Neste mês de março (dia 25) o hotel Fazenda Capoava, pertinho de Itu (SP), celebra 17 anos. No entanto, a história da propriedade em si é muito mais antiga: meados de 1750. Com quase 270 anos de tradição, o casarão, construído em taipa de pilão, vivenciou períodos como os ciclos da cana de açúcar e do café. Aliás, vale ressaltar que, um dos destaques do empreendimento é justamente seu patrimônio histórico e cultural, visíveis no fato que as construções edificadas pelos colonos italianos continuam de pé, compondo as atuais opções de hospedagem.
Aliás, tal cuidado com a preservação vai além da charmosa sede, antiga residência dos proprietários e de arquitetura bandeirista. Dentre as atrações do hotel – e fonte de estudo e pesquisa – está o Espaço Memória Capoava que reúne grande acervo sobre a fazenda que, de certa forma, ajuda a contar importantes capítulos da história do Brasil.
Composto por réplicas e objetos originais, entre os detalhes estão a parte dedicada ao universo feminino e o rego d’água responsável por movimentar uma roda com sua engrenagem para o funcionamento de uma máquina de beneficiar café. Construído pelos escravos no final do século 19 é um lindo exemplo da arquitetura da época.
Se um dos destaques da Fazenda Capoava é a parte histórica e cultural, outro é o fato de estar cercada pela natureza. Já que, tem de um lado a Mata Atlântica a beira dos lagos que ladeiam toda a propriedade e de outro, as rochas de granitos chamadas Matacões, vestígios de uma longínqua era vulcânica, com mais de 600 milhões de anos.
Entre os cinco grandes lagos que a compõe encontra-se a Ilha dos Macacos, onde habitam dez animais da espécie Prego. Engajada em causas de proteção de animais silvestres, a Fazenda Capoava atende todas às rigorosas análises e cuidados determinados pelo IBAMA.
Por isso, não se espante ao ver por lá alguns animais permitidos por lei, como é o caso do papagaio verdadeiro, o tucano toco, o mutum de penacho, a arara canindé e o sagui de tufo preto.
Rústico e aconchegante
Hospedagem, lazer e gastronomia são os outros pilares que compõe esse refúgio bem pertinho da capital paulista. No primeiro quesito, a estrutura está dividida da seguinte maneira: Chalés Capoava Padrão, Chalé Capoava Loft, Chalés do Lago, Chalés Colônia, Chalés Figueira e Chalé Ipê, todos com o mesmo padrão de qualidade, seja para curtir um final de semana ou um dia de diversão e lazer fora da cidade.
Ao todo são 36 unidades, equipadas com frigobar, cafeteira Nespresso, ar condicionado, cofre, TV de LCD, telefone, Wi-Fi e lareira. Cada chalé possui um tipo de ambientação, sendo diferenciados pelo tamanho e localização. Nossa hospedagem, por exemplo, foi num charmoso Chalé Figueira, aos pés de uma colossal árvore de mesmo nome. Linda!
O quarto em si, outra grata surpresa, e não apenas pela convidativa rede na sacada, bem de frente para a figueira. Ideal para relaxar. Mas por ser espaçoso, aconchegante e rústico, bem ao estilo campo. Como todos os demais chalés. Sendo que alguns, por serem ainda mais amplos, são ideais para acomodar famílias ou grupos de amigos. Já os casais, esses talvez prefiram a privacidade proporcionada nos Chalés do Lago, a 250 metros da sede. São apenas três unidades.
Para atender o padrão, de conforto e proximidade com os hóspedes, a Fazenda Capoava comporta um máximo de 150 pessoas. Que são atendidas e servidas por um staff composto por 60 funcionários fixos.
Quem preferir se hospedar, o que nós super recomendamos, o ideal é se planejar, pois durante as férias (novembro a fevereiro e junho a julho) a ocupação é sempre máxima. Feriados também costumam ser bem movimentados, ou seja: se programe! E quanto mais hospedagens melhor, isso porque clientes habitué (a partir de dez estadas/ano) ganha desconto de 20%, exceto em pacotes especiais.
A Fazenda Capoava ainda disponibiliza a opção de Day Use, uma boa pedida para quem quiser tirar um dia para relaxar em meio a natureza. Ao custo de R$ 260 por pessoa (R$ 180 entre 6 e 12 anos), sendo que crianças até 5 anos é cortesia, além da utilização da área social inclui um almoço.
Diversão garantida
Preservando seu caráter rural, o forte da Capoava são as atividades ao ar livre, onde é possível interagir com animais e a natureza. As cavalgadas são muito procuradas por hóspedes e frequentadores, e uma das grandes paixões de Paulo Almeida Prado, proprietário da fazenda. Os cavalos utilizados para os passeios e atividades de lazer são, em sua maioria, da raça Mangalarga. Mas há também os Crioulo
Dentre as atividades ligadas a equinocultura há aulas de Laço Comprido, Três Tambores ou aproveitar as opções de cavalgadas, como a feita durante o pôr do sol, ou a pelo bairro histórico do Pedregulho, que visita pontos turísticos da região e faz parte do Caminho do Sol, percorrido há mais de 10 anos por peregrinos e esportistas. Quem preferir atividades mais tranquilas, tem caminhadas, trilhas, passeios de bicicleta e charrete, curtir o sol nas piscinas ou jogar tênis ou futebol.
A criançada ainda tem como opção se divertir com jogos no gramado, brincadeiras no lago, no escorrega sabão, trilhas e brincadeiras noturnas, sempre com muita segurança e acompanhamento de monitores. A equipe de lazer há 10 anos monta programações especiais, mas geralmente sempre focadas com a natureza.
Completando a estrutura de lazer, a Fazenda Capoava conta com o espaço Pavilhão. Estrategicamente posicionado ao lado da piscina e do bar, o ambiente abriga salão de jogos e televisão. E é onde são realizadas algumas atividades de recreação com as crianças, sobretudo em dias chuvosos.
Sabor de interior
Intitulada de Comida Paulista e tida como uma das mais fiéis representantes da culinária brasileira, mescla influências de povos que passaram por ali em diferentes épocas e com diferentes costumes alimentares. Além de um resgate a história da gastronomia brasileira, é também um dos pontos altos da fazenda.
Clássicos em qualquer época do ano, alguns pratos são, tradicionalmente, servidos aos hóspedes no restaurante, a exemplo da feijoada aos sábados e do leitão à pururuca aos domingos. Sem falar em delícias como os virados, vaca atolada, bolinhos de chuva, bolo de milho, pudim de leite, canjica, curau, doces diversos, pães caseiros e muitos outros quitutes. Aqueles que remetem ao clima de fazenda e nos fazem sentir o gostinho do interior. A tradicional comfort food, que te abraça.
E que pode ser muito bem acompanhada de um bom vinho, por exemplo. Falando nisso, entre os minuciosos cuidados da Capoava está justamente a carta de vinhos, elaborada exclusivamente com rótulos nacionais de safras especiais e de produção artesanal, primando pela qualidade e por produtos genuinamente brasileiros.
Entre as outras opções do empreendimento estão o Bar da Cocheira, com um cardápio de grelhados, sanduíches e saladas. E, para quem gosta de tomar um bom drinque e curtir o sol, o Bar da Piscina com muitos sucos, caipirinhas e cervejas, bem como deliciosos petiscos para acompanhar.
Quem quiser pode levar para casa um gostinho da fazenda, já que na recepção são comercializados doces típicos, como a goiabada cremosa (nossa escolha de “souvenir”), geleias (a de morango é divina) e, ainda a tradicional cachaça da Capoava, que, diga-se de passagem, é uma delícia. E, claro, também levamos na mala de volta para casa.
Por fim, vale ressaltar também que, pela proximidade com a capital e de grandes centros empresariais do interior paulista, a Fazenda Capoava pode ser uma ótima opção na realização de um evento. Isso porque oferece três espaços distintos com estrutura completa para os mais variados tipos, servindo de cenário para casamentos, festas de aniversário, ensaios fotográficos e convenções empresariais. 😉
.