Ícone do site Travelpedia

Ecaterimburgo – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 9

Travelpedia está mostrando todas as cidades-sedes da Copa do Mundo FIFA 2018 que será realizado na Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho. Para quem é apaixonado por futebol e por viagens trazemos informações sobre os destinos, os jogos e dicas para quem vai viajar para curtir o maior evento esportivo do mundo. A nona cidade da série é Ecaterimburgo, a única localizada no lado asiático da Rússia.

Veja, a seguir, os principais pontos de interesse turístico na cidade.

Ecaterimburgo – Na fronteira entre a Europa e a Ásia

Ecaterimburgo (Yekaterimburgo), que entre 1924 e 1991 designou-se Sverdlovsk, está na porção oriental dos montes Urais, cadeia montanhosa que delimita a fronteira entre a Europa e a Ásia. É a capital e principal centro industrial e cultural do Distrito Federal dos Urais. Ficou conhecida por ter sido o local da execução da família Romanov – do czar Nicolau II – durante a revolução bolchevique.

Distante cerca de 1,7 mil quilômetros de Moscou, é uma das maiores cidades russas com 1,5 milhão de habitantes. Entre as atrações turísticas estão a Catedral do Sangue, o Edifício Vysotsky, o Museu de História e o Monastério Ganina Yama, construído em homenagem aos Romanov. A divisa entre os continentes europeu e asiático também é muito procurada pelos turistas. No marco geográfico dá para ficar com um pé em cada continente. Muito legal para fotos!

Foto: Commons Wikimedia

Catedral do Sangue (foto ao lado) Cartão postal da cidade, foi construída em estilo bizantino entre os anos 2000 e 2003 no mesmo local onde antes havia a “Casa Ipatiev”, local onde a família imperial Romanov foi executada durante a Revolução Bolchevique em 1918. Os Romanov foram canonizados em 2000 pela Igreja Ortodoxa Russa.

Avenida Lenin – Principal avenida da cidade, tem impressionantes 4,6 quilômetros e dá acesso às principais atrações.

Monumento a Boris Yeltsin – Homenagem ao primeiro presidente russo pós URSS.

Monumento QWERTY – Intervenção artística de gosto duvidoso, reproduz um teclado gigante no gramado.

Edifício Vysotsky – Oferece – a partir de seu 52º andar – uma linda vista panorâmica de toda a cidade. O nome do prédio homenageia o cantor russo Vladimir Vysotsky.

Museu de História – Moderno e interativo, retrata o destino dos séculos 18 e 19. A maioria do conteúdo é traduzida para o inglês.

Museu Militar – Localizado ao norte de Ecaterimburgo, é um dos mais importantes museus militares do mundo. O acervo reúne automóveis, embarcações, tanques de guerra e até helicópteros.

Monastério de Ganina Yama – Também ao norte e distante 16 quilômetros do centro da cidade, foi construído em homenagem aos Romanov. Um lindo bosque envolve o local.

Arena Ecaterimburgo

Arena Ecaterimburgo é a casa do FC Ural, time da primeira divisão do Campeonato Russo (Foto: FIFA.com)

O antigo Estádio Central construído em 1953 foi totalmente reformado para receber jogos da Copa do Mundo. É a casa do FC Ural, time da primeira divisão do Campeonato Russo. Com capacidade para 35,7 mil pessoas, manteve apenas a sua fachada original. Depois do Mundial será reduzida para 23 mil lugares, quando os dois “puxadinhos” – arquibancadas provisórias construídas fora do anel principal – forem retirados. Quatro partidas da fase de grupos serão realizadas no local (veja abaixo).

15/06 – Egito x Uruguai
21/06 – França x Peru
24/06 – Japão x Senegal
27/06 – México x Suécia

Serviço

Com mais de 17.098 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia é composta por 89 unidades (49 regiões administrativas, 21 repúblicas, 10 áreas autônomas, 6 territórios, 2 cidades autônomas e 1 região autônoma) e faz fronteira com 14 países.

Idioma

Russo (alfabeto cirílico)

Moeda

Rublo Russo

Fusos Horários

O país possui 11 fusos horários diferentes e as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo estão em quatro deles: Caliningrado (+5 horas à frente do Brasil); MoscouSão PetersburgoNíjni NovgorodKazanSaranskRostovSochi e Volgogrado (+6 horas); Samara (+7 horas) e Iecaterimburgo (+8 horas).

Visto

Não é necessário para brasileiros.

Clima

A Rússia é conhecida pelas baixíssimas temperaturas durante o rigoroso inverno. Porém, no período da Copa será verão, quando os termômetros marcarão médias em torno dos 25 graus. O calor será maior nas cidades localizadas mais ao sul.

Embaixada do Brasil em Moscou

Ulitsa Bolshaia Nikitskaia, 54 – tels. (007495) 363-0366 e (007495) 960-8148 (plantão consular). Informações: moscou.itamaraty.gov.br/pt-br

Transporte

É possível viajar entre as cidades de trem ou de avião. Moscou e São Petersburgo são ligadas por um trem-bala que percorre a distância entre elas em cerca de 4 horas. Caso sua opção seja alugar um carro para os deslocamentos, terá que tomar algumas providências antes de sair dirigindo. A carteira de motorista brasileira é aceita na Rússia, porém tem que ser traduzida para o russo e autenticada em consulados no Brasil. Outra alternativa é ter uma carteira de habilitação internacional.

Onde Ficar

Moscou e São Petersburgo oferecem opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. As demais cidades também possuem boa oferta hoteleira.

O que comer

A gastronomia russa é saudável e repleta de sabores. Entre os principais pratos típicos estão os seguintes:

Borscht – sopa de beterraba e tomate

Solyanka – sopa picante e cremosa preparada com carne, peixe ou cogumelos

Stroganov – cubos de carne bovina com molho de creme de leite (foto ao lado).

Pelmeni – bolinhos de massa recheada com carne moída

Frango à Kiev – peito de frango desossado e recheado

Kotleti – bolinho de carne

Salada Olivier/Salada Russa – batata cozida, maionese, ervilha, pepino em conserva, cebola, ovo e cenoura (foto ao lado)

Pirozhki – pastéis recheados com batatas, carne, repolho ou queijo

Shashlyk (kebab) – espetos de carne

Kholodets – gelatina de carne

Goluptsi – charutinho de repolho

Blini – panqueca recheada com creme de leite, geleia, mel, caviar, salmão defumado, cogumelos, queijo cottage, carne moída ou repolho

Draniki – panqueca de batata servida com creme de leite azedo

Kulebjaka – torta recheada com salmão, carnes ou vegetais

Não deixe de provar o autêntico caviar preto ou vermelho (foto ao lado), muito comum e barato no país; a verdadeira vodka e a cerveja báltica.

Como Chegar

Não há voos diretos entre o Brasil e a Rússia. As principais companhias aéreas europeias, americanas e dos Emirados Árabes voam para Moscou com uma conexão.

Pacotes Turísticos

Agaxtur 

CVC 

MMTGapnet

Stella Barros

55Destinos

Foto do destaque: Pixabay
MATÉRIAS RELACIONADA
Sochi – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 1
Kazan – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 2
Caliningrado – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 3
Níjni Novgorod – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 4
Samara – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 5
Volgogrado – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 6
Rostov do Don – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 7
Saransk – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 8
Sair da versão mobile