O próximo dia 25 de agosto será de festa para o país, afinal de contas seu sistema de parques nacionais celebrará seu primeiro centenário. Considerado “a melhor ideia dos Estados Unidos”, por representar a primeira decisão feita por qualquer nação para conservar a terra dessa maneira, a fim de proporcionar lazer e proteção ao público.
Apesar de celebrar os 100 anos que se passaram, a comemoração será focada pensando no futuro. Trata-se de dar início a um segundo século fazendo um convite a todos para visitar essas maravilhas da natureza. Tanto é que foi lançada uma campanha cuja ideia é conectar as pessoas a estes ícones naturais. Com isso aqueles que já conhecem e amam os parques, bem como a próxima geração de visitantes podem aderir ao movimento FindYourPark.com e usar a hashtag #FindYourPark em suas mídias sociais.
O Serviço Nacional de Parques e Fundação Parque Nacional estão trabalhando junto a parceiros e partes interessadas para garantir que o centenário seja mais que um mero aniversário. Por isso a ação que visa incentivar as pessoas em todos os lugares a abraçarem oportunidades de explorar, aprender, ser inspirado ou simplesmente se divertir em algum dos 407 parques nacionais, bem como entender como funcionam os programas de preservação e o impacto que eles trazem para a comunidade.
Fundado em 1916, o Serviço Nacional de Parques foi criado para gerir e expandir as belezas naturais norte-americanas e torná-las acessíveis a todos: cidadãos americanos ou turistas. Até então, apenas Yellowstone (Wyoming, Montana, Idaho), as Montanhas Rochosas (Colorado) e o Grand Canyon (Arizona) eram considerados parques nacionais e monumentos. Dá para acreditar? Ok, estes seguem sendo parte dos Top 10 mais visitados, mas há muitos outros a se explorar, como é o caso do queridinho Yosemite (Califórnia), Grandes Montanhas Fumegantes (Tennessee, Carolina do Norte), Olímpico (Washington), Zion (Utah), Grand Teton (Wyoming), Acadia (Maine), Glacier (Montana) e o Denali, no coração do Alasca que ilustra essa matéria e tem a montanha mais alta da América do Norte. Lindo, não?
Foto: National Park Service