A partir desta semana, o público não paga nada para visitar a exposição temporária Futebol de Brinquedo, em cartaz no Museu do Futebol. É isto mesmo: de terça a domingo, das 9h às 18h, todas as pessoas poderão acessar de graça a mostra, que propõe um mergulho afetivo na história dos brinquedos analógicos inspirados no esporte mais popular do Brasil.
Atualmente, o Museu do Futebol está passando por uma grande obra de renovação de sua exposição principal. Assim, ela voltará com novidades no primeiro semestre de 2024. Até lá, ficará fechada à visitação. Mesmo assim, o passeio continua valendo. Portanto, para conferir a imponência da fachada do Estádio do Pacaembu e garantir uma selfie no mais conhecido cartão postal esportivo de São Paulo; bem como visitar a exposição Futebol de Brinquedo, que apresenta itens raros e inusitados que fizeram parte da infância de muita gente.
Fazem parte da mostra peças como Aquaplay, Pregobol, Super Trunfo, bonecos e bonecas, mascotes das Copas do Mundo FIFA e, é claro, muitos times de futebol de botão. Há também figuras da Betty Boop, Smurfete, Mickey Mouse, Snoopy e Fofolete vestidos com a camisa da Seleção Brasileira, além de minicraques – incluindo a recém-lançada jogadora Debinha – e os bonecos Funko.
Programação cultural variada
Além da visitação gratuita na Futebol de Brinquedo, o Museu do Futebol oferece uma programação cultural variada na área externa. São atividades organizadas pelo time do educativo e também brincadeiras como futmesa, futebol de botão e outras atividades. Para saber a programação completa, acesse aqui e também o Instagram do Museu do Futebol.
O Museu do Futebol e sua exposição principal foram inaugurados em 2008 e desde, então, este será o primeiro grande processo de renovação. Para ficar ainda mais emocionante, tecnológico e diverso a renovação, atualização da exposição principal vai acontecer por seis meses. Assim, as mudanças envolvem a atualização do parque tecnológico, a reformulação da expografia, com a inclusão de novas instalações e experiências, além da revisão do conteúdo.
Por fim, um dos destaques será a maior presença do futebol de mulheres, dos torcedores e de outros “futebóis” – ou seja, modalidades e práticas diversas protagonizadas por pessoas comuns, em todo o Brasil. Além disso, o museu passa a reverberar temas que se tornaram prementes no mundo do futebol nas duas últimas décadas, como a diversidade, a inclusão e a questão racial.
SERVIÇO
Museu do Futebol – Exposição Futebol de Brinquedo
Em cartaz até abril de 2024
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Entrada gratuita
O estacionamento é em via pública e funciona pelo sistema da Zona Azul, um cartão custa R$ 6,08/três horas.
Próximos às estações Paulista (Linha 4 – Amarela) e Clínicas (Linha 2 – Verde)
Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Acesse a programação cultural, clicando aqui .