Ícone do site Travelpedia

Dublin, a capital do intercâmbio na Europa

Por Helicon Alvares*

Fazer um intercâmbio sempre foi o sonho de muitos brasileiros. A experiência de aprender uma nova língua de forma mais natural, em contato com uma cultura nativa, além de acrescentar novas experiências profissionais ao currículo enquanto se viaja e se vive novos horizontes culturais, sempre pareceu a perfeita união entre aprendizado e lazer. Hoje em dia, realizar tal sonho é muito mais fácil.

Diversos países facilitam processos de visto, a escolha da escola e da moradia. Há agências de intercâmbio de confiança que ajudam a planejar a viagem, tornando o sonho muito mais possível e simplificado. Tanto é que já se formaram polos de destinos favoritos em diversos países. Um deles é Dublin, capital da Irlanda. A localização no coração da Europa é apenas um dos muitos atrativos desse destino.

A cidade é a favorita para aqueles que buscam aprimorar o inglês “britânico”, e oferece facilidade com documentação. O visto para quem vai de intercâmbio pode ser renovado, o que permite que o aluno possa ficar até 2 anos no país.

Sobram motivos para escolher Dublin

Além disso, a Irlanda é um dos poucos países que permitem que mesmo durante o intercâmbio o estudante trabalhe meio período durante as aulas, e até em período integral nas férias. Sem contar que a região tem o maior salário mínimo da zona do Euro). Tal possibilidade faz com que muitos estudantes consigam até recuperar o valor investido nessa experiência.

Só pelos aspectos “técnicos” já seria um destino muito interessante para aqueles que estão de olho na parte prática. Há boas escolas, com destaque para a SEDA College, que é reconhecida pelo Departamento de Educação e Capacitação da Irlanda. E possui a certificação ACELS (a maior certificação de qualidade para escolas de ensino de inglês na Irlanda), além da EAQUALS (Avaliação e Acreditação de Qualidade das Escolas de Línguas). Outra certificação de prestígio dentro do campo de ensino de inglês.

Educação aliada a cultura e lazer

Por esses motivos, a Irlanda já figuraria no topo da lista de desejos de muitos estudantes na hora de decidir o destino do intercâmbio. Mas, além de tudo isso, o país ainda oferece outras vantagens no quesito cultura e lazer. A Irlanda é um dos países mais ricos culturalmente da Europa. Há inúmeros museus, castelos medievais, bibliotecas históricas, além de festas típicas, como St. Patrick’s Day, e um povo hospitaleiro, o que garante a oportunidade de se divertir muito enquanto aprende.

Por fim, por ser um polo mundial de intercâmbio, o estudante tem ainda a oportunidade de se relacionar com pessoas de muitos outros países. Ou seja, acaba ampliando a experiência e a troca cultural. Isso sem falar no clima ameno e na oportunidade ímpar de conhecer vários países europeus.

Assim sendo, sobram motivos para que Dublin tenha se tornando um dos destinos favoritos dos intercambistas brasileiros. A cidade respira vai muito além da sala de aula. Um destino imperdível para quem procura educação de primeira linha somada a uma experiência intensa de lazer.

*Helicon Alvares é CEO da SEDA Intercâmbios, única agência de intercâmbio do Brasil com uma escola própria em Dublin, na Irlanda.
Fotos: Pixabay
Sair da versão mobile