A GRU Aiport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, passou a aferir a temperatura de passageiros que desembarcam de voos internacionais no Terminal 3. A medida, vigente desde a 0h da última sexta-feira (27/03), é fruto de um acordo entre a Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), Prefeitura de Guarulhos e GRU Airport para prevenção e combate ao Covid-19.
Assim sendo, a triagem é realizada em posto de atendimento avançado, montado exclusivamente para a iniciativa. Em área do desembarque internacional, após o procedimento de imigração. A estrutura permanece no local 24h. E funciona conforme a chegada de voos internacionais.
A aferição de temperatura é realizada por profissionais da saúde a serviço de GRU Airport para o atendimento pré-hospitalar de triagem no aeroporto. Em caso de suspeita da doença, seguindo o protocolo já existente, o passageiro será removido ao Hospital Geral de Guarulhos (HGG). E, quando inaugurado, para o Centro de Triagem Provisório para o Coronavírus, no bairro Cecap, em Guarulhos.
A GRU Airport ressalta que segue todas as recomendações da Anvisa e coopera com os órgãos federais e companhias aéreas no enfrentamento ao Covid-19.
Medidas de segurança e prevenção:
- Análise constante dos procedimentos de higienização. Em atenção às exigências da vigilância sanitária. Bem como aumento da frequência de limpeza nas áreas comuns do aeroporto;
- Reforço no abastecimento de papel higiênico e papel toalha, sabonete e álcool gel. Assim como a disponibilização de lixeiras dedicadas ao descarte de materiais infectantes, como máscara e luvas;
- Implantação de 72 novos dispensers de álcool gel em pontos com maior movimentação de passageiros;
- Desinfecção, por meio de nebulização, em áreas comuns dos terminais. Incluindo corredores, balcões, escadas fixas, elevadores, piso, sanitários e todas as superfícies passíveis de contato;
- Acionamento do protocolo de remoção de passageiros e funcionários com suspeita da doença para hospitais referenciados, quando necessário;
- Envio periódico de comunicados aos colaboradores e comunidade aeroportuária (empresas terceiras prestadoras de serviços no aeroporto e lojistas) com informações sobre a doença, dicas de educação preventiva, incentivo ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), conforme recomendações da Anvisa;
- Veiculação de avisos sonoros e vídeo informativo oficiais nos canais de comunicação localizados em pontos estratégico do aeroporto, acessível a todos os passageiros e colaboradores;
- Divulgação de QR Code com recomendações da Anvisa para combate ao Covid-19 nos ônibus que circulam entre os terminais do aeroporto. Bem como nos ônibus fretados para transporte de funcionários, e por meio de adesivos instalados ao longo do complexo aeroportuário;
- Implantação de adesivos no piso. A fim de orientar a manutenção da distância de 2 metros entre as pessoas nos locais de inspeção para embarque (raio-X) e imigração;
- Reforço de orientação para prevenção. Conforme recomendações da Anvisa, nos perfis da GRU Airport nas mídias sociais;
- Divulgação de FAQ no site da concessionária para esclarecimentos de dúvidas recorrentes sobre andamento das operações do aeroporto. E procedimentos de apoio aos órgãos oficiais para combate à doença.