O Dubai Opera, localizado no coração do centro da cidade emirati, celebrará seu primeiro outono com um concerto do espanhol Plácido Domingo, que será realizado no dia 31 de agosto, às 20h – data que também sela o debut do espaço. Conhecido como Rei da Ópera e um dos nomes mais renomados atualmente, o tenor já cantou mais de 4 mil obras em mais de 500 apresentações. O artista também foi aclamado pelo Guinness Book pela extensão de seu repertório, além de ter recebido sete estatuetas do disputado Grammy.
Logo em seguida, entre 1º e 3 de setembro, o espaço sedia a apresentação de The Pearl Fishers (Os Pescadores de Pérolas). A ópera, que traz a assinatura do compositor francês Georges Bizet, é uma ode à rica herança de Dubai, cuja história é marcada por inúmeras expedições em busca de riquezas realizadas pelos ancestrais. Complementar ao espetáculo é a arquitetura do centro cultural, que remete ao Dhow – barco tradicionalmente utilizado por árabes no passado. Primeiramente encenado em 1863, a obra conta com três atos e narra a história de dois homens cuja amizade é testada pelo amor a uma mesma mulher.
Paralelamente, entre 2 e 4 de setembro, o público contará ainda com a obra-prima de Gioachino Rossini, O Barbeiro de Sevilha. A atração, dividida em dois atos e inspirada na comédia francesa de Pierre Beaumarchais, teve sua estreia em 1816 e será encenada pela Fondazione Teatro Lirico Giuseppe Verdi Trieste.
Outros momentos importantes incluem: Opera Without Words, também apresentada pela Fondazione Teatro Lirico e conduzida por Francesco Quattrocchi, no dia 5 de setembro; e Giselle, encenada em 16 de setembro pelo Russian State Ballet and Orchestra of Siberia, sendo considerado um dos maiores espetáculos românticos de dança. Sua primeira performance ocorreu em 1841 e tem como protagonista uma camponesa, que vem a falecer após descobrir que seu amado é devoto de outra pessoa.
Um calendário com 49 renomados espetáculos, que incluem ópera, balé, música clássica e entretenimento familiar marcam o futuro do mais novo centro cultural. Maiores informações e programação completa estão no site do Dubai Opera.
Foto: Divulgação