Ícone do site Travelpedia

Especial França: um giro por Annecy, a Veneza dos Alpes

Como já diria o velho ditado popular, tudo que é bom dura pouco. Foi magnifique mas, chegamos ao último destino do Especial França do Travelpedia: a linda Annecy. Situada em Rhône-Alpes, é a cidade francesa mais perto dos Alpes. E, por estar a apenas 150 quilômetros de Lyon, já fui umas 3 ou 4 vezes. É uma uma ótima opção para tranquilo e agradável um bate-volta.

No inverno, Annecy é o point para quem vai ao Mont Blanc, a maior e mais famosa montanha da Europa, para esquiar. Porém, mesmo fora da temporada, sem neve, a cidade segue recebendo franceses e turistas, pois seu lago, gastronomia e história não possuem estação fixa para visitas.

Conhecida como Veneza dos Alpes, a cidade é considerada uma das mais bonitas do continente europeu – ou seja, você TEM que visitar!

O que fazer?

Palais de l’Isle e Vieux Ville

Localizado em Vieux Annecy, o Palais de l’Isle é um dos maiores cartões-postais da cidade. Trata-se de um pequeno forte do século 12 que foi construído sobre uma ilha natural no meio do Canal Thiou, um rio lindo e limpinho que corta o bairro.

O palácio pertenceu aos Condes de Genebra, funcionou como prisão durante toda a Idade Média e Segunda Guerra Mundial e, atualmente, é um museu bem legal que guarda todas essas heranças históricas. Ou seja, vale a visita!

A Vieux Ville de Annecy ganhou fácil meu coração. Eu amo ruelas e prédios medievais e o bairro tem a combinação perfeita entre arquitetura, história e gastronomia.

É um dos lugares mais incríveis que conheci. Entre vias estreitas, encontram-se sorveterias, lojas antiguíssimas, restaurantes deliciosos e pubs escondidinhos debaixo das pontes. Por isso minha recomendação é: perca-se por lá, a experiência é incrível.

Lac d’Annecy

É o segundo maior lago da França e uma das paisagens mais bonitas que já vi por toda a Europa. No inverno, as montanhas cobertas de neve formam um cenário incrível e, no verão, a região vira uma falsa praia – pessoas tomam sol na grama e se banham no rio e vendedores de sorvete param suas barraquinhas por ali.

O lago tem água clarinha e é lindíssimo! Nele, podem-se fazer passeios de barco, pedalinhos e, em certas partes, até esportes radicais e aquáticos. É uma diversão para os turistas e, em dias quentes, para os franceses da região. Se você tiver licença, pode alugar uma lancha para passear pelas margens do Lac d’Annecy, mas se não tiver autorização e sobrar disposição, o passeio de bike ao seu redor é demais e vale muito a pena, mas prepare-se: são 40 quilômetros para dar a volta completa. Uma boa empresa para a locação de bicicleta é a Roul’Ma Poule.

Foto: Gi Ferraz
Château d’Annecy

Uma das maiores atrações culturais é o Castelo de Annecy. Ele foi construído entre os séculos 12 e 16 e foi residência dos Condes de Genebra. Hoje, ele é um museu que guarda muitas peças históricas da época, que vão desde objetos e esculturas até cinema. Além disso, o prédio abriga o Observatório Regional dos Lagos Alpinos que reserva a vista mais bonita da cidade.

Feira de Annecy

Como muitas cidades francesas, Annecy possui uma feira de rua incrível. Ela ocorre três vezes por semana (terças, quintas e domingos) e possui muitas barraquinhas de produtos típicos da região, entre eles os queijos reblochon e tomme de savoie e os bugnes, bolinhos de farinha de trigo fritos e cobertos de açúcar de confeiteiro.

Além das comidas, pinturas, esculturas, joias, antiquarias e outros artesanatos recheiam a feira. Vale a pena dar uma passadinha, mas, se puder, vá durante a semana que é mais tranquilo e menos turístico.

Onde comer?

Taverne Le Freti » É um dos restaurantes mais conhecidos da cidade para comer fondue de queijo e raclette. Eu fui, experimentei e super recomendo o local. Eu provei o clássico fondue Savoyarde que é feito de queijo comte, fribourg, beaufort e emmental. A porção é bem generosa e vem com pão fresco e cortado em cubos. O preço varia dependendo do sabor que você quiser, mas é uma média de € 13 por pessoa. Mesmo me esbaldando no queijo do fondue, fiquei de olho nos raclettes das mesas ao lado (e um dia ainda volto para prová-los!) e pareciam apetitosos também.

L’Estaminet » O estabelecimento vive lotado com mesas reservadas e nomes na espera, mas é por um motivo justo: o seu tartiflette. Típico da região, o prato de forno consiste em lardons, pedaços da carne de porco parecido com toicinho refogados na cebola, misturados com batatas cozidas. No topo, muito queijo regional derretido. Te deu água na boca? Pois você deve ir ao L’Estaminet pra provar essa delícia. Se a vontade for seguir os queijos nos fondues e raclettes, o local também serve por preços bacanas.

The Roster » Desde que fui embora de São Paulo e deixei para trás as hamburguerias gourmets que a cidade oferece que não tinha provado um lanche tão gostoso como o desse lugar. Na França é difícil achar burguers bem feitinhos e com carne suculenta, mas o The Roster cumpriu bem o papel e me fez sentir o gostinho de casa. O filé era alto e bem temperado, o queijo derretido, salada fresquinha e acompanhamentos feitos na casa. Há opções vegetarianas e pães sem glúten para celíacos. O combo do lanche + batata frita ou saladinha de repolho custa € 10.

Le Comptoir du Pain » Perdeu a feira de Annecy, mas ainda quer provar os bugnes? O local vende, e, na minha opinião, são os melhores da cidade. Compre um saquinho e vá bater perna – o passeio ficará ainda mais doce. Além dos bugnes, a casa ainda produz biscoitos amanteigados, sonhos recheados de Nutella… Enfim, poderia descrever uma lista de delícias, mas deixo vocês irem até o local e descobrirem de pertinho o que há de bom. Ah! Vale lembrar que eles ficam abertos de domingo a domingo, ou seja, não tem desculpa para não ir!!!

Bom, é isso! O Especial França no Travelpedia chegou ao fim após oito destinos super diferentes. Se quiser rever algum deles, é só acessar aos links abaixo. Eu agora vou me preparar para minha minha próxima aventura por aqui: CASAR! E em outro país. Algo que depois conto a vocês. Fiquem de olho e me aguardem!

See you soon!

Bisous,

Gi

Fotos arquivo pessoal e Pixabay
MATÉRIAS RELACIONADAS:
► Especial França – Parte 1https://travelpedia.com.br/e-vive-la-france-confira-a-primeira-parte-de-um-especial-que-oh-la-la/
► Parte 2https://travelpedia.com.br/paris-do-cliche-ao-fora-do-comum/
► Parte 3https://travelpedia.com.br/especial-franca-restaurantes-e-dicas-gastronomicas-em-paris/
► Parte 4: https://travelpedia.com.br/paris-para-todos-dicas-para-diferentes-tipos-de-viagens/
Parte 5https://travelpedia.com.br/especial-franca-bem-vindo-a-lyon/
Parte 6https://travelpedia.com.br/especial-franca-um-brinde-a-reims-e-epernay-em-champagne-ardenne/
Parte 7https://travelpedia.com.br/especial-franca-chega-a-cote-dazur-e-fala-sobre-cannes/
Parte 8: https://travelpedia.com.br/6686-2/
Parte 9: https://travelpedia.com.br/especial-franca-as-flores-cores-e-aromas-de-aix-en-provence/
Sair da versão mobile