Pratos árabes com gostinho de comida da vovó. Esse é o clima do Farabudd, tradicional restaurante árabe de Moema, zona sul de São Paulo. A tradição das famílias Farah e Abbud, de descendências síria e libanesa, dá corpo à cozinha do restaurante.
Fundado em 2002, o restaurante tem cara de bistrô árabe, ambiente minimalista, com apenas 16 mesas e uma varandinha acolhedora, o Farabbud é, desde a sua inauguração, ponto disputado pelos paulistanos. Ingredientes de qualidade e “receitas de gaveta” compõem a fórmula de sucesso da casa. Não faltam receitas secretas da vovó Júlia Abbud, como o Falafel à Bulino (bolinho crocante à base de grão-de-bico e favas, acompanhado de salada de folhas verdes, rabanete e molho de gergelim) e a Sopa Heríce (exótica sopa de trigo libanês em grão, com filé de frango desfiado, cebola corada na manteiga acrescida e pimenta síria).
Kafta, kibes, charutinhos, esfihas de massa fininha e folhada, falafel crocante fazem parte dos clássicos do Farabbud. O pão sírio de massa feita na casa e o pão saj, finíssimo e temperado com zátar, são boas pedidas para começar a refeição e combinam bem com o quarteto de pastas composto de hommus, coalhada seca, babaganoush e mahamara. Outra boa opção de entrada, que vale por uma refeição, é o Trigo Frique, mistura de trigo grosso, peito de frango desfiado e carne moída coberta com coalhada fresca e hortelã.
Dentre os pratos, há sugestões como os Charutos de Folha de Uva (enroladinhos de folhas de uva com recheio de arroz e carne moída), acompanhados de arroz de lentilha com cebola dourada ou o Arroz Cherry (arroz branco com macarrão libanês chamado de “cabelo de anjo frito”). Para os vegetarianos, destacam-se o Kibe Vegetariano (mix de abóbora e trigo, recheado de alho-poró e queijo cottage, salpicado com palitos de amêndoas coradas na manteiga e servido com espaguete de pupunha, salteado com tomate, cebola e pimenta síria) e o enroladinho de folha de couve recheado de arroz e grão-de-bico.
Como sobremesa, o Chocolamour com bastante calda de chocolate, farofa doce e chantili é o campeão de pedidos. Mas há também os clássicos como o libanês Malabie (manjar branco perfumado, feito com misky e geleia de pedaços de damasco turco) e os tradicionais doces folhados com nozes, castanhas, damasco e natas.
Informações: farabbud.com.br
Fotos: Divulgação