Um violão autografado por Elvis Presley outro por Jimi Hendrix em pleno Woodstock, bem como um meteorito de 13 bilhões de anos são apenas alguns dos itens que compõe a coleção de 100 peças reunidas na exposição gratuita Relíquias do Mundo em cartaz no shopping Eldorado, zona oeste de São Paulo.
O acervo que deu origem à mostra é do colecionador João Muniz Júnior e é a oportunidade para que os visitantes conheçam itens raros em diferentes segmentos como música, entretenimento, esportes, astronomia e história. “Os objetos mostram um pouquinho das curiosidades que envolveram celebridades como Muhammad Ali e Pelé. Além de visualizar os itens raros e se emocionar, o visitante pode tirar fotos e compartilhar a experiência”, explica Tom Abrão, produtor da exposição.
Para os fãs de música, um dos destaques é a guitarra especialmente autografada pela cantora Amy Winehouse, em 2007, para a exposição. A cantora londrina, falecida em 2011 e que tinha como marca registrada a voz potente e o estilo eclético que passa pelo soul, jazz e ska, foi vencedora de cinco Grammy Awards.
Outro item que faz parte da coleção é o ingresso do último show do cantor Elvis Presley, marcado para o dia 26 de agosto de 1977. O show seria realizado em Las Vegas, mas não chegou a acontecer, já que o cantor faleceu 10 dias antes.
Televisão & Cinema
Na seção dedicada à TV e a sétima arte, os visitantes podem encontrar diversos objetos raros como a garrafa usada na série “Jeannie é um gênio”, autografada por todo o elenco, além do famoso tênis utilizado por Marty McFly em “De Volta Para o Futuro”. Para quem curte Star Trek e Star Wars, objetos originais também não faltam, incluindo o simpático robô R2D2 que, a qualquer hora, pode ser visto passeando pelo shopping.
“É interessante que a exposição contempla objetos que, de alguma forma, marcaram uma geração. Exemplo disso é que estão expostos o escudo assinado pelo Capitão América (Chris Evans), Soldado Invernal (Sebastian Stan), Agente Carter (Hayley Atwell) e Falcão (Anthony Mackie). Além disso, clássicos como ‘Os Caças-Fantasma’, ‘Viagem ao fundo do mar’ e a série dos anos 1960 do Batman também fazem parte do que o visitante irá encontrar”, diz o produtor da exposição.
A mostra contempla, ainda, um remo utilizado na cenografia do filme Titanic e um kit composto por um baralho e fichas usadas no filme 007 – Cassino Royale, autografado pelo ator Daniel Craig.
Astronomia
Já os apaixonados por astronomia vão ter acesso a três meteoritos encontrados no estado americano do Kansas, na Bielorússia e na Sibéria – este último com tem 13 bilhões de anos, tendo chegado à Terra logo depois Big Bang.
Outras curiosidades são o pedaço da Apollo II, a missão que levou o homem à Lua, e um macacão utilizado por um astronauta da NASA em missão espacial. “São peças raríssimas e que, dificilmente, seriam encontradas em museus de ciências pelo mundo”, ressalta Tom Abrão.
Militaria
A exposição Relíquias do Mundo também conta um pedaço da Primeira e Segunda Guerra. Entre as peças expostas estão um pedaço de uma nave nazista, capacetes utilizados por soldados nas duas edições e um capacete utilizado por um piloto da Guerra das Coreias. Pedras da batalha de Iwo Jima, com sangue dos soldados americanos, uma bandeira capturada do exército japonês assinada por todo o batalhão são peças que impressionam o visitante.
Esporte
Para os fãs de esporte, destaque para a bola autografada por Earvin “Magic”Johnson e também um capacete de futebol americano assinado por Walter Payton, running back lendário do Chicago Bears.
Destaque ainda para uma luva autografada e um roupão utilizado por Mohammad Ali, o maior boxeador de todos os tempos, e a réplica da Taça Jules Rimet. “Essa taça ficou em definitivo com o Brasil depois do tricampeonato de 1970, entretanto foi roubada e nunca mais achada”, conta Abrão.
História
O primeiro aparelho de reprodução de som, um fonógrafo fabricado por Thomas Edison, com mais de 110 anos, com cilindros de cera é uma raridade que se encontra na exposição. Um pedaço do muro de Berlim e até uma mini-guitarra autografada pelo ex-presidente americano Jimmy Carter estão na mostra.
“Todas as peças tem uma história, todas as peças são autênticas e oficiais. Poucos museus no planeta podem ter a chance de ter uma coleção tão variada quanto a Relíquias do Mundo”, enfatiza o produtor da exposição.