Ícone do site Travelpedia

Eduardo Kobra faz mural “Gandhi – Todos Somos Iguais” na Índia

O muralista brasileiro Eduardo Kobra não para e vai embelezando o mundo com a sua arte. Desta vez ele entregou, na sexta-feira, dia 27 de outubro, seu primeiro mural na Índia. Acompanhado por Agnaldo Brito e Marcos Rafael, artistas do Studio Kobra, realizaram o impactante mural “Gandhi – Todos Somos Iguais”, na fachada da estação de trem Churchgate, uma das mais movimentadas da cidade de Mumbai.

Com 30 metros de altura por 14 metros de largura, o mural se insere no projeto “Olhares da Paz”, de Kobra, que já destacou nomes como Nelson Mandela, Martin Luther King, Malala Yousafzai, Dalai Lama, Madre Teresa de Calcutá e John Lennon. A obra foi realizada com a técnica anamórfica, em 3D. No mural, Gandhi aparece descendo de um trem, em uma releitura da foto icônica feita pelo indiano Kulwant Roy em 1940.

“A obra fica na ‘esquina’ do prédio da estação. Fiz o trem todo colorido e o Gandhi em preto e branco, para destacar o aspecto da sua humildade. No mesmo sentido, escolhemos para a obra o nome ‘Gandhi – Todos Somos Iguais’. Na cena, colocaremos ainda um número 3, para mostrar que Gandhi andava na terceira classe, como a maioria das pessoas na Índia”, explica Kobra, que para criação do painel visitou a casa onde o líder pacifista viveu e trabalhou.

O convite para realização do trabalho foi feito pela Fundação St+art India. A organização sem fins lucrativos é responsável por um festival de arte urbana em Mumbai.

Sair da versão mobile