Viajar é uma experiência emocionante, mas descobrir que sua bagagem desapareceu pode transformar essa jornada em um pesadelo. De acordo com o “2023 Baggage IT Insights”, o extravio de bagagem globalmente quase dobrou de 2021 para 2022, atingindo um índice de 7,6% a cada mil passageiros. Percentual 74,7% superior ao registrado em 2021.
Em momentos de extravio, ter um seguro-viagem é crucial. O CEO do Affinity Seguro Viagem, Marilberto França, destaca que todos os planos internacionais da empresa incluem essa cobertura, proporcionando aos turistas tranquilidade e suporte em situações adversas. “Todos os nossos planos internacionais já possuem essa cobertura. Ou seja, caso ocorra um problema deste tipo, o turista terá mais tranquilidade para resolver a questão sabendo que poderá contar com o suporte da seguradora”, ressalta.
Desvendando o extravio de bagagem
Sobre os motivos dos extravios, a maior parte ocorreu no momento da troca de aviões, durante conexões aéreas. Especialmente nas viagens internacionais. Em 2022, 42% das ocorrências foram por atraso no momento da transferência. Além disso, a falha no carregamento também é apontada como responsável pelo extravio de bagagens, representando 18% do total.
Desmistificando o seguro-viagem
Para esclarecer a importância do seguro-viagem, o Affinity preparou um Q&A (Questions & Answers, que em português significa Perguntas e Respostas) – com as principais questões que permeiam o tema. Confira:
- Responsabilidade da companhia aérea – A empresa é responsável pela bagagem do momento do despacho até a entrega. Além disso, qualquer problema deve ser comunicado imediatamente.
- Extravio de bagagem no destino – Em caso de mala não recebida, não saia da área de entrega. Procure um funcionário da companhia aérea, obtenha um documento de irregularidade e contate a Central 24 horas do Affinity.
- Reembolso por demora na bagagem – Após 6 horas do registro do P.I.R, o passageiro pode acionar o benefício de reembolso. Que pode variar conforme o plano contratado, a partir de US$ 200.
- Itens de primeira necessidade – Produtos de higiene pessoal e roupas são considerados. O reembolso está limitado ao valor do Capital Segurado e requer notas fiscais.
- Comunicação com a Central 24 horas – Todo processo, incluindo compras e registros, deve ser informado à Central para facilitar o processo de reembolso.
- Prazos legais – Conforme a Lei n.8.078/90 e Resolução 400/2016 da Anac, os prazos são de 7 dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais.
- Mala perdida – Caso a mala seja considerada perdida, o passageiro deve contatar a companhia aérea primeiro. E em seguida enviar os documentos necessários para o seguro-viagem, que realizará o reembolso em até 30 dias.
Investir em tranquilidade
Por fim, aumentos alarmantes de extravio de bagagem destacam a importância do seguro-viagem. Portanto, com o Affinity, viajantes podem desfrutar de sua jornada com a certeza de que, em caso de imprevistos, terão o respaldo necessário para minimizar transtornos.
Foto do destaque:
Veja também: Affinity é eleito entre os 10 melhores seguros-viagens do país