Ícone do site Travelpedia

Exposição traz relíquias do mundo a São Paulo

Um violão autografado por Elvis Presley outro por Jimi Hendrix em pleno Woodstock, bem como um meteorito de 13 bilhões de anos são apenas alguns dos itens que compõe a coleção de 100 peças reunidas na exposição gratuita Relíquias do Mundo em cartaz no shopping Eldorado, zona oeste de São Paulo.

O acervo que deu origem à mostra é do colecionador João Muniz Júnior e é a oportunidade para que os visitantes conheçam itens raros em diferentes segmentos como música, entretenimento, esportes, astronomia e história. “Os objetos mostram um pouquinho das curiosidades que envolveram celebridades como Muhammad Ali e Pelé. Além de visualizar os itens raros e se emocionar, o visitante pode tirar fotos e compartilhar a experiência”, explica Tom Abrão, produtor da exposição.

Para os fãs de música, um dos destaques é a guitarra especialmente autografada pela cantora Amy Winehouse, em 2007, para a exposição. A cantora londrina, falecida em 2011 e que tinha como marca registrada a voz potente e o estilo eclético que passa pelo soul, jazz e ska, foi vencedora de cinco Grammy Awards.

Outro item que faz parte da coleção é o ingresso do último show do cantor Elvis Presley, marcado para o dia 26 de agosto de 1977. O show seria realizado em Las Vegas, mas não chegou a acontecer, já que o cantor faleceu 10 dias antes.

Televisão & Cinema

Na seção dedicada à TV e a sétima arte, os visitantes podem encontrar diversos objetos raros como a garrafa usada na série “Jeannie é um gênio”, autografada por todo o elenco, além do famoso tênis utilizado por Marty McFly em “De Volta Para o Futuro”. Para quem curte Star Trek e Star Wars, objetos originais também não faltam, incluindo o simpático robô R2D2 que, a qualquer hora, pode ser visto passeando pelo shopping.

“É interessante que a exposição contempla objetos que, de alguma forma, marcaram uma geração. Exemplo disso é que estão expostos o escudo assinado pelo Capitão América (Chris Evans), Soldado Invernal (Sebastian Stan), Agente Carter (Hayley Atwell) e Falcão (Anthony Mackie). Além disso, clássicos como ‘Os Caças-Fantasma’, ‘Viagem ao fundo do mar’ e a série dos anos 1960 do Batman também fazem parte do que o visitante irá encontrar”, diz o produtor da exposição.

A mostra contempla, ainda, um remo utilizado na cenografia do filme Titanic e um kit composto por um baralho e fichas usadas no filme 007 – Cassino Royale, autografado pelo ator Daniel Craig.

Astronomia

Já os apaixonados por astronomia vão ter acesso a três meteoritos encontrados no estado americano do Kansas, na Bielorússia e na Sibéria – este último com tem 13 bilhões de anos, tendo chegado à Terra logo depois Big Bang.

Outras curiosidades são o pedaço da Apollo II, a missão que levou o homem à Lua, e um macacão utilizado por um astronauta da NASA em missão espacial. “São peças raríssimas e que, dificilmente, seriam encontradas em museus de ciências pelo mundo”, ressalta Tom Abrão.

Militaria

A exposição Relíquias do Mundo também conta um pedaço da Primeira e Segunda Guerra. Entre as peças expostas estão um pedaço de uma nave nazista, capacetes utilizados por soldados nas duas edições e um capacete utilizado por um piloto da Guerra das Coreias. Pedras da batalha de Iwo Jima, com sangue dos soldados americanos, uma bandeira capturada do exército japonês assinada por todo o batalhão são peças que impressionam o visitante.

Esporte

Para os fãs de esporte, destaque para a bola autografada por Earvin “Magic”Johnson e também um capacete de futebol americano assinado por Walter Payton, running back lendário do Chicago Bears.

Destaque ainda para uma luva autografada e um roupão utilizado por Mohammad Ali, o maior boxeador de todos os tempos, e a réplica da Taça Jules Rimet. “Essa taça ficou em definitivo com o Brasil depois do tricampeonato de 1970, entretanto foi roubada e nunca mais achada”, conta Abrão.

História

O primeiro aparelho de reprodução de som, um fonógrafo fabricado por Thomas Edison, com mais de 110 anos, com cilindros de cera é uma raridade que se encontra na exposição. Um pedaço do muro de Berlim e até uma mini-guitarra autografada pelo ex-presidente americano Jimmy Carter estão na mostra.

“Todas as peças tem uma história, todas as peças são autênticas e oficiais. Poucos museus no planeta podem ter a chance de ter uma coleção tão variada quanto a Relíquias do Mundo”, enfatiza o produtor da exposição.

SERVIÇO
Local – Shopping Eldorado / Piso – L3
A exposição Relíquias do Mundo tem entrada gratuita e funciona todos os dias de segunda a sexta das 14h às 22h. Sábado 10h às 22h. Domingos e feriados das 14h às 20h.
Fotos: divulgação/ Diamond
Sair da versão mobile