Imagine-se mergulhando no passado e vendo de perto não um, mas 25 dinossauros em tamanho real, a uma distância assustadoramente próxima, ouvindo suas respirações e grunhidos e vivenciando, por alguns momentos, a rotina desses gigantes pré-históricos. Essa “realidade”, antes possível apenas na sutilidade de uma sessão de cinema em 3D, é possível de ser vivenciada na exposição “O Mundo dos Dinossauros”.
Os dinos estão alocados em um recorte da Mata Atlântica em uma área dentro do Parque Zoológico de São Paulo, na alameda Lobo. Esses animais da era Mesozoica ocupam um espaço de 3 mil m² em meio à natureza viva, como a que eles habitavam há 65 milhões de anos, quando foram extintos. Tiranossauro Rex, Pterodátilos, Mamenquissauro e outros estão posicionados no mesmo local onde, por conta da preservação ambiental, vivem diversas espécies da era atual, a Cenozoica. Dinossauros robotizados e animais de vida livre, como tucanos, pica-paus, sabiás, tatus, macacos bugios, bichos-preguiça e lagartos teiús convivendo no mesmo espaço.
Parece surreal, mas não é, e desde setembro de 2014, quando “O Mundo dos Dinossauros” chegou ao zoológico, milhares de pessoas já se encantaram com a mais incrível e tecnológica exposição do tipo já disponível no Brasil.
As réplicas de dinossauros parecem reais, e algumas chegam a oito metros de altura e a até 25 metros de comprimento. Há ainda réplicas de fósseis. A visita começa dentro do zoológico, em uma área isolada dos outros animais, dando a quem optar por fazer o passeio pré-histórico uma sensação ainda mais próxima da atmosfera jurássica. Há também cinema em quatro dimensões para os visitantes e dois novos robôs de dinossauros, novidade para as férias de junho, sendo um deles um Tiranossauro Rex que sai de uma vasta e densa vegetação de forma totalmente inusitada, com seus dentes enormes e afiados.
Serviço
Local: Av. Miguel Stefano, 4.241 – Água Funda.
Horários: segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.
Informações: 11/ 5073-0811
Fotos: FernandoBattistetti