O novo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, afirmou que o foco da atual gestão será recuperar a imagem do Brasil no exterior. Assim, quer atrair mais turistas, trazer investimentos e criar empregos no país. O novo comandante da entidade foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 13 de janeiro.
“Após quatro anos de isolamento internacional provocado pela irresponsabilidade do antigo governo, o Brasil retornará ao cenário global para retomar seu papel de protagonista na promoção do diálogo, da cooperação e das questões ambientais e de mudanças do clima. Na Embratur, nossa missão será dar ao turismo brasileiro a relevância que ele merece e que o mundo espera de nós”, explicou Freixo.
Assim, no mesmo dia em que assumiu a presidência da Embratur, Marcelo Freixo anunciou que o primeiro passo será analisar os contratos, as nomeações e promoções feitas pelo antigo governo nos últimos meses de 2022. Para tanto, contará com apoio de órgãos de controle e combate à corrupção, como Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e Advocacia Geral da União (AGU).
“Faremos uma gestão técnica e transparente, com base nas boas práticas do mercado. Vamos retomar o foco em marketing, promoção e apoio à comercialização do Brasil no exterior. Com base em inteligência de dados e big data, parcerias com os setores público e privado, investimentos em inovação, inserção da agenda de sustentabilidade e ações climáticas e foco em resultados”, anunciou.
Promoção do turismo no exterior
Na sua primeira semana à frente da Embratur, o novo presidente pretende se reunir com ministros cuja atuação está diretamente relacionada à modernização das políticas públicas e programas voltados para a promoção do turismo no exterior. Do mesmo modo, Freixo terá encontros com as ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Margareth Menezes (Cultura), Ana Moser (Esportes), Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).
“Além de integrar nossas ações à agenda de política externa e de vários ministérios do governo Lula, retomaremos o diálogo com o mercado e as entidades que desenvolvem ações de promoção internacional. Vamos construir uma Embratur moderna, profissional, eficiente e comprometida com o desenvolvimento sustentável”, concluiu.
Quem é Marcelo Freixo?
O novo presidente da Embratur tem 55 anos, é professor de História e nasceu em São Gonçalo, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. Freixo se elegeu deputado estadual no RJ pela primeira vez em 2006. Disputou a prefeitura carioca por duas vezes, em 2012 e 2016, e o governo do Estado em 2022. Eleito deputado federal em 2018, foi líder da oposição ao governo, o que o levou a ser eleito por duas vezes melhor parlamentar do Brasil no Prêmio Congresso em Foco.