A exposição fotográfica “Sé: Catedral, Praça e Marco” é uma imersão na história de São Paulo e sua evolução. Iniciando em 15 de agosto, a mostra acontece na própria Catedral da Sé, com entrada gratuita. Portanto, com 115 fotos de renomados fotógrafos do último século, a exposição é um marco na preservação da memória paulistana.
Primeiramente, a exposição é uma viagem no tempo. Além disso, destaca desde a transformação da Praça da Sé até a construção da catedral, que completa 70 anos em 2024. Assim, as obras, que começaram em 1912, são retratadas por imagens inéditas dos operários que ergueram a igreja. Ou seja, essas fotos, jamais vistas pelo público, revelam detalhes impressionantes da edificação e a grandiosidade da obra.
Porém, entre os destaques, a fotografia mais antiga, capturada por Militão Augusto de Azevedo, mostra o antigo Largo da Sé, em 1862. É uma das primeiras imagens da cidade. Essa área, que abrigava a primeira catedral em estilo barroco, foi transformada em uma praça oito vezes maior após 50 anos.
Praça da Sé
A Praça da Sé, cenário de importantes eventos históricos como a Revolução de 1932 e o comício das Diretas Já em 1984, é outro tema central da mostra. As imagens, dispersas em arquivos públicos e privados, foram reunidas pela primeira vez, oferecendo um panorama completo da evolução da cidade.
Entretanto, além das fotografias impressas, a exposição oferece ao público uma nova forma de interação com a Catedral. Assim, dispositivos ópticos instalados no local permitem observar detalhes das esculturas e vitrais a até 30 metros de altura, normalmente invisíveis a olho nu.
A expografia, que utiliza divisórias transparentes e suportes para textos, dialoga com o espaço da catedral, propondo novas formas de observação. Por fim, a exposição fotográfica também apresenta uma instalação com rochas e minérios usados na construção da catedral, lado a lado com imagens de sua escultura no início do século 20.
SERVIÇO
Exposição “Sé: Catedral, Praça e Marco”
Local: Catedral da Sé
Endereço: Praça da Sé
Quando: 15 de agosto a 17 de novembro de 2024.
Horário: Das 10 às 17 horas.
Ingressos: Entrada gratuita.
Foto do destaque: Catedral da Sé (Pixabay)
Veja também: Conheça a centenária cripta da Catedral da Sé