Por Daniely de Oliveira – Branco, tinto, rosé ou espumante; cabernet sauvignon, tannat, moscato ou chardonnay. Esses são alguns tipos de vinhos e uvas. Em 2021, o Ideal Consulting estima que foram comercializados 489,4 milhões de litros no país. Ou seja, o Brasil não é só o país da cerveja, o vinho vem ganhando espaço nas taças dos consumidores. Pensando nisso, separei 10 destinos para fazer as rotas do vinho no Brasil e exterior:
São Roque (São Paulo)
A menos de 70 quilômetros da capital paulista, São Roque abriga uma vasta opção de adegas e vinícolas pelas três estradas da cidade. A “estrada do vinho” conta com diversos restaurantes e vinícolas, onde é possível colher uvas e provar dos vinhos recém-fabricados, além de fazer roteiros de degustação;
Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul)
O Vale dos Vinhedos fica a 130 km de distância de Porto Alegre e é distribuído entre as cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, que se destaca também pelo contexto cultural, em homenagem ao herói farroupilho, e pela alta gastronomia com forte influência italiana;
Valparaíso e Viña del Mar (Chile)
Próximo a Santiago, a linda capital chilena, as regiões de Valparaíso e Viña del Mar são excelentes opções para conhecer os arredores, aproveitar a boa gastronomia e paisagens, além de visitar as plantações de uvas e degustar diversas opções da fruta.
Mendoza (Argentina)
No interior da Argentina, a cidade é certeira para aprender e provar os melhores vinhos da região. Cercada pela Cordilheira dos Andes, o cenário é paradisíaco, com um tour com história e diversas curiosidades.
Douro (Portugal)
Nossos “primos” portugueses são tradicionais produtores da bebida. Com cidades com ar medieval, a região é encantadora e oferece um enoturismo inesquecível às margens do belíssimo Rio Douro.
La Rioja (Espanha)
A região mais famosa na produção de vinhos espanhóis é roteiro obrigatório para quem vai ao país em busca de conhecer bons vinhos, aliada à boa hospitalidade e excepcional gastronomia.
Toscana (Itália)
Mesmo que você não seja apreciador, essa região italiana é parada obrigatória. Com paisagens bucólicas, o lugar possui incontáveis vinícolas que te transportam para os séculos passados sem que perceba. E nem estou falando da gastronomia inigualável do lugar.
Bordeaux (França)
A belíssima região francesa não poderia faltar. Os viajantes podem provar de vinhos recém-saídos das barricas, unindo à experiência da tradicional culinária local, além de visitar os museus e obras de arte.
Califórnia (Estados Unidos)
Não são somente praias e glamour hollywoodiano que se encontra na Califórnia. Os apreciadores de vinho podem conhecer diversas vinícolas na região, que é responsável por 80% da produção de vinhos dos EUA.
Stellenbosch (África do Sul)
Os vinhos sul-africanos estão se destacando no paladar dos apreciadores, e cidades como Stellenbosch se sobressai pelo enoturismo e seus vastos vinhedos. Nos quatro cantos do país você encontra rotas do vinho para degustar e vivenciar a experiência de caminhar pelas parreiras, participar da colheita e da vindima, conhecer os processos de fabricação e degustar vinhos recém-saídos dos barris.