Eduardo Kobra, o conhecido artista urbano brasileiro, entregou recentemente em São Luís, no Maranhão, um mural que faz referência à literatura do Estado. A nova obra teve início no dia 8 de setembro, data em que a capital maranhense completou 405 anos de história.
Segundo Eduardo Kobra, o trabalho com 33,3 metros de comprimento por 10,3 metros de altura, foi um dos mais difíceis de sua longa trajetória. “Antes de ir a São Luís, mergulhei durante algumas semanas na rica cultura do estado, fiz dez projetos e fiquei entre duas opções. Mas ao chegar à cidade e visitar seus museus e o Centro Histórico, acabei mudando tudo o que tinha planejado”, conta o artista, que transformou o muro em uma prateleira de livros, onde destacou Ferreira Gullar, Graça Aranha, Nauro Machado, Aluísio Azevedo, Bandeira Tribuzi, Josué Montello e Gonçalves dias, além de um brincante de boi – como reverência à cultura e folclore tão marcante nos cantadores de toadas – e os azulejos presentes na arquitetura do Centro Histórico de São Luís.
O artista faz questão de destacar que o mural não pretender reunir todos os elementos da cultura nem mesmo da literatura maranhense. “Reuni alguns nomes que pesquisei e sensações vivenciadas nessa bela São Luís, mas certamente há muitos outros personagens e manifestações culturais que podem servir de inspiração para outros de meus murais ou até para artistas urbanos de São Luís”, afirma.
O mural está localizado na parede lateral do Empório Fribal na Av. dos Holandeses s/n, na Ponta da Areia.