Ícone do site Travelpedia

Festivais gastronômicos movimentam a Bahia

A gastronomia é uma expressão cultural que encanta os sentidos e une as pessoas ao redor do mundo. Na Bahia, essa arte culinária ganha destaque em diversos festivais gastronômicos que celebram os sabores e tradições regionais. Até outubro, três festivais gastronômicos prometem agitar o estado: o Festival Delícias de Jacobina, o Festival Sabores de Eunápolis e o Festival Gastronômico e Cultural do Prado.

Primeiramente, cada um desses eventos traz consigo uma proposta única. Assim, eles envolvem desde a valorização da culinária de raiz até uma celebração multissensorial. Portanto, através desses festivais gastronômicos, a Bahia reafirma sua posição como um verdadeiro paraíso da gastronomia. Ou seja, onde a comida é um convite para explorar a cultura, os sabores e as tradições que encantam os visitantes.

Os festivais gastronômicos são oportunidades de conhecer e apreciar pratos deliciosos, além de desfrutar de uma programação cultural diversificada. Assim, vamos entrar nessa jornada gastronômica e entender como esses festivais gastronômicos movimentam a Bahia, celebrando a culinária regional, a cultura e as tradições de cada localidade.

Festival Delícias de Jacobina – Culinária de Raiz

O Festival Delícias de Jacobina está de volta. O evento, realizado pelo Sebrae e Prefeitura de Jacobina, acontecerá entre os dias 12 e 27 de agosto, com o tema “Culinária de Raiz”. O objetivo é destacar, nos pratos dos participantes, o uso do aipim e outras raízes cultivadas pela agricultura familiar regional.

Na segunda edição do festival, os estabelecimentos puderam se inscrever em até duas das cinco categorias: Prato Principal, Comida de Boteco, Lanche, Sobremesa e Drinks. Além da degustação dos pratos, haverá uma série de ações paralelas, como Cozinha Show, Cozinha Kids, Desafio Gastronômico e exibição de artistas locais.

Além disso, o Festival Delícias de Jacobina busca fortalecer o setor gastronômico da cidade. Bem como dar maior visibilidade ao empreendedorismo local, além de incentivar a economia e o turismo da região. No ano anterior, 100% dos estabelecimentos participantes relataram satisfação com o evento, que impulsionou as vendas em até 25%.

4º Festival Sabores de Eunápolis – Sabores da Terra

Realizado pelo Sebrae, CDL Eunápolis e Prefeitura local, em parceria com a Abrasel Costa do Descobrimento e o Senac, a quarta edição do festival ocorrerá de 25 de agosto a 12 de setembro. Serão cinco categorias, incluindo Prato Principal, Comida de Boteco, Lanche, Pizza e Sobremesa, criando um cardápio completo e diversificado.

Com o tema “Sabores da Terra”, o festival gastronômico tem como objetivo principal valorizar os ingredientes regionais, nativos e produzidos localmente. Desse modo, promove a criatividade dos participantes e atende à crescente demanda por alimentos artesanais e sustentáveis. Além das delícias gastronômicas, o 4º Festival Sabores de Eunápolis trará diversas atividades para o público.

A abertura do evento incluirá uma empolgante Cozinha Show com a apresentação dos pratos participantes. Uma das grandes novidades desta edição será a criação de uma Vila Gastronômica aberta ao público, onde será possível degustar os pratos do festival, apreciar atrações culturais locais e adquirir produtos típicos da região.

17º Festival Gastronômico e Cultural do Prado

Tradicionalmente realizado em outubro, o Festival Gastronômico e Cultural do Prado é aguardado por toda a cadeia produtiva do turismo. Além disso, atrai muitos visitantes durante a temporada. Consolidado no calendário festivo do município, agora em sua 17ª edição, o evento realizado pela APRHOPE, Sebrae e Prefeitura de Prado destaca-se por valorizar a beleza natural e a história da cidade.

Com o tema “Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial”, o festival busca estimular além do paladar, os outros quatro sentidos: tato, olfato, visão e audição. Os participantes serão encorajados a utilizar cores, aromas, texturas e sabores que despertem sensações sensoriais únicas.

No ano passado, o festival rendeu aos estabelecimentos do município R$ 360 mil de faturamento com a venda de 7,7 mil pratos aos público. Por fim, o evento também gerou 111 novos postos de trabalho, com 96% das empresas considerando-o positivo e manifestando interesse em participar novamente em 2023.

Foto do destaque: divulgação via Priscilla Kopke

Veja também: Tabuleiro do Acarajé, gastronomia popular da Bahia em São Paulo

Sair da versão mobile