Ícone do site Travelpedia

Espetáculo em teatro de Berlim tem figurino desenhado por Jean Paul Gaultier

Pompa, glamour, brilho e muito mais são sempre corriqueiros nos shows que ocorrem no tradicional Friedrichstadt-Palast, em Berlim. A casa, que é um dos cabarés mais famosos da cidade estreia no outono deste ano um novo espetáculo, o The One.

A encenação ocorre em um teatro antigo e se desenvolve a partir da imaginação de um jovem sonhador. O destaque fica por conta do figurino, cuja criação esteve a cargo de ninguém menos que o famoso estilista francês Jean Paul Gaultier. Três artistas brasileiros participam do espetáculo.

Na trama, um teatro abandonado, ligado à tradição dos teatros de revista, é despertado do seu sono profundo por uma festa underground. Um jovem convidado se deixa levar pela aura peculiar do espaço e, sonhando acordado, vê o presente se fundir com o luxo e glamour de tempos passados. Enquanto tudo à sua volta se dissolve, voa e gira – até mesmo o chão sob seus pés se abre –, o homem se dá conta de qual alicerce está procurando em sua vida: aquela pessoa que para ele significa tudo, “The One.

O trabalho em conjunto com o designer de moda Jean Paul Gaultier era um sonho de longa data não só no Palast, mas também para o próprio estilista. Nos ambiciosos e espetaculares croquis elaborados especialmente para a produção teatral, tornam-se perceptíveis o gênio de Gaultier e a sua paixão por grandes espetáculos.

“Para mim são vários sonhos se tornando realidade. O primeiro teatro de revista para o qual desenho figurinos tem lugar em Berlim. Esta cidade definiu o espetáculo de cabaré dos anos 1920, e o Palast é um lugar com uma história rica e cheia de reviravoltas, que se reinventou múltiplas vezes. Eu me sinto lisonjeado e honrado de poder fazer parte dessa produção”, afirma Gaultier sobre sua colaboração.

Desta vez, o ponto alto técnico é a construção do chão do palco, uma espécie de tablado movediço, que pode se abrir ao meio e dar vazão a ilusões típicas de sonhos, como a de se esvair ou de perder o chão sob os pés. Sob o tablado, toda a área do palco fica debaixo d’água – não mais nos reservatórios de água retráteis que ficavam sob o palco em 1984, quando o Teatro foi reconstruído, mas em um novo reservatório, muito maior.

No “The One Grand Show”, mais de 100 artistas, do Brasil e de outros 25 países, proporcionam aos convidados um sonho de êxtase e poesia. A estreia mundial está marcada para o dia 6 de outubro, mas apresentações prévias acontecem a partir de 22 de setembro. Os ingressos estão disponíveis no site: www.palast.berlin

Foto: Divulgação
Sair da versão mobile