Ícone do site Travelpedia

Festival de Cinema Acessível Kids: SP abriu temporada 2023

O Festival de Cinema Acessível Kids deverá estar em 2023 em pelo menos seis cidades do País: São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Ilhéus, Salvador e Brasília. A estreia foi na capital paulista, dia 12, na sala Kinoplex Itaim Bibi. O filme exibido foi “Meu Malvado Favorito”. Antes da sessão houve distribuição de kits com pipoca e refrigerante gratuito para 285 crianças das escolas da rede pública – com e sem deficiência – inscritas para o evento.

O projeto de arte, educação e lazer tem a chancela da Unesco e foi selecionado pelo Criança Esperança. Além disso, o Festival de Cinema Acessível Kids aproxima da sétima arte as crianças com deficiência visual, deficiência auditiva e com deficiência intelectual. Do mesmo modo, mostra como educação, cultura, tecnologia e solidariedade podem ser agentes de transformação e inclusão social.

Então, este ano, além das sessões de cinema com as tecnologias de acessibilidade (audiodescrição, Libras e Legendas Descritivas) e as oficinas para Educadores Inclusivos, o projeto passa a ter uma Rede Virtual de compartilhamento de boas práticas Inclusivas.

Chancela da Unesco

David Schames

O projeto Festival de Cinema Acessível Kids nasceu há oito no Rio Grande do Sul, como Festival de Cinema Acessível. Ele foi idealizado pelo empreendedor e musicista Sidnei Schames, o Sid. Logo na estreia, em 2015, seu filho, David, então com oito anos, não pode entrar no cinema, por não ter a idade necessária. Acabrunhado, exclamou: “meu pai criou um Festival Acessível para os outros; mas não é acessível para mim!”. Logo depois, transformou a indignação em projeto: “Pai, que tal a gente criar também um festival para as crianças? Já tenho até nome e slogan: Festival de Cinema Acessível Kids, leve seu pai ao cinema!”.

Assim, o Festival de Cinema Acessível Kids, que foi lançado em 2017 e, em 2022, recebeu a chancela da Unesco, foi aprovado para a 36ª do “Criança Esperança, saiu pela primeira vez dos limites do Rio Grande do Sul e percorreu outros estados.

Além do mais, até hoje, em suas versões adulto e infantil, o Festival de Cinema Acessível foi assistido por mais de 20 mil pessoas, em 37 cidades (São Paulo, Natal e Brasília, além de 32 no Rio Grande do Sul e duas em Santa Catarina), com um total de 108 exibições.

Conteúdo acessível de qualidade

O Festival de Cinema Acessível Kids traz como diferencial a adaptação de obras cinematográficas infanto-juvenis. Porém, as que fazem sucesso com a família toda. Além disso, oferece conteúdo acessível de qualidade para uma parcela da população privada do direito de ter acesso à magia do cinema. As ações de inclusão cultural para o público das pessoas com deficiência são raras e, quando existem, invariavelmente assistencialistas.

Para 2023, há muitos planos. Com a participação no Criança Esperança e os apoios conquistados, o projeto deverá viajar para ao menos seis cidades do País. Além de São Paulo, irá para Florianópolis, Rio de Janeiro, Ilhéus, Salvador e Brasília.

O “Festival de Cinema Acessível Kids – a serviço da inclusão educacional”, que tema produção do Som da Luz, conta com o apoio da Salesforce, Total Seguros, Bem Promotora, BRDE, Abraccio (Outback), Feijoada do Bolinha, Secretaria de Educação e Secretaria da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo, Studio.Z, Mundo Melhor e Senado Federal.

Fotos: divulgação via Gontof Comunicação
Sair da versão mobile