Recentemente o TRAVELPEDIA utilizou o Expresso Aeroporto para chegar ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. É comum criticarmos o serviço de transportes da cidade de São Paulo – e motivos não faltam para as críticas -, mas, nesse caso, cabe elogiar a eficiência e o custo-benefício do trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
O Expresso Aeroporto liga a Estação da Luz, na capital paulista à estação Aeroporto-Guarulhos. Cabe destacar que o serviço é conectado com o metrô paulistano – Linha 1 (Azul) e Linha 4 (Amarela) – e com os trens da CPTM – Linha 7 (Rubi) e Linha 11 (Coral). A viagem custa apenas R$ 4,40.
Na Estação da Luz o Expresso Aeroporto tem saídas a cada hora na plataforma número 5, sendo o primeiro às 5h e o último à meia-noite. O trem possui condicionado e compartimentos para bagagens. O tempo do percurso é de 35 minutos e há apenas uma parada na estação Guarulhos-CECAP antes de chegar ao GRU Airport. No sentido inverso o trem faz paradas nas estações Guarulhos-CECAP e Brás, que faz integração com a Linha 3 (Vermelha) do metrô.
A parte ruim é que o Expresso Aeroporto não deixa os passageiros nos respectivos terminas, sendo necessária uma conexão através de um ônibus circular gratuito. Mas não é nada que inviabilize o serviço. Normalmente o ônibus já está à espera dos passageiros que desembarcam do Expresso Aeroporto. Os veículos saem a cada 15 minutos e o trajeto leva maios ou menos 10 minutos. Há ônibus que levam para o terminal 2 e um outro para os terminais 1 e 3. É bom prestar atenção!
Mas a avaliação do serviço é positiva, além de muito econômica. O Expresso Aeroporto é ideal para quem viaja apenas com bagagem de mão ou com mala não muito grande. Basta se programar e sair com tempo para evitar estresse.