Recentemente, em sua 43ª assembleia, a Unesco concedeu à Alemanha seu 46º título de Patrimônio da Humanidade. Trata-se da região de Erzgebirge, situada na Saxônia e limítrofe com a República Tcheca, a qual abriga impressionantes montanhas e um passado de exploração de minérios que remonta há séculos.
Erzgebirge é conhecida desde a Idade Média por seus recursos minerais, como prata e estanho. São 800 anos de história cravados em rochas que remontam ao período Paleozoico. Entre as muitas atrações que a região oferece, muitas delas estão intrinsecamente relacionadas à exploração de metais, como passeios por trenzinhos que circulam dentro de antigas minas e visitas a centenárias oficinas de fabricação de objetos produzidos com prata e estanho (como talheres, por exemplo).
Entretanto, fãs de atividades ao ar livre encontram por lá inúmeras possibilidades de lazer. Se, em dias quentes, a dica é caminhar pelos vales e bosques entrecortados por riachos de água cristalina, no inverno o local torna-se um movimentado point para a prática de esqui e outros esportes na neve.
Turismo e artesanato
De acordo com a diretora do DZT – Centro de Turismo Alemão no Brasil, Margaret Grantham, a região recebe, anualmente, 1 milhão de visitantes, os quais respondem por 3 milhões de pernoites. “Esta região montanhosa situada no Leste da Alemanha é um destino turístico famoso para os amantes das caminhadas e dos esportes de inverno. Mas também brilha com suas centenárias locomotivas, construções históricas e por sua cultura que valoriza a produção artesanal em madeira, responsável pela confecção dos tradicionais enfeites natalinos e bonecos de todos os tamanhos e espécies”, diz.
Nesse sentido, ela cita a cidade de Seiffen, que data do período da mineração de estanho na região. Com o declínio dessa atividade, os mineiros passaram a trabalhar com madeira e seus brinquedos torneados e talhados tornaram-se artigo de exportação.
Sobre esse aspecto, Margaret destaca, ainda, a renda de bilros e o entalhe em madeira, muito comum também na cidade de Annaberg-Buchholz. No Museu de Erzgebirge e nas diversas oficinas abertas à visitação é possível encontrar uma vasta variedade de preciosidades artesanais, conhecidas no resto do mundo como Holzkunst Echt Erzgebirge. “A diversidade das figuras de Erzgebirge transportam o público ao mundo da fantasia”, afirma.
Por sua vez, e numa prova de se manter viva a centenária cultura regional, Freiberg é palco das chamadas Bergparaden (Desfile dos Mineiros), que repetem uma tradição medieval reunindo mineradores e artesãos ligados à história de mineração em desfile pelas ruas sinuosas e impregnadas de uma fascinante história escrita entre as montanhas de Erzgebirge.