As férias de julho são parte importante do calendário escolar e das famílias brasileiras. Segundo pesquisa realizada e publicada pelo setor de Inteligência de Mercado da Globo em 2021, 12% dos entrevistados planejam viajar no mês de julho, sendo 25% durante o período de férias escolares de 2022, com Santa Catarina como um dos lugares mais procurados como destino. De acordo com a Associação Brasileira de Viagens (ABAV), 32,1% das pessoas que decidem viajar, procuram por pacotes de férias em família.
Trilhas, atividades esportivas e o contato com a natureza são alguns dos atrativos que convidam as pessoas para optarem por um hotel fazenda durante as férias, como afirma a pesquisa “Pulso Expectativa 2022”, na qual 31% dos entrevistados pretendem se hospedar em uma fazenda. Isso porque esses ambientes ajudam no bem-estar e alívio de doenças psicológicas, como o Burnout, sendo um verdadeiro refúgio para o descanso, como explica a psicóloga Camilla Hoffmann: “Todo o contato que a gente tem com a natureza – o ar puro, animais, plantas, árvores, mar, tudo que vem da natureza – tem o fitogaia, que é a sensação de bem-estar que a natureza transmite para as pessoas”.
“É importante que o hóspede se mantenha sempre entretido, realizar atividades e ter bons ambientes para descanso também. É o que ele procura quando vem até nós, passar seu período de hospedagem se divertindo com a família, aproveitando o contato com a natureza para relaxar e descansar ao máximo para quando voltar ao trabalho ou aos estudos, estar pronto para seu cotidiano”, explica Antonio Coradini, gerente comercial e de marketing do Fazzenda Park Hotel, localizado em Gaspar, no Vale do Itajaí em Santa Catarina.
Férias também tem Festas Juninas no Fazzenda Park Hotel
O período de inverno também pode ser um dos atrativos para a região, mas os resorts e hotéis tem de estar preparados para isso. “O Fazzenda, por exemplo, está em uma região onde dias frios são comuns, principalmente no inverno. Mas estamos preparados, possuímos uma piscina aquecida com mais de 1.500 m² de área molhada, podendo ser usada o ano todo por nossos hóspedes, além de diversas atrações que podem ser realizadas dentro do hotel para suprir em dias de chuva, como apresentações, jogos, bingos, entre outras coisas. Inclusive, nesse período também temos as Festas Juninas, então temos toda uma decoração temática e, nas quartas e sábados, realizamos nossa própria festa junina, com mesa de doces, fogueira, quadrilha”, conta Coradini.
Esse tipo de equipamento hoteleiro faz parte do turismo rural, que em 2020 teve um crescimento de 30%, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) e possui a previsão de bom faturamento em 2022.