A Holanda, terra das bikes, tulipas e moinhos agita a temporada de verão na Europa com eventos de arte, música eletrônica, rock, jazz e até Carnaval. Veja a seleção especial com os dez principais festivais de arte e música espalhados pelo país:
Pinkpop – Já em sua 47º edição, o mais antigo festival anual do mundo ocorre entre 10 e 12 de junho e continua com sua tradição de levar grandes nomes da música. Eclético, o line-up é encabeçado pelos consagrados Paul McCartney, Red Hot Chilli Peppers, Rammstein e Lionel Ritchie. Mas, revelações da música internacional também são destaque da programação como os indies Parquet Courts e Bastille, e a dupla de música eletrônica Major Lazer. Realizado anualmente em Landgraaf, no sul do país, disponibiliza espaço para camping para até 50 mil pessoas.
Best Kept Secret – Criado em 2013, já se tornou um dos principais festivais do circuito europeu, com uma programação que reúne tanto nomes de indie rock como Djs. A programação deste ano conta com os ganhadores do Grammy Beck e Wilco, além de Editors e Jamie XX apresentando seu trabalho solo. O evento, que ocorre entre 17 e 19 de junho, é realizado em meio a natureza, no safári Beekse Bergen, maior zoológico de vida selvagem do Benelux – entre Tilburgo e Hilvarenbeek. Visitantes têm a opção de acampar ou, se preferirem um pouco mais de praticidade, reservar tendas equipadas com colchão de ar e roupa de cama.
Parkpop – Todos os anos, no último domingo de junho, esse festival de música pop é realizado em Haia. Desde sua criação, em 1981, o evento gratuito tem se tornado cada vez mais popular, atraindo amantes da música para o Zuiderpark. O line-up desse ano conta com Billy Ocean e Mark Ramone e além de manter a tradição de abrir espaço para bandas iniciantes, garantem seu lugar no palco na competição “Road to Parkpop”.
Amsterdam Roots Festival – Ocorre entre 30 de junho e 30 de julho. É considerado líder de música não ocidental e um dos mais importantes da Holanda, atraindo bandas e artistas de todo o mundo e cerca de 60 mil pessoas a cada edição. Os visitantes podem assistir espetáculos de fado, dança zouk, hip hop, jazz latino, rumba, flamenco e muito mais. A música vem de todas as partes do mundo – de Cabo Verde ao Caribe e da Mongólia à África do Sul. O evento acontece em diferentes locais da cidade como nas casas de show Paradiso e Melkweg, mas a grande celebração será no “Oosterpark”, onde 50 mil pessoas se reúnem para assistir e dançar mais de 40 apresentações.
Sensation Amsterdam – O que começou há 15 anos na Amsterdam Arena agora é um fenômeno mundial que ocorre em estádios e arenas ao redor do mundo. Comprometido com a inovação e excelência, ganhou a distinção de ser o Dance Event mais importante do mundo por criar uma atmosfera de união. Com todos vestidos de branco, a multidão se reúne para apreciar a música dos melhores DJ de música eletrônica. Esse ano, o encontro será no dia 2 de julho, com apresentações de David Guetta, Nicky Romero e Don Diablo.
Julidans – Festival anual de verão para a dança contemporânea e internacional, é realizado no Stadsschouwburg Amsterdam (Teatro Municipal) e em outros locais em toda a cidade. É uma grande oportunidade de ver apresentações de dança e conhecer as pessoas nos bastidores. Ocorre em julho, de 1° a 11.
North Sea Jazz Festival – O melhor do jazz tradicional de Nova Orleans, swing, free jazz, fusion, jazz eletrônico, blues, gospel, funk, soul, R&B e latino se reúne anualmente em Roterdã. Realizado desde 1976, se tornou o principal evento do gênero na Holanda e um dos mais importantes da Europa. Entre 8 e 10 de julho, contará com apresentações de Diana Krall, Pharrel Williams, Simply Red, Gregory Porter, além dos brasileiros Gal Costa e Bixiga 70.
Rotterdam Unlimited – Esse festival cultural ocorre dias 29 e 30 de julho, quando os visitantes e moradores de Roterdã celebram a diversidade, recebem artistas famosos e participam de um colorido desfile do Carnaval de Verão.
Noorderzon Performing Arts Festival – Evento internacional, apresenta a curiosa combinação de arte de vanguarda e festival de verão tradicional. Realizado nos dias 18 a 28 de agosto, em Groningen, maior cidade do norte da Holanda, deve receber cerca de 135 mil pessoas.
Lowlands – Em Biddinghuizen, a uma hora de Amsterdã, apresenta rock, pop, dance e hip-hop, além de cinema e teatro para cerca de 55 mil visitantes, que se dividem nos mais de 200 shows em diferentes palcos. Há até mesmo um Lowlands College, onde se discutem assuntos polêmicos com grandes políticos, cientistas e empresários. Esse ano, o festival ocorre entre 19 e 21 de agosto, com apresentações de Muse, Disclosure, LCD Soundsystem, Noel Gallagher’s High Flying Birds, Sigur Rós entre outros.
Informações: holland.com