O muralista brasileiro Kobra entregou hoje, terça-feira, 2 de agosto, na cidade de Bristol, na Inglaterra, o mural “Imagine”, inspirado no cantor, compositor e instrumentista John Lennon. A obra faz parte da série “Olhares da Paz”, que o artista realiza em diversos países.
Com 16×16 metros, a obra, que consumiu 300 latas de spray, foi realizada entre os dias 25 de julho e 1º de agosto (das 8h às 21h). Kobra viajou à cidade inglesa a convite do The Urban Paint Festival, considerado o maior evento de arte urbana da Europa. Durante uma semana, artistas de Street Art de todo o mundo pintaram suas obras em muros do bairro de Bedminster.
Agora o artista retorna a São Paulo encerrando a viagem por três países, que começou em Sandefjord, na Noruega, onde pintou um novo mural “Etnias – Todos Somos Um”, mesmo título da obra feita em 2016 no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, para destacar a importância do respeito à diversidade. Em outubro, Kobra irá para Mumbai, na Índia, para pintar um novo mural.
O artista conta que ficou impressionado com Bristol. “É a capital da street art e também a ‘Capital Verde da Europa’. Um lugar belíssimo, que transforma a rua em um grande museu”, diz.
Bristol – Maior cidade do sudoeste da Inglaterra
Cortada pelo Rio Avon, localizada junto ao mar e com diversos edifícios históricos, oferece muitas atrações turísticas. Sua zona portuária oferece passeios de barco, restaurantes, cafés e trilhas para caminhadas. Entre os principais pontos de destaque estão os seguintes:
Museu da Cidade e Galeria da Arte – Guarda múmias egípcias e arte local.
Bristol Clifton Observatory – Localizado próximo ao Jardim Zoológico.
Watershed Media Centre – localizado na área do Harbourside, abriga muitas atrações diferentes, incluindo duas grandes galerias de arte, exposições fotográficas, filmes, mídia digital e inúmeros eventos regulares.
Museu Industrial – Tem muitas exposições sobre o passado marítimo da cidade.
St. Mary Redcliffe – Uma das igrejas mais imponentes da Inglaterra (século 16).
Catedral de Bristol – Do século 18, foi originalmente um mosteiro agostiniano.
Ponte Suspensa de Clifton – Projetada por Isambard Kingdom Brunel, oferece vistas incríveis ao longo do cânion do Rio Avon.
The Georgian House – Casa do mercador de açúcar John Pinney.
The Red Lodge – Mansão de estilo isabelino, guarda em um dos salões a memória de Mary Carpenter, que ergueu a residência que foi o primeiro reformatório de mulheres, em 1854.
Navio SS Great Britain – Primeiro transatlântico de aço (1843).
Bristol Temple Meads Station – A mais antiga do mundo.
Blaise Castle House – Construção do final do século 18, guarda a história da vida urbana e rural da região.
Aldeia de Blaise – Reúne um grupo de casinhas com telhado de palha do século 19.
Lord Mayor’s Chapel – Verdadeira relíquia arquitetônica em estilo gótico.
Informações: visitbristol.co.uk