Apaixonados por Fusca têm compromisso marcado no 1° Encontro Brasileiro de VW Clássicos, entre os dias 23 e 25 de agosto, na estância turística de Águas de Lindóia (SP). O evento reunirá modelos clássicos nacionais e internacionais produzidos entre as décadas de 1940 a 1990 com mecânica aircooled (refrigerada a ar). Paralelamente à exposição haverá comodidades para toda a família e atrações como shows ao vivo, praça de alimentação com food trucks e feira de peças e souvenires.
André Takeda, um dos organizadores do evento, tem alguns modelos do carro mais famoso do mundo, além de Kombis e Porsches antigas. O primeiro Fusca veio aos 15 anos de idade como presente do pai, o que foi suficiente para nutrir uma paixão para a vida toda. “Nosso intuito é fazer um verdadeiro museu a céu aberto e reunir colecionadores e admiradores dessa marca tão tradicional”, diz.
Dentre os modelos que já confirmaram presença, alguns são bem raros de encontrar, como o Fusca de 1946, o mais antigo que se tem conhecimento no Brasil, segundo Takeda. Modelos de 1949, 1950 e 1951 também estarão expostos, além daqueles com janela oval e Fuscas nacionais (modelos 1300, 1500, 1600). Outro que promete chamar a atenção do público é o Fusca com quatro portas, apelidado de “Zé do Caixão”, difícil de ser encontrado em bom estado de conservação.
A exposição – Será dividida por modelos e décadas para que o expectador possa ter uma ideia de como o Fusca sofreu alterações ao longo dos anos. Também participarão do evento fabricantes de autopeças e acessórios exclusivos para modelos clássicos da VW, sendo que alguns itens ainda estão na embalagem original. A entrada é gratuita para visitantes e quem quiser expor seu Fusca deve se inscrever no site do evento.
O 1° Encontro Brasileiro de VW Clássicos espera reunir durante os três dias de evento até 50 mil pessoas para conferir, ao todo, mais de 500 veículos clássicos do selo Volkswagen, com o intuito de promover a cultura do antigomobilismo brasileiro e fazer do evento uma referência do gênero no país.
Besouro – o carro do povo
Idealizado para ser o “carro do povo”, o Fusca foi criado antes mesmo do que a própria Volkswagen, marca alemã fundada há mais de 80 anos. A produção começou em 1938 e, desde então, o carro-chefe da VW nunca mais parou de fazer história.
Foi só em 1951 que o “besouro” chegou ao Brasil quando foram importados 30 modelos da Alemanha – a produção nacional começou apenas em 1959. O carro fez tanto sucesso por aqui que entre os anos de 1959 a 1986, durante a primeira fase de produção do modelo, a Volkswagen vendeu mais de 3 milhões de exemplares do Fusca no Brasil.
Serviço
1° Encontro Brasileiro de VW Clássicos
Data: 23 a 25 de agosto
Local: Praça Adhemar de Barros – Águas de Lindóia (SP)
Inscrições: ebvwclassicos.com.br