Ícone do site Travelpedia

Bragança Paulista promove o 8° Festival da Linguiça de 6 a 9 de setembro

Linguiça artesanal, linguiça suína, linguiça de frango, frita, cozida, pura, no macarrão, no pão! Quem não gosta dessa iguaria deliciosa? No Brasil, a capital nacional da linguiça fica a 90 km de São Paulo, em Bragança Paulista, maior produtora do País. E a cidade realiza nesse final de semana prolongado – 6 a 9 de setembro – o seu 8° Festival da Linguiça de Bragança Paulista.

São esperadas 40 mil pessoas, 10% a mais em relação ao ano de 2017. A entrada para o Festival é franca e o evento contará com estandes de produtores locais servindo linguiças em diferentes preparos e pratos. Serão preparadas mais de 40 receitas gourmet e com linguiças saudáveis em pratos que vão desde churros, temaki, pastel, escondidinho, tudo de linguiça, entre tantos outros.

O Festival da Linguiça será realizado em um parque da cidade, conhecido como Posto de Monta (Parque de Exposições Dr. Fernando Costa), muito arborizado e com uma vista muito bonita. A programação do evento terá entretenimento, música ao vivo com bandas regionais, barracas de doces típicos, espaço kids e muito mais.

As linguiças de Dona Palmyra

A história da linguiça de Bragança Paulista não seria a mesma sem a atuação marcante de uma figura ilustre, Dona Palmyra Bodrini, de origem italiana, que chegou com a família na cidade na década de 1910. O sabor incomparável das linguiças produzidas por ela levou a fama da linguiça bragantina para várias regiões dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em São Paulo, os restaurantes frequentados pela elite da capital, localizados próximo à Estação da Luz, assim como hotéis requintados, sempre serviam as linguiças de D. Palmyra. Com isso, a contribuição desta mulher foi fundamental para que Bragança Paulista chegasse, nos dias atuais, a ser reconhecida como a capital nacional da linguiça.

ALBRAG – O evento é uma iniciativa da Prefeitura junto com a Associação dos Produtores de Linguiças e Embutidos de Bragança Paulista (ALBRAG). Constituída em 2016 para fomentar os negócios de linguiça na região e no País, a Associação conta com 12 produtores locais e tem por objetivo fomentar os negócios locais e expandir o mercado nacional. Ela leva não somente os produtos ao consumidor, mas, informações adequadas sobre o processo de produção da linguiça para que o público em geral sinta-se à vontade para consumir o produto.

Serviço

8° Festival da Linguiça de Bragança Paulista

Datas: 6 a 9 de setembro (quinta a domingo)

Horários: Dia 6, das 18h às 22h; e de 7 a 9 das 10h às 22h.

Endereço: Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta) – Bragança Paulista (SP)

Entrada: franca

Telefone: (11) 96340-8920

Informações: facebook.com/festivaldalinguicadebragancapaulista

Fotos: Fabio Maia
Sair da versão mobile