Com início nesta quinta-feira, dia 10/12, a exposição “Arte em Campo”, promovida pela Concessionária Allegra Pacaembu. Serão mais de 20 galerias de arte entre as mais relevantes do País! A mostra possibilitará ao público contemplar gratuitamente obras de arte espalhadas por todo o complexo do estádio, incluindo arquibancadas, quadras de tênis, piscina e o próprio campo de futebol.
A exposição “Arte em Campo” é o último evento a ser realizado no espaço antes do início das obras de modernização. E, por ser totalmente ao ar livre, se mostra como uma opção cultural oportuna em tempos de pandemia. A mostra também aproveita para dar ao público a oportunidade de se despedir do “Tobogã”, a arquibancada construída nos anos 60, ao convidar artistas para fazerem uma intervenção na estrutura antes de sua demolição que dará espaço a um moderno complexo.
Os visitantes poderão contemplar obras de artistas como Ernesto Neto, Héctor Zamora, José Spaniol, Laura Vinci e Laerte Ramos. Este último contribui com um dos destaques da mostra, uma obra (foto do destaque) formada por 256 esculturas em cerâmica, que reproduzem 128 pares de tênis, e fazem as vezes do público que costumava lotar as arquibancadas do Pacaembu, e hoje está vazio aguardando o retorno das atividades.
“As esculturas hiper realistas em cerâmica formam uma coleção de calçados intitulada OFF, apresentando além dos pares de tênis a própria ausência humana, uma reflexão com mais potência.”, comenta o artista. Que também participa com a instalação “Baixa Temporada”, conjunto de nove esculturas também em cerâmica, que copiam cupinzeiros e estão espalhados pelo gramado do campo.
O evento é uma ótima oportunidade pra olhar o complexo por uma outra ótica, como um museu a céu aberto. Aumentando a expectativa pela reabertura antes mesmo do início das obras. É sem dúvida um “até breve” honroso para o Pacaembu.
O evento vai até o dia 17 de dezembro e as visitas devem ser agendadas através do aplicativo Sympla. Será aceita a entrada de apenas 10 pessoas a cada 10 minutos, para evitar aglomerações, e o uso de máscaras é obrigatório.