai Aquarium & Underwater Zoo
Sair da versão mobile