Ícone do site Travelpedia

É tempo de neve no Hemisfério Norte

As principais estações de esqui nos Estados Unidos, Canadá e Europa esperam os turistas com muitas novidades. Os esportes de inverno e o conforto dos destinos conquistam cada vez mais a preferência dos visitantes – esquiadores ou não. Assim, os vilarejos encravados nos pés das montanhas remetem a cenários de filmes. Ver a neve caindo é uma experiência inesquecível. Charmosas, as estações de esqui no Hemisfério Norte são verdadeiros centros de lazer e entretenimento. Além disso, atrações não faltam. Em todas elas, uma infinidade de restaurantes de classe internacional, badalados bares, casas noturnas, lojas de grife, spas e muito mais.

A alta temporada segue até o final de março, mas tem neve até o fim de abril em muitas montanhas. Portando, faça sua escolha e divirta-se!

NEVE NOS ESTADOS UNIDOS

Aspen – Colorado

Cidade com apenas 7 mil habitantes, charme vitoriano e clima de velho-oeste, guarda muita história e cultura. Assim, a estação oferece lojas de grifes, aconchegantes cafés, descoladas galerias de arte, restaurantes, bares, pubs e casas noturnas. O complexo é formado pelas montanhas Aspen, Aspen Highlands e Buttermilk. E entre as atividades estão o esqui, snow, snowcat e caminhadas com raquete.

Aspen (Foto: divulgação)

Snowmass

Situada ao lado da vila de mesmo nome, tem 237 km de pistas perfeitas para todas as idades. Primeiramente, são mais de 12 km2 de pistas para a prática de esqui e snowboard, declives, snowparks e halfpipes. Além disso, possui opções de acomodações, entre condomínios e resorts de luxo. ´Por fim, o  pico desta enorme montanha está a 3,8 mil metros e conta com o mais longo ski lift vertical nos EUA.

Vail – Colorado

No coração das Montanhas Rochosas, é a maior estação de esqui dos EUA, com 193 pistas, além de restaurantes gourmet a uma gôndola espetacular. Em uma área de 21,4 km2 abriga pistas para todos os níveis de dificuldade. Durante o inverno a temperatura pode chegar a 20 graus negativos. Alguns hotéis e resorts contam com spas luxuosos.

Heavenly – Califórnia/Nevada

Debruçada literalmente sobre as águas azuis safira do lago Tahoe, possui um cenário impressionante como pano de fundo. Considerado um dos destinos mais exclusivos do planeta para a prática de esportes de neve, tem 50 quilômetros de pistas. Oferece intensa vida noturna com cassinos e baladas ao melhor estilo de Las Vegas.

Jackson Hole – Wyoming

A maioria das pistas são destinadas a esquiadores experientes, Mas os menos habilidosos dispõem de opções de passeios e muita diversão noturna. Tudo no melhor estilo do Velho Oeste com muita música country, fachadas de madeira e natureza intocada. Dispõe de ótima infraestrutura para crianças e iniciantes.

Deer Valley – Utah

Considerada uma das mais exclusivas estações de esqui dos EUA, oferece aconchegantes lodges na montanha, serviço de primeira e mais de uma centena de pistas em seis picos nevados. A estação, que não permite a prática de snowboard e controla a quantidade de esquiadores, conquista logo de cara os visitantes pelo seu charme de vilarejo repleto de lojas e restaurantes.

Northstar-at-Tahoe – Califórnia

A mais sofisticada estação de esqui da região tem lojas, restaurantes e até salas de cinema. Diversão garantida para toda a família. Oferece 19 meios de elevação, 92 pistas de esqui – distribuídas por mais de mil hectares -, produção de neve que cobre metade das pistas e esportes como esqui alpino, snowboard, esqui cross-country e caminhadas com snowshoeing (sapatos especiais).

Park City – Utah

A pequena cidade de apenas 8 mil habitantes é a base para explorar três estações de esqui. Considerado um dos melhores resorts de inverno dos EUA, tem pistas perfeitas para esqui e snowboard. No charmoso vilarejo, as fachadas históricas convivem em harmonia com bares, restaurantes e lojas.

Park-City (Foto: Park City Chamber of Commerce &/Visitors Bureau)

Keystone – Colorado

Famosa por proporcionar a prática de esqui noturno, possui 17 pistas iluminadas que só fecham às 20h. Localizada nas Montanhas Rochosas, a estação possui 3,1 mil hectares esquiáveis, 20 meios de elevação e três picos com uma das mais amplas ofertas de atividades de neve do país. Um spa de qualidade internacional garante o relaxamento após a diversão.

Telluride – Colorado

Em sua área de 647 km2 estão 127 pistas de esqui e duas vilas de montanha interligadas. Aninhada em um cânion escavado glacialmente é parte das majestosas montanhas de San Juan. Proporciona condições ideais para a prática de esportes de inverno e é a única com operação de Helitrax na região (assistida por helicóptero).

Steamboat – Colorado

Em atividade há mais de 100 anos, continua sendo uma das mais modernas estações de esqui dos EUA, com 165 pistas e muitas opções de diversão para toda a família. Moderna, dispõe de teleféricos e máquinas de fazer neve de última geração. À noite, oferece alegres happy hours, restaurantes de alta gastronomia e badaladas casas noturnas.

Beaver Creek – Colorado

A estação reúne três charmosos vilarejos na base da montanha com um teatro e ótimos restaurantes. Tem pistas perfeitas para esquiadores e praticantes de snowboard. Garante as condições necessárias para a diversão de toda a família. As acomodações são de alto padrão e há muitas opções de gastronomia, lojas, boutiques, galerias de arte, bares e casas noturnas.

Breckenridge – Colorado

São quatro montanhas que proporcionam a prática de esqui e snowboard a até 3,9 mil metros de altitude. A cidade, fundada em 1859, é uma das mais antigas do estado e tem mais de uma centena de prédios restaurados do período Vitoriano. Entre as opções gastronômicas estão comidas cajun, francesa, alemã, chinesa, mexicana e japonesa, entre outras.

Canyons – Utah

Terceira maior estação de esqui dos EUA, tem nove montanhas, 1,6 mil hectares, 182 pistas, 21 meios de elevação e um desnível vertical superior a 9,7 mil metros. Há pistas para todos os estilos e níveis. Distante apenas 6 quilômetros da histórica Main Street de Park City, garante fácil acesso à vida noturna, restaurantes e compras. Cinco hotéis e dois spas garantem o conforto dos visitantes.

Kirkwood – Califórnia

Situado a cerca de 35 quilômetros de South Lake Tahoe, está em um remoto e solitário canyon em forma de ferradura. O destino apresenta alguns dos mais ferozes terrenos da América do Norte. Seus 2,3 mil hectares de montanha desafiam os mais experientes esquiadores desde de o primeiro instante.

Mammoth – Califórnia

Localizado a 5 horas de carro (ou uma hora de voo) de Las Vegas e Los Angeles, tem uma das mais prolongadas temporadas de inverno nos EUA. Em média, mais de 9 metros de neve caem anualmente nos 3,3 mil metros da montanha. As pistas são demarcadas e seguras. Dispõe de ótimos restaurantes e acomodações em um luxuoso resort ou em aconchegantes chalés com lareira.

NEVE NO CANADÁ

Whistler – British Columbia

A maior área esquiável do país fica a pouco mais de 100 quilômetros ao norte de Vancouver e é formada por duas montanhas: Whistler e Blackcomb. São centenas de pistas com níveis variados, além de diversas atividades, como trilhas até um parque com pistas para manobras de ski e snowboard e passeios de snowmobile, trenó puxado por cães e patinação no gelo.

Whistler e Blackcomb Ski-Resort (Foto: Tourism BC/divulgação)

Mont Tremblant – Quebec

São quatro faces esquiáveis na montanha com opções para todos os níveis de esquiadores. O encantador vilarejo tem casinhas coloridas, lojas, cafés e bistrôs.

Banff–Lake Louise – Alberta

No Parque Nacional de Banff – Patrimônio Mundial das Unesco – estão dois vilarejos e as estações de Banff-Mount Norquay, Lake Louise e Sunshine Village.

NEVE NA SUÍÇA

Zermatt

Com 360 quilômetros de pistas de esqui é destino certo de muitos esquiadores profissionais. Lá reina absoluto o lendário pico Matterhorn e na charmosa vila estão bons restaurantes gourmet e lojas de grifes.

Gstaad

As três áreas para a prática de esqui e esportes de neve totalizam 220 quilômetros de pistas. O charme alpino atrai celebridades e famílias. Há muitas opções de atividades para as crianças.

St. Moritz

Um dos mais tradicionais e conhecidos destinos de neve da Europa, possui 350 quilômetros de pistas para esquiar, incluindo a maior inclinação vertical do continente. Tudo emoldurado pela paisagem indescritível que inclui um belo lago de águas azuis e cristalinas. A neve é seca e fina. A cidade conta com restaurantes sofisticados e boutiques.

St. Moritz (Foto: Switzerland Tourism/divulgação)

Crans Montana

Localizado na Suíça francesa, oferece 140 quilômetros de pistas. Destino ideal para iniciantes ou àqueles que ainda não tem muita prática no esqui.

Verbier

São mais de 400 quilômetros de pistas no cantão de Valais, um dos locais mais ensolarados dos alpes suíços. A vista do alto do Mont Fort é deslumbrante. Dá para avistar tanto o Mont Blanc como Matterhorn.

Andermatt

Consagrada estação de esqui está em uma região que mantém uma atmosfera de ambiente inexplorado. Suas pistas oferecem elevado grau de dificuldade e por isso atraem esquiadores intermediários e profissionais.

Andermatt (Foto: Switzerland Tourism/divulgação)

NEVE NA FRANÇA

Courchevel

É uma das mais tradicionais estações da Europa. Juntamente com as vizinhas Megève e Méribel formam o “Les 3 Vallées”, uma das maiores áreas esquiáveis do mundo com mais de 300 pistas distribuídas pelos vales. Dispõe de lojas, opções sofisticadas de hospedagens e restaurantes impecáveis.

Mèribel

Sofisticada e discreta estação de esqui, integra a “Le Trois Vallées”, a maior e uma das melhores áreas esquiáveis do mundo.

Val d’Isère

A lendária área de esqui francesa tem 300 quilômetros de pistas desafiadoras e um snowpark para praticantes de snowboarder. É palco de diversos eventos esportivos.

Chamonix

Aos pés do majestoso Mont-Blanc, a mais alta montanha da Europa, estão cinco diferentes áreas para a prática do esqui com diversas pistas, além de outras atividades, como o paragliding, escalada, golfe e passeios a cavalo pela montanha. Há, também, lojas de grifes, pâtisseries e restaurantes premiados.Megève – Integra o complexo conhecido como Domaine Evasion Mont-Blanc, composto pelas estações de Les Contamines Hauteluce, St. Nicolas de Veroce, Combloux, La Giettaz e Saint Gervais. A região apresenta antigas casas aristocráticas com um estilo único e medieval.

Chamonix (Foto: Atout France/Divulgação)

 NEVE NA ÁUSTRIA

Lech-Zürs

Com clima de vilarejo, conta com sistema de lifts e skipass de Arlberg, que dão acesso também às pistas de St. Anton. Tem 122 quilômetros de pistas com acesso às montanhas controlado para evitar filas. A região tem exclusivos e estrelados restaurantes, além de hotéis confortáveis e requintados.

St. Anton am Arlberg

Centro cosmopolita de esqui internacional esse vilarejo de montanha cuida da cultura do esqui em altíssimo nível. Localizado no coração do Vale Stanzer é o local de origem de lendas do esporte de esqui. Conseguiu manter o charme apesar da infraestrutura moderna. Oferece lojas chiques e uma grande variedade gastronômica.

St. Anton am Arlberg (Foto Pixabay)

Stuben

Vilarejo acolhedor na região Arlberg, possui neve profunda e intocada na montanha Hausberg Altona. Portanto, é sem dúvida uma das encostas alpinas mais deslumbrantes. Assim, restaurantes e estabelecimentos hoteleiros investem na ampliação dos serviços, atraindo cada vez mais gente.

Sölden e Obergurgl/Hochgurgl

Localizadas em Ötztal, essas duas estações de esqui estão separadas por 18 km uma da outra. Porém, a primeira é mais popular e animada. Além disso, tem bons hotéis e várias lojas e restaurantes. O vilarejo fica a 1,3 mil metros de altitude e o ponto mais alto está a 3,3 mil metros. A área esquiável abrange 145 quilômetros.

NEVE NA ITÁLIA

Madonna di Campiglio

Primeiramente, ela é bastante conhecida por ser o local onde pilotos e equipe da Ferrari passam as férias de inverno. Entretanto, suas paisagens cinematográficas guardam cascatas congeladas, lagos e impressionantes picos rochosos.

Dolomitas

Essa cadeia montanhosa dos alpes orientais italianos – região do vale – tem cenários incríveis. Portanto, não por acaso, a região é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Além disso, o complexo localizado na área interliga os diversos resorts às pistas de esqui.

Cortina d’Ampezzo – Olimpia delle Tofane

Localizada na região do Vêneto é mundialmente famosa pela sua glamurosa estação de esqui. Portanto, juntamente com outras 12 estações, constitui a “Dolomiti Superski Area”, uma das maiores zonas esquiáveis do mundo. Além disso, suas pistas atendem todos os tipos de esquiadores – de amadores a profissionais.

Sestriere – Kandahar Banchetta Giovanni Nasi

Conhecida como downhill, é famosa por seus traçados desafiadores. Localizado na região do Piemonte, o complexo reúne mais de 211 pistas com cerca de 400 km. Porém, a mais famosa, a Kandahar, é sinuosa e atrai esquiadores profissionais.

Fiemme e Fassa – Marcialonga

Lugar ideal para os praticantes do esqui alpino. Suas pistas oferecem emoção única. Está localizada no Trentino Alto Adige, no norte italiano.

Vialattea – Piemont

Oferece pistas para praticantes de todos os níveis em suas fascinantes áreas esquiáveis: Sestriere, Sauze d’Oulx, Oulx, Sansicario, Cesana, Pragelato e Claviere. Além disso, o destino dispõe de mais de 30 restaurantes.

Breuil-Cervinia – Ventina

Por fim, aos pés do Monte Cervino, essa tranquila vila de montanha permite atividades diferenciadas que podem ser praticadas durante o inverno todo. Localizada na fronteira entre a Itália e a Suíça, oferece uma área esquiável com mais de 350 quilômetros. Além disso, são 130 pistas de todos os níveis.

Fotos:  Divulgação

Veja também: Aventura e glamour na temporada de inverno no Hemisfério Norte

Sair da versão mobile