Graças à geografia e à atividade vulcânica, águas mornas e ricas em minerais são abundantes em todo o Japão. Assim, banhar-se nos famosos onsens, fontes de águas termais, é um dos aspectos culturais mais antigos do país. E existem milhares deles em todo o país. Inclusive há regiões e cidades inteiras dedicadas a essa cultura. Hakone, na província de Kanagawa, é uma delas.
Os onsens são mundialmente conhecidos por proporcionar uma experiência cultural única, relaxante e com propriedades terapêuticas. Eles são importantes pontos turísticos que proporcionam a oportunidade de vivenciar o melhor da hospitalidade japonesa.
Tradição milenar, os banhos de imersão se tornaram populares durante o período Edo (1615 a 1867) e, atualmente, são oferecidos em spas, resorts, hotéis e pousadas. Podem ser privativos ou públicos – com áreas separadas para homens e mulheres -, em áreas abertas ou fechadas. Porém, geralmente, não é permitido entrar nas águas termais com roupas ou trajes de banho.
Localizada no Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu, Hakone é uma das melhores estâncias termais do arquipélago. Responsável pelo turismo japonês, a Organização Nacional do Turismo Japonês – JNTO apresenta os destaques da região, que também é conhecida como “parque temático onsen”. Hakone está próximo de Tóquio e tem fácil acesso de trem e ônibus.
Localização privilegiada
Hakone fica na base do vulcão Monte Hakone, responsável por aquecer naturalmente as águas que brotam de 17 fontes e abastecem os onsens da região. Há sete cidades onsen e centenas de locais que oferecem a atividade, entre hotéis, resorts, pousadas e ryokans (hospedaria típica japonesa). Os visitantes têm a opção de pernoitar no local ou usar as instalações balneares durante o dia.
Qualidade e variedade de águas termais
As águas de Hakone são naturalmente aquecidas e passam por diferentes áreas geológicas, conferindo a elas propriedades e características diferentes. São cerca de 20 tipos diferentes de águas termais para desfrutar. Entre elas as de água alcalina, que dizem ser boa para aliviar a fadiga e as de água salgada, rica em cloreto de sódio, considerada benéfica para a pele.
Hospedagens emblemáticas para relaxar
Em Hakone há aproximadamente 400 opções de locais para escolher entre grandes hotéis, resorts e ryokans. Na região, se destaca o Hotel Resort Fujiya, na cidade onsen Miyanoshita. Um dos mais antigos do Japão, foi fundado em 1878, e é uma fusão da arquitetura tradicional japonesa com a arquitetura europeia. O hotel possui diversas opções de acomodações, além de um spa de águas termais exclusivo para os hóspedes.
Para uma experiência mais cultural e intimista, na cidade onsen Gora, está o luxuoso ryokan Gora Kadan. A tradicional pousada é um refúgio de águas termais deslumbrante, com quartos com belas vistas, banheiras para relaxar e jardins ao ar livre. O spa do ryokan recebe águas termais medicinais vindas de três nascentes particulares e os visitantes que não estão hospedados no hotel podem desfrutar de um dos pacotes diários, que incluem almoço ou jantar, tratamentos de spa e uso das instalações de banho.
Do banho tradicional ao mais exótico
Verdadeiro parque de diversões para os banhistas, a Hakone Kowakien Yunessun é uma estância termal localizada no centro de Hakone. No local é possível desfrutar dos banhos com vistas do alto da montanha. Além do banho tradicional, os visitantes podem experimentar opções mais exóticas, como os onsens de vinho, de saquê, chá verde e de café. O diferencial do local é que ele oferece áreas para visitantes que desejam se banhar com trajes de banho.
Paisagens naturais e diferentes
Famosa pelas belas paisagens naturais das montanhas, Hakone oferece vista emblemática do Monte Fuji, na costa sudeste do Lago Ashinoko, que pode ser avistado de vários pontos da região. Há passeios de barco pelo lago que garantem a foto perfeita de um dos principais cartões postais do Japão.
Na região também se encontra Owakudani, um vale vulcânico com águas termais ativas e aberturas que expelem gases vulcânicos. O vapor saindo de todos os cantos torna a paisagem bem diferente. No local, é possível ainda experimentar os ovos pretos fervidos nas águas termais, que adquirem a coloração exótica por conta do enxofre das águas. De acordo com a cultura local, comer um ovo pode prolongar a vida.
Pandemia da Covid-19 impõe restrições
Devido à pandemia do vírus Covid-19, as restrições de viagem estão mudando continuamente e se adaptarão conforme a situação evoluir globalmente. A JNTO recomenda visitar seu site para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19.
Foto do destaque: Shutterstock/JNTO
.