Oi pessoal, tudo bem? Depois de Paris, Lyon, Reims e Épernay resolvi descer para o sul e falar um pouquinho sobre a tão conhecida Côte D’Azur, ou Riviera Francesa. Sendo assim, hoje é a vez de Cannes no Especial França do TRAVELPEDIA e, semana que vem, da maravilhosa Nice com esticadinha até Mônaco. Já preparou seus óculos de sol? Bora!
No começo de junho decidi passar um final de semana na região tão conhecida por seu glamour e eventos como o Festival de Cannes. O tempo estava bem aberto e agradável, mas acredito que nos meses de julho e agosto seja ainda melhor por conta do verão, no entanto os preços costumam subir bastante.
Eu e meu noivo sabíamos que poderíamos conhecer duas ou três cidades em 2 dias, pois elas tendem a ser compactas e pertinho uma da outra. Pois bem, no sábado fomos à Nice e Mônaco (post da semana que vem!) e passamos domingo em Cannes antes de retornar à Lyon.
A minha dica e recomendação é: não planeje mais de 2 dias em Cannes e, se viável, não se hospede por lá. Apesar de valer a pena a visita (você verá o porquê já já), se trata de um destino de luxo, ou seja, caro! Será mega difícil encontrar restaurantes em conta, hotéis baratos e, até mesmo, passeios que não custem os olhos da cara. Agora, se, diferente de mim, que optei economizar e ficar em Nice, dinheiro não for um problema, você está indo para o local certo e vai curtir muitíssimo.
O que fazer?
Boulevard de La Croisette – É a avenida a mais conhecida de Cannes. Além de abrigar o famoso Palais Des Festivals, possui todos os edifícios, hotéis, lojas e restaurantes mais luxuosos da cidade. A paisagem e a vista são de tirar o fôlego. Aqui vale selfie na praia, na rua, em frentes aos comércios de grifes, no porto… Enfim, tudo é lindo e vai ser difícil escolher seu cenário favorito. E, ir à Cannes e não desfilar pelo Boulevard é não ter vivido o estilo francês local de verdade!
Le Suquet – É o bairro mais antigo e está localizado no Mont Chevalier. O local oferece uma vista deslumbrante sobre o litoral. As ruas são estreitas e íngremes, fazendo total contraste com a Cannes moderna. Os moradores conhecem o Le Suquet como “Vieux Cannes”, que quer dizer “cidade velha”.
Foto: Pixabay
Eglise Notre Dame d’Esperance – No topo do bairro Le Suquet, a igreja foi construída com o intuito de substituir a antiga capela Saint-Anne, concluída em 1627. Apesar do estilo ser gótico, ela se destaca pelas influências renascentistas. A vista que se tem de Cannes através da Eglise é única e incrível. Vale a visita, pois até Napoleão esteve por lá!
Musée de la Castre – Também no bairro Le Suquet, o museu tem coleções únicas de todos os continentes e objetos encontrados na Côte D’Azur há muito anos. Artes primitivas de Himalaya-Tibet, Oceania, América antiga e antiguidades do Mediterrâneo, assim como instrumentos de música do mundo e pinturas de paisagens século 19 estão presentes no acervo. Ah, isso sem contar a vista de 360º que encanta os turistas.
Rue d’Antibes – Conhecido como o centro de compras mais famoso da cidade, a via é “O” point para quem quer fazer compras em lojas de grife e alta costura. Armani, Chanel e Prada são algumas das que estão lá com suas vitrines impecáveis. Mas não se preocupe, há opções mais acessíveis, como H&M e Zara, por exemplo. E, mesmo que seu foco não seja ir às compras, vale o passeio pela beleza da rua. Ah! Aproveite também para uma paradinha estratégica na Ladurée para comer um macaron.
Palais Des Festivals – Quem aqui acompanha as premiações do Festival de Cannes? Pois é nesse local que todas as cerimônias acontecem. Como se trata de um grande ponto turístico é parada obrigatória para quem visita a cidade. Infelizmente, não é sempre que se pode visitar por dentro, mas dá para tirar foto no famoso tapete vermelho onde milhares de celebridades já passaram. Quando fui, um festival de música estava ocorrendo no palácio, então, apenas tive meus cinco minutos de fama nas escadarias. Em frente ao Palais, a calçada da fama francesa ganha mais de 300 assinaturas de grandes músicos e atores, como Angelina Jolie e Meryl Streep.
Îles de Lérins – Há duas ilhas que ficam em frente à Cannes: a Île de Sainte Marguerite e a Île Saint-Honorat. Elas ficam a apenas 15 minutos da cidade e podem ser acessadas através de barcos que saem do quai Max Lauberf. A Île de Sainte Marguerite tem várias trilhas com paisagens paradisíacas e a outra ilha, a Île Saint-Honorat, tem como atrativo as suas capelas. As Îles de Lérins são super estruturadas com restaurantes e lojas, ou seja, pode-se passar o dia lá sem preocupações.
Onde comer e beber?
B.Pub Bar – Apesar de ter como nome a palavra inglesa “pub”, o estilo do bar é totalmente francês. O local serve drinques diferentíssimos e para todos os tipos de gostos – e cada copo vem com uma surpresa diferente. O B.Pub atrai o mais variado público e, é bem legal o encontro de tanta gente diferente em um só ambiente.
Marché Provençal de Cannes – O mercado vende frutas, legumes, carnes, queijos, frutos de mar… Enfim, um verdadeiro paraíso para quem ama a gastronomia francesa. Situado na Cours Masséna, vale uma visitinha básica para degustar e levar para casa alguns produtinhos típicos. Minha dica: vá e prove o socca, uma especialidade que parece com o crepe, mas é mais grosso e feito de farinha de grão-de-bico. É uma opção boa e barata para o almoço.
Lenôtre – Situado na Rue d’Antibes, divide a atenção dos turistas. No térreo, a vitrine da pâtisserie é de ficar babando em suas criações. No andar superior, serve um delicioso almoço, também especializado na culinária francesa e frutos do mar. Apesar do preço, não tão em conta, os pratos são de uma delicadeza e qualidade que vale a pena para um jantar especial.
Minha dica: prove os macarons, eles estão na minha lista de prediletos.
Bom, é isso… Apesar de não ter tantas atrações, Cannes vale a visita pelo glamour, luxo e belíssimas praias. Gostou ou já conhece a cidade e quer compartilhar alguma dica? Comente aqui! Na semana que vem falarei de Nice, pertinho de Cannes e três belle! Fiquem ligados.
See you soon!
Bisous,
Gi
Foto do destaque: Pixabay
-
MATÉRIAS RELACIONADAS:
- E vive la France! Confira a primeira parte de um especial que oh là là!
- Paris, do clichê ao fora do comum
- Restaurantes e dicas gastronômicas em Paris
- Paris para todos: dicas para diferentes tipos de viagens!
- Especial França: Bem-vindo a Lyon!
- Um brinde a Reims e Épernay, em Champagne-Ardenne
- As flores, cores e aromas de Aix-en-Provence
- Um giro por Annecy, a Veneza dos Alpes
- 24 horas em Chamonix, a estação de esqui mais famosa da França
- Por dentro da mairie: como funciona o casamento civil na França