A segunda edição do Expresso Bier Fest – Festival de Cervejas Artesanais, realizado entre os dias 29 de abril e 1º de maio, em Atibaia, distante 52 quilômetros da capital paulista, recebeu cerca de 5 mil pessoas. O evento, que aconteceu na Estação Atibaia, espaço com mais de 220 mil m² e integração com a natureza, reuniu cervejarias artesanais e microcervejarias de São Paulo.
A exemplo da primeira edição, em novembro passado, nesta, além de produtores de cerveja artesanal, o festival teve food trucks – Linguiçaria Colonial Bragança, Paulistana Doces, Norvik, Cozinha com Z, Magrela Food Bike, entre outros; shows ao vivo com as bandas Texas Blue, Reprisa Inédita, Diego Leon, Banda 1986, Old Chevy, Atrama, Black Ferry e Blis; e um espaço especial para as crianças com monitores que comandaram oficinas de música e brincadeiras educativas enquanto os pais degustavam as cervejas.
Diferente de alguns festivais mais técnicos, que acontecem em outras cidades, o Expresso Bier Fest visa conquistar o público leigo, pessoas que gostam de beber cerveja. Durante os três dias de evento, além de provar os diferentes tipos da bebida, o público presente também elegeu a melhor do festival. O primeiro lugar ficou com as duas cerveja produzidas pela Schmitz- Zandová: a “Irish Red Ale Thunderbolt” e a “Weizenbier Flug”. Em segundo, ficou a “Weiss” da Pedra Grande e, em terceiro, a Bragantina com a “Red IPA com eucalipto”.
Esta edição do evento revelou novos rótulos de cervejas artesanais e de microcerejarias do interior paulista. Também mostrou cervejas premiadas como a “AAA Hop Power” da novata Caverna, uma America Amber Ale mais lupulada que ganhou recentemente medalha de prata no Festival Brasileiro de Cerveja; da Dama Bier (Piracicaba), “American Larger”, “Imperial Coffee IPA Fellas”, “Extra Special Bitter –ESB”, “Muchen”, “Foreing Extra Stout” e “Heffe Weiss”, todas premiadas internacionalmente; e da Sauber Beer (Mogi Mirim), a “Pumpkim”, que está entre as 100 melhores cervejas do Brasil.